Mostrar mensagens com a etiqueta Louise Deletang. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Louise Deletang. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 11 de março de 2015

Postais de Arte (7) : a Seda


É este o último postal da série temática que tenho vindo a colocar no Arpose.
As pequenas cidades de província têm, sobre as grandes urbes, a vantagem de proporcionar aos seus habitantes, e desde a infância, uma aprendizagem local dos ciclos da Natureza. Quer se trate de usos regionais, quer da Flora e seus tempos próprios, como também da vida dos Bichos e suas particularidades evolutivas, através das Estações do ano.
Por isso, este sétimo Postal de Arte, de Louise Deletang, não me desperta apenas simpatia estética, mas também memórias, muito afectuosas. Entre os 7 e os 12/13 anos, eu tive criação de bichos da seda, em casa. Acompanhei o crescimento deles, fui buscar folhas de amoreira, às árvores do Mercado, para a sua alimentação; limpava-lhes o tabuleiro onde viviam. Observava a minuciosa e lindíssima construção dos casulos onde se encerravam. Para, passado algum tempo, deles saírem, magicamente, transformados em borboletas que não voavam, mas sabiam procriar e pôr ovos (imensos) nos panos de linho. Que eram guardados, religiosamente, em local seguro e escuro, de um ano para o outro.
E depois, impacientemente, aguardava os meses até chegar de novo a Primavera. Para ver surgir os pequenos bichos da seda - a nova geração - dos minúsculos ovos que tinham sido postos pela geração anterior.

com fraterno agradecimento a A. de A. M..

sábado, 7 de março de 2015

Para acompanhar o chá das 5, de MR


Parabéns, MR!
Este "Postal de Arte" sobre o chá, para lhe desejarmos um feliz aniversário e um futuro ano promissor.


quarta-feira, 4 de março de 2015

Postais de Arte (5) : a Lã


Se os dias assim continuarem, em temperatura, daqui a pouco estaremos a trocar a lã pelo algodão, no nosso vestuário. Por isso, há que aproveitar, antes que chegue a Primavera, para colocar este postal (de arte) dedicado à lã. E que, tal como os anteriores, é original, singular e pedagógico, também.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Postais de Arte (4) : o Mel


Vai hoje o Mel para compensar as agruras que vamos vivendo.
Mas não quero deixar de sublinhar, duplamente, o lado pedagógico destes postais, bem como a forma simples, mas essencial, como Louise Deletang os configura.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Postais de Arte (3) : o Chocolate


Desta vez é o chocolate que colhe as atenções de Louise Deletang, no seu ciclo evolutivo, começando pelo galeão de Cortez, até chegar às lojas, com as suas refinadas embalagens e os seus ovos e coelhos, doces e pascais. Pelo meio, não é esquecido o fruto e a sua preparação gradual até ao consumo.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Postais de Arte (2) : o Azeite


Neste "Postal de Arte", Louise Deletang reproduziu todo o percurso, da natureza até à mesa, que o azeite percorre, como produto essencial da dieta mediterrânica.
Simultaneamente, os interessados poderão enriquecer, através das imagens e legendas respectivas, o seu vocabulário de língua francesa.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Postais de Arte (1) : o Vinho


Esta pequena colecção de postais sob a temática Cartes d'Art, ideia original de Louise Deletang, e de que me emprestaram alguns exemplares, terá, pelo menos, a utilidade de familiarizar os eventuais aprendizes da língua francesa com o vocabulário de algumas profissões ou indústrias. Quase todas elas relacionadas com a Agricultura. Este primeiro postal é dedicado ao Vinho. Seguir-se-ão mais 6, oportunamente. Todos eles foram impressos em Paris. São de bom gosto e com uma ingénua beleza de traço singular.

com agradecimentos a A. de A. M..