Mostrar mensagens com a etiqueta Epicteto. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Epicteto. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Bibliofilia 83


Na maior parte das vezes, compramos um livro por causa do seu autor, ou do texto que lá pensamos encontrar. Mas também há casos em que compramos uma obra, pelo objecto em si - que ela é também -, pelo seu aspecto estético, pelo seu equilíbrio gráfico de edição. Na minha vida, este motivo ou causa, ocorreu apenas umas quatro ou cinco vezes. E, de tempos a tempos, folheio esses livros, com prazer.
É o caso deste Manuel/ D'Épictete,/ traduit/ par M. N., editado em Paris, no ano de 1782. O livro é maneirinho (11,7 por 7 cm.),  bem encadernado, e está em excelentes condições de conservação. Comprei-o em Lisboa, em meados dos anos 80, por Esc. 950$00. E, muito embora eu não seja muito dado a filosofias, nunca me arrependi.