Mostrar mensagens com a etiqueta Irmãos Grimm. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Irmãos Grimm. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 18 de março de 2014

Da literatura, dita infantil


Não sendo eu especialista na matéria, julgo poder dizer que, afora as fábulas, a literatura infantil, na Europa, é relativamente tardia. Se é consensual que o francês Charles Perrault (1628-1703) foi um dos pioneiros na temática, seguido, em qualidade, pelos irmãos Jacob (1785-1863) e Wilhelm Grimm (1786-1859), e pelo dinamarquês Hans C. Andersen (1805-1875), na Inglaterra, por exemplo, só nos finais do século XVIII, o tema começa a ganhar forma, de modo ainda incipiente, através das nursery rhymes. Mas cresce, sobretudo, de forma expressiva, durante todo o século XIX, e ainda hoje.
Sabemos do boom que foi a literatura infantil, em Portugal, no século passado, mas creio poder afirmar que a temática foi, por cá, ainda mais tardia. E julgo que se pode dizer que ela só se começou a afirmar, significativamente, a partir de finais do século XIX. E, pergunto-me, porque terá sido assim?

sexta-feira, 1 de março de 2013

Paráfrase adaptada de um conto dos irmãos Grimm


"A princesa tinha o dom de chorar pérolas, em vez de lágrimas.
Estas coisas nos nossos dias já não acontecem, porque se ocorressem, os pobres e desprotegidos facilmente poderiam enriquecer."

Do conto "A guardadora de Patos", dos irmãos Grimm.