Mostrar mensagens com a etiqueta Estado da natura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Estado da natura. Mostrar todas as mensagens

domingo, 21 de junho de 2026

Estado da Natura 17

 

Apresenta-se da quarta (?) geração, a mais nova das 3 representantes para florir, inteiramente e em breve.

sábado, 13 de junho de 2026

Estado da natura 16

 

As hortênsias da varanda a sul estão um mimo crescente.

terça-feira, 2 de junho de 2026

Estado da natura 15

 

O aspecto das oliveirinhas das varandas a leste e a sul pressagiam safras generosas. Quem sabe se a ultrapassar recordes passados?
A ver vamos lá mais para o fim do ano.

sábado, 23 de maio de 2026

Estado da natura 14

 

Na sua 4ª (?) geração, a roseira da varanda a sul, que costumava brindar-nos, anualmente, com 3 rosas simultâneas, desta vez presenteou-nos apenas com 1, mas esplendorosa, sem dúvida. Provavelmente vai ficando cansada de produzir tanta beleza...

sábado, 16 de maio de 2026

Estado da natura 13

 



Por esta altura, há ainda 11 brotos, no limoeiro da varanda a sul.
Até quando?


domingo, 19 de abril de 2026

Estado da natura 12

 



Para quem se preparava para um dia de praia, a neblina outrabandista e os 15  graus não vieram ajudar...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Estado da natura 9

 

Depois da devastação e vento, a que resistiram, já abriu a primeira frésia amarela deste ano, na varanda a sul.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Estado da natura 8

 

Arquitectura dos anos 30/40, o prédio já merecia uma pintura, pelo menos, exterior. Mas agora é com a Segurança Social, que o comprou, em devida altura, evitando-lhe a ruína.

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Estado da natura 6

 

Algumas já tintadas, outras ainda verdes, as azeitonas da nossa oliveirinha da varanda a sul deram boa conta de si produzindo o número redondo de 60 frutos bem criados e quase todos rechonchudos. O que constitui a 4ª maior safra de sempre, desde 2012. Irão agora ser curtidas em água, que não da torneira, orégãos e sal durante dias, para, mais tarde, virem a ser consumidas por nós.

sexta-feira, 18 de julho de 2025

Estado da natura 5

 

Esta magnífica roseira que nos acompanha há 3 ou 4(?) anos, na varanda a sul, produz, com regularidade e quase em simultâneo, três rosas, ciclicamente. Em pé alto (coisa rara) que chega limpo de outras rosas a atingir um metro bem medido. De rubra cor apurada, enche de alegria a varanda, e quem a vê no seu esplendor florido.

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Estado da natura 4

 

Embora no pleno geral da produção que, normalmente, coincide por este altura do ano, nunca o vaso da varanda a sul nos tinha brindado com um tão numeroso conjunto de buquês de hortênsias, quase em simultâneo esplendor florido.

sábado, 19 de abril de 2025

Estado da natura 3

 

Única representante da frondosa roseira, na varanda a sul e até ao momento, a rosa demorou a florir, mas valeu a pena esperar pela sua beleza e esplendor natural. Que as suas irmãs não se demorem muito!..

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Estado da natura 2

 

Já por aqui escrevi que as nossas frésias, este ano, vieram mais tarde. Costumavam romper em Janeiro mas, desta vez, só agora floriram na varanda a Sul - já em Fevereiro. Mas houve uma novidade gratificante: pela primeira vez, creio, temos um pé de frésias vermelhas, de um aveludado lindíssimo.
Por outro lado, temos tido a visita diária de uma toutinegra pequena, provavelmente da nova geração, que pela varanda a Sul, saltita por entre o limoeiro, - que também se atrasou a florir - talvez para catar as folhas de algum bichito nocivo, e um arbusto antigo que tem umas flores bonitas alaranjadas e adocicadas.
E assim vai a natura, cá por casa...


( A avezita pode ver-se do lado direito desta última fotografia de HMJ.)

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Estado da natura 1

 

Este ano, as frésias estão preguiçosas em aparecer, enquanto as clementinas, ansiosas, vieram cedo (já as provámos, estão boas) e as suculentas, normalmente, difíceis em dar de si, já começaram a florir nos vasos da varanda a sul. Excepcionalmente, e por conselho avisado da D. Lídia, da sua banca já nos estreamos nos morangos de Palmela. Óptimos que eles estavam!