Das 4 lupas em apreço, apenas a maior, do lado esquerdo, com cabo dourado e nobre, tem uma função ambivalente. E já a tenho usado, também, para ler caracteres minúsculos de documentos, bulas farmacêuticas e ver outras coisas miúdas. A lente chegou às minhas mãos, por herança, no início dos anos 80, mas, das quatro, é seguramente a mais antiga. O seu anterior proprietário usou-a apenas para fins filatélicos, durante uma boa parte do século XX.
A que mais estimo, e desfigurada (falta-lhe o suporte em baquelite, que se partiu), ao fundo, do lado direito, foi comprada há largos anos, no Mercado Filatélico (Rua 31 de Janeiro, Porto), quando iniciei a minha colecção de selos. É ainda a que mais uso, porque é um óptima lupa, embora não seja a mais fácil de manusear, por falta do cabo original. Pelo seu uso intensivo, já se pagou, há muito...
Ainda do lado direito da imagem, ao centro, uma lente bem prática, facilmente transportável no bolso, e que levo sempre que vou para fora, e tenciono comprar selos.
Finalmente, do lado direito, ao alto na imagem, uma lupa mais potente (x 10) que, montada, apresenta o formato de um pequeno cubo, na sua armação, com o centro vazio e desocupado, onde deve ser colocado o objecto a examinar. Tem amplas finalidades, e precisão.
Resta-me acrescentar que uma boa lente é imprescindível a qualquer filatelista que se preze.