Mostrar mensagens com a etiqueta Hamburgo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Hamburgo. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Uma fotografia, de vez em quando... (150)



Falecido recentemente (23/7/2021), com 95 anos, o fotógrafo alemão Fritz Christian Gundlach distinguiu-se sobretudo pelo seu empreendadorismo dinâmico, que o levou a criar a Casa da Fotografia, em Hamburgo, bem como por uma vasta obra de fotografia de moda. Nesse particular, foi colaborador da revista Film und Frau, durante largos anos.



As duas fotografias, acima, datam do ano de 1955. A primeira delas foi tirada em Roma.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Uma fotografia, de vez em quando... (136)


Talvez atraído pelo lado marginal da sociedade, o fotógrafo sueco Anders Petersen (3/5/1944) consagrou uma parte da sua obra a fixar a fauna exótica do sub-mundo de Hamburgo, clientes frequentes dum café (Lehmitz) do centro da cidade. É uma amostra pequena que por aqui deixamos registada.


sábado, 26 de maio de 2012

Para agradecer aos que se lembraram


Quando a 21 de Maio passado, alguém, estimado, me perguntou se eu me tinha esquecido do "amigo Dürer", eu respondi que não. Mas que, como já havia muito de Albrecht Dürer (1471-1528) no Blogue, preferia lembrar o Douanier Rousseau que também nascera no mesmo dia do mês, embora num ano diferente.
Ora, hoje, entre várias coisas que me vieram à mão, surgiu também a reprodução de uma gravura do Pintor alemão, que ele fizera em 1513, intitulada "Cavaleiro, Morte e Diabo" que dizem ser inspirada pelo Salmo 23 do rei David. E que não é muito frequente ver-se. A Christie's leiloou um exemplar, em Dezembro de 1985. E, em Hamburgo, no ano de 2007, apareceu outra à venda - que não sei se seria a mesma.
Aqui fica, em imagem, a encimar o poste.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Cidade Livre de Hamburgo


Após o apuramento das eleições, a cidade de Hamburgo está de parabéns.
Relembrando o exemplo de Helmut Schmidt, renova-se, também, a esperança numa Europa de Cultura e de Humanidade, contra a cegueira redutora do económico e financeiro.
Concluimos o nosso testemunho com um sonoro Bravooo !
Post de HMJ