Mostrar mensagens com a etiqueta Linchamentos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Linchamentos. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

As várias américas


A recente vaga de manifestações de protesto, nos Estados Unidos, pela morte de um preto desarmado, transmitem a fúria da comunidade negra, acumulada por uma série de homicídios recentes perpetrados pela polícia ianque.
Esse facto fez-me lembrar as imagens de um blogue americano, que vi há pouco tempo, e que se dedica à venda de postais e fotografias de índole diversa. Surpreendeu-me, no meio de uma parafernália muito variada, encontrar tantas fotos e postais, com linchamentos de negros, datando dos finais do século XIX e inícios do XX. A preços que oscilavam entre 300 e 400 dólares. A quem poderá interessar mercadoria tão abjecta?
(Para não incomodar almas sensíveis, que venham visitar o Arpose, decidi dar apenas 2 imagens, das que apareciam à venda.) Porque também não convém esquecer que a sociedade americana foi fundada na violência, no extermínio sistemático dos nativos e, muitas vezes, à lei da bala. E isto, creio, que não desaparece dos genes, assim tão depressa.