Mostrar mensagens com a etiqueta Josefa de Óbidos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Josefa de Óbidos. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Um quadro

 

De Lisboa ou de Pádua, a iconografia antoniana é vastíssima. De El Greco a Josefa de Óbidos, passando por Giotto, a representação de Santo António (1195-1231) evolui por vários estádios e figuras, quase todas elas através de silhuetas  corporais elegantes e traços de rosto finos e nobres, etéreos.
Mas se me fora dado escolher apenas um quadro, eu não hesitaria em preferir a pintura do português Gregório Lopes (1490-1555) do acervo do MNAA, de que se guarda uma réplica no Museu Antoniano, junto à Sé de Lisboa. Pelo seu aparente realismo e humanidade.

terça-feira, 28 de maio de 2019

Josefa de Óbidos


Segundo noticia o jornal Público, é já no próximo dia 1 de Junho que, em Bona (Alemanha), irá à praça, na casa leiloeira Plückbaum, uma pintura pouco conhecida de Josefa de Óbidos (1630-1684), com uma base de licitação de 25.000 euros (cerca de 0,005%  do orçamento português para a Cultura, em 2019).
Pintada em cobre, a obra tem o tamanho de uma folha A4, está assinada e datada (1667), e representa a Virgem e o Menino, num grupo de 3 mulheres e 2 crianças. A pintura integra ainda um pequeno espaço de natureza morta decorativa, no fundo à direita, com frutos.
Será que, por graça da Cultura, alguém português se fará representar em Bona, no leilão, com alguns cobres disponíveis?
Oxalá.