É certo e sabido, nas televisões, depois de uma comunicação institucional, ainda que linear ou foleira, vem logo um pivot solícito explicar ao público pagode o conteúdo da mensagem. Mas não se ficam por aí: depois aparece um comentador avençado desse canal, normalmente apoucado das meninges, a debitar umas banalidades confrangedoras sobre o assunto.
A celebração da República, ainda que chapa zero quanto a discursos, por parte do Medina e do Belenenses, teve direito, como sempre, a explicações das catequistas do costume. Quero eu dizer, dos papagaios palradores, para elucidar o povoléu inculto e ignorante sobre o que as eminências disseram.