Mostrar mensagens com a etiqueta Eládio de Santos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Eládio de Santos. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Filatelia XXX : velhos catálogos


Em meados do século XX, em Portugal, os catálogos de selos mais considerados eram: a Norte, o "Simões Ferreira", e a Sul, o "Eládio de Santos". Ambos editados por casas filatélicas conhecidas, muito embora o "Simões Ferreira" tivesse um conselho especializado de reputados filatelistas que atribuiam  os preços aos selos, e que asseguravam alguma isenção aos valores marcados. Normalmente, os preços atribuídos no Catálogo Eládio de Santos, eram mais altos. E o catálogo do Norte tinha também mais detalhes e informações fundamentadas. Os catálogos saíam em Setembro, com data do ano que havia de vir. Houve, pelo meio, a aparição de outros catálogos, com vida breve, porque não ganharam o favor dos coleccionadores de selos nacionais e das ex-colónias.
Entretanto e creio que no dealbar do séc. XXI, os catálogos deixaram de ser editados, mas o "Simões Ferreira" foi substituído por um a cores, feito pelo Núcleo Fiatélico do Ateneu do Porto, em parceria com a Afinsa. Caso curioso, que já vamos em Novembro e o catálogo filatélico para 2012 ainda não apareceu à venda. Sinal da crise?