Mostrar mensagens com a etiqueta Gérard Philipe. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Gérard Philipe. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Falta de imaginação ou ignorância visual?



Constata-se, flagrantemente, que grande parte das capas dos livros que se editam em Portugal tem um grafismo indigente de bradar aos céus. As excepções são raras, pelo menos por cá. E uma boa parte das editoras usa bancos de imagens, indiscriminadamente. Depois, há as incongruências despropositadas e crassas...
Há dias, dei pelas capas do último romance de Javier Marías (1951): Tomás Nevinson, ao que parece na sequência de Berta Isla, editado pela Alfaguara. Pois esta casa impressora pespegou, nas capas da obra, fotos do célebre actor francês Gérard Philipe (1922-1959) que - julgo - nada tem a ver com o enredo do romance.
Penso que nem foi por oportunismo, mas por pura ignorância visual.
E será que terão pedido autorização à família do actor?




domingo, 10 de fevereiro de 2013

Paul Eluard por Gérard Philipe


Eu sei que, para quem frequenta a Poesia, este é um poema excessivamente conhecido mas, talvez, nem sempre relembrado. E, por outro lado, estes versos célebres de Eluard são ditos de uma forma exemplar, num sóbrio tom de voz, por Gérard Philipe. Isso bastaria, para os deixar aqui. Nestes tempos de cólera surda e ditaduras sofisticadas e subtis.

para MR, naturalmente.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Michèle Morgan



Nascida a 29 de Fevereiro de 1920, em França, Michèle Morgan completa, hoje, 92 anos embora, na prática,  só pudesse ter celebrado o seu aniversário por 23 vezes, ao longo da sua vida...
A meio caminho entre a beleza fria de Greta Garbo e a feminilidade distante de Ingrid Bergman, ambas nórdicas, aqueles olhos líquidos e claros, de uma obliquidade que parece vir da alma, são inesquecíveis e latinos.
Neste pequeno vídeo com que a lembramos, do filme "As Grandes Manobras" (1955) de René Clair, Michèle Morgan contracena com Gérard Philipe (1922-1959), outro grande actor francês.

para MR, que se antecipou, no Prosimetron.