Mostrar mensagens com a etiqueta Lentilhas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Lentilhas. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 24 de setembro de 2013

O que eu soube sobre lentilhas


Tirando o Alentejo, onde até algumas das mais humildes ervas são usadas na gastronomia, nem sempre aproveitamos bem aquilo que temos. E parece que a lentilha se dá bem em todo o território nacional. E afirmam que é uma leguminosa rica em fósforo, ferro e vitamina B.
A primeira vez que as comi, foi numa sopa Campbell, americana, e gostei. Mais recentemente, voltei a prová-las, numa sopa caseira enriquecida, que estava muito apaladada e saborosa. Hei-de bisar.
Ao que parece, os franceses é que as consomem (35.000 toneladas/ano) com regularidade, e chamam-lhe o "caviar dos pobres". Das duas qualidades (amarela ou castanha e verde), esta última é a mais apreciada e até há um chefe (Guy Savoy) que criou uma receita de "Ragoût de lentilles à la trufe noir". Outro (Jacques Marcon), talvez mais requintado, imaginou "Le cassoulet de homard aux lentilles vertes".
Estas últimas notícias li-as no "Le Monde" de 16/8/13.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Os nins


Rosnam baixo, mas não mordem. Bebem copinhos de leite. Disfarçam a falta de ideias, com neologismos. E trocam, normalmente, o osso suculento - se as coisas não correm de feição - por um simples afago pelas costas, ou pêlo. São economistas, psicólogos, políticos de terceira ordem (que até tentam vender Portugal à Indonésia) que mais parecem caixeiros-viajantes de província, comentaristas verborreicos, normalmente bem pagos, ex-ministros reformados em dúbias mordomias e, no meio disto, também há muitos palermas. Há uma coisa que os une: a chico-espertice saloia, a falta de ideias, uma gula que se compagina com a fome de séculos portuguesa que, por caridade mental e cristã, pode servir de atenuante biológica...
Ontem diziam que, se a Grécia não honrasse os compromissos, teria de sair da zona euro; hoje, dizem mas...Ontem diziam, escandalizados, que não iam votar a favor do aditamento; hoje dizem que, atendendo às circuntâncias, talvez se vão abster...
(Saia daí um ninja, a preceito!, com tremoços, s. f. f..)

Nota: sobre a imagem (não confundir com tremoços, são lentilhas!) basta consultar a Bíblia, para perceber.