Mostrar mensagens com a etiqueta Fascismo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Fascismo. Mostrar todas as mensagens

sábado, 4 de julho de 2015

Retro (74) : propaganda fascista


Se é certo que, como diz o povo, "de pequenino é que se torce o pepino", não é menos verdade, sendo óbvio, que faltou por aqui uma Leni Riefenstahl...

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Um debate


A propósito do crescimento exponencial da extrema-direita na Europa, e particularmente em França, o último L'Obs (nº. 2609) transcreve o diálogo de um debate, que promoveu, entre dois historiadores, estudiosos do fascismo: o israelita Zeev Sternhell (1935) e o francês Serge Berstein (1934). Divergentes quanto ao berço (França? Itália?) dessa doutrina e prática política, os historiadores não tiram uma conclusão definitiva. Mas houve uma pergunta retórica de Berstein que eu sublinhei e retive: A partir de 1926-1927, une question se pose avec force: que peut-on proposer à un pays qui ne retrouvera jamais la prosperité et la joie de vivre de la Belle Epoque?