Mostrar mensagens com a etiqueta Monotonia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Monotonia. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Citações CDLXXXI



A monotonia é o que há de mais belo no mundo ou aquilo que pode ser mais terrível. De mais belo, se for um reflexo da eternidade. De mais terrível, se for o contrário. Fugimos do vazio interior, pois Deus poderia para lá deslizar.

Simone Weil (1909-1943), in Cahiers 3.


Nota pessoal: esta citação da mística judia, que se converteu ao catolicismo, tem, para mim, algo parcialmente críptico na frase final. Se a monotonia é vista na adolescência e na velhice de forma desigual, tenho dúvidas que, no ser humano, exista alguma vez vazio interior, enquanto vivo.

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Divagações 158


O confinamento existencial, recente, no mundo dos bloggers, prova à exaustão, pela prática dos postes, a limitação e indigência de quem os faz, maioritariamente. E o que há de doméstico, nesses universos pequeninos ligados ao que há de mais rasteiro pela net. De uma forma geral, os comentários acompanham... Quanto mais simplório e pobrezinho o poste é, mais bitates desmiolados e chapa zero vem a ter.  Em tudo isto há, ao mesmo tempo, uma globalizada monocultura de pensamento que a direita criticava, ainda não há muito tempo e noutros parâmetros, a Cuba por só cultivar açúcar ou a Angola, por só extrair petróleo. E apenas viverem disso. Agora, é o dito vírus de todas as glosas, que aí está omnipotente e avassalador, quase único, e de que até parece que ninguém se apercebe...
Deus o abençoe a ir-se.