Mostrar mensagens com a etiqueta John James Audubon. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta John James Audubon. Mostrar todas as mensagens

domingo, 9 de janeiro de 2022

Da Janela do Aposento 70: Cuidar dos "doentes"

 

A falta de um amplo compartimento em casa apenas dedicado à oficina de trabalhos manuais, costura e encadernação, obriga-me sempre a soluções de compromisso, quando a disposição mental e a disponibilidade de espaço o permitem.

Como há sempre muitos doentinhos cá em casa, em lista de espera e com achaques ligeiros ou mais sérios, a oficina volante lá se instalou na sala após a arrumação das decorações de Natal.

Não faltam nesta oficina “hospital” visitas para aconchegar os doentinhos. A foto acima mostra, portanto, o senhor papel, sentado na primeira cadeira. Segue-se a senhora cartolina e cartões, conversando com a sua comadre, a senhora das peles. Todos muito atentos e virados para a mesa das operações, onde tudo está à mão de semear para tratar dos enfermos.

O “doente” que pedia mais insistentemente o seu atendimento foi o exemplar abaixo reproduzido e que tinha a sua capa dividida em duas partes. O anterior proprietário fez uma asneira da grossa: colou as duas partes com fita cola. A marca fica, pois, até ao fim da vida útil. Depois de tirar com cuidado a má da fita, restaurou-se a capa, colando no verso uma folha de papel japonês para reforçar o papel e sobretudo as badanas.

Os leitores bem sabem que os exemplares de impressos do fim do século XIX, início do século XX, sobrevivem, e mal, apenas com uma folha de papel mais encorpado a servir de portada. Por outro lado, estes livros têm uma lombada pouco resistente e, por isso, costumam marcar a consulta com frequência, pedindo um reforço  das “costas”, i.e., a encolagem da lombada, assim como um tratamento das folhas iniciais, anterior e posterior, aplicando o remédio do papel japonês.

Em cima da mesa já estão alguns doentes despachados, outros em tratamento mais prolongado, dentro da prensa, e outros ainda à espera de oportunidade.

Já deixei um aviso à porta do “hospital”: É favor marcar a sua consulta com brevidade, uma vez que o espaço será encerrado nos próximos dias.

Infelizmente, esta oficina só poderá funcionar em ambulatório !

 Post de HMJ

 


quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Marcadores 25


Os dois pequenos marcadores, em imagem acima, acompanhavam o pequeno encarte de 24 páginas, muito cuidado e executado no atelier Henrique Cayatte. O belo voluminho, com uma tiragem de 500 exemplares, dava conta e celebrava (2001) os trabalhos de restauro, feitos na BNP, do raro exemplar The Birds of America (1827-1838), do ornitólogo, pintor e naturalista John James Audubon (1758-1851), de que a Biblioteca possui o conjunto completo dos 4 tomos. A obra original teve apenas uma tiragem de 130 exemplares, sendo por isso muito rara e de alto preço. E é de grande beleza e rigor nas ilustrações.


em geminação temática e para MR, no seu Prosimetron.  


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Audubon


A imagem da Grande Garça Azul, que encima este poste, pertence à segunda edição ( mais pequena em formato, mas com 8 volumes) de Birds of America, de John James Audubon (1785-1851). A edição princeps (1839), em 4 volumes, de que se não conhecem muito mais do que 130 exemplares, é considerada uma das obras mais emblemáticas da bibliofilia norte-americana. Afortunadamente, a BNP possui o conjunto completo da 1ª edição, que foi restaurado em 2001.

para MR, em troca.