Mostrar mensagens com a etiqueta Livraria Clássica Editora. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Livraria Clássica Editora. Mostrar todas as mensagens

sábado, 2 de abril de 2022

Livrinhos 31



Edições dos anos 40 do século passado, os livrinhos em imagem caberiam bem na rubrica Retro do Arpose. Os 3 primeiros foram impressos pela Editora Educação Nacional (Porto) e pertencem à colecção Dois Miúdos, enquanto os 2 outros, da Colecção Joaninha, foram editados pela Livraria Clássica Editora (Lisboa).
Destinam-se a marcar a data de hoje, em que se celebra o Dia do Livro Infanto-Juvenil.

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Bibliofilia 182


O livro nem é muito antigo, nem sequer será uma preciosidade, mas era (e é, parcialmente) uma obra útil. O título Cidades de Portugal, em questão, foi editado ainda no período da monarquia, em 1907, pela Livraria Clássica Editora ( de boa memória),  ali aos Restauradores, nº 20.
O seu autor foi José Augusto Corrêa, que fez trabalho limpo e competente. Descreveu 29 das cidades mais significativas de Portugal, com as suas igrejas, museus, instituições e amplas informações gerais. Traçava-lhes as histórias e até indicava hotéis e pensões, a maior parte hoje desaparecidos.
O livro, com 608 páginas e bom estado, está encadernado em meia francesa. Tendo-me custado, aqui há uns anos, 18 euros. Bem aplicados, aliás.
Pela net aparece, às vezes, um poucochinho mais caro...


domingo, 1 de abril de 2012

Bibliofilia 61 : Fialho de Almeida



Esta separata em A4, pequeno, contendo o texto "Ceifeiros" de Fialho de Almeida (1857-1911), não sendo rara, é, pelo menos, esteticamente agradável na impressão e enriquecida na capa com uma obra alusiva de Alberto de Souza, de 1929. Mas a obra, com apenas 16 páginas, editada pela Livraria Clássica Editora (s/d), também não aparece muito à venda - quem a tem, chama-lhe sua, porque é bonita... Terá sido impressa nos anos 30 ou 40 do século passado e, como reza na terceira página: "Separata - oferecida, graciosamente, pela Livraria Clássica Editora, à Comissão Executiva de Homenagem a Fialho de Almeida, com o fim de ser vendida e o produto reverter a favor do fundo destinado ao monumento, em projecto, do autor dos «Gatos»."
Creio que o monumento, em Lisboa, não terá chegado a ser construído, mas em Cuba (Alentejo) existe uma estátua de Fialho de Almeida. Terá sido essa, o objectivo da publicação desta separata lisboeta?

para H. N., admirador de Fialho, ofertante e amigo. 

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Leituras Antigas XIX : Colecção 10



Esta colecção foi uma das minhas leituras preferidas, durante a adolescência. Desde cedo que gostei de História, primeiro a de Portugal, depois a de outros países, sobretudo europeus. E Américo Faria veio preencher, grandemente, a minha ignorância. Esta Colecção 10, editada pela Livraria Clássica Editora (17, Praça dos Restauradores, Lisboa), de saudosa memória, tem, pelo menos, 46 volumes de que eu ainda possuo a quase totalidade. Publicou-se a partir de 1954, creio, e chegou aos anos 60. Se não estou em erro, cada livro custava Esc. 15$00 (cca. 0,75 euros).