As falenas, para quem não saiba, são pequenas borboletas nocturnas que têm vida muito breve.
Por outro lado, a fidelidade, no seu sentido mais magnânimo e não romântico, nem conjugal, é uma virtude humana muitissimo rara.
O jornal francês "Le Monde" falava, desenvolvidamente e há algum tempo, na fadiga do Blogger, como uma circunstância das novas tecnologias. Grande parte dos Blogues não chega a completar 4 anos de exercício... Por cansaço do seu autor, quando são uninominais. Percebo inteiramente as razões.
Na realidade, 5.328 postes (que são os que conta o Arpose), em menos de quatro anos, são um acervo considerável. Mas não nos iludamos, não é por uma nova aquisição, mesmo que espectacular, que um Museu passa a ser mais visitado, com constância e fidelidade.
Dos 79 seguidores do Arpose, cerca de 1/5 são visita constante e diária - agradeço-lhes, muito reconhecido, esta prova de paciência, constância e estímulo para comigo. Que me dão forças, e não fadiga, para continuar. Mas a restante centena e meia diária (média de Agosto) de visitantes são bissextos, deslumbrados por alguma imagem mais insólita ou audaz, oportunistas, sugadores de traduções e textos, em suma, são as falenas... E nunca interagem, nem comentam, são vozes, meramente, passivas e vegetais.
É por isso que eu só me comprometi a seguir 11 Blogues, de que, aliás, gosto muito. É tudo aquilo que pode a minha fidelidade, capacidade e atenção possível. Modesta, com certeza, mas humana e sólida. Diária.