Mostrar mensagens com a etiqueta Ementa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ementa. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Curiosidades 87

 

Em 24 de Março de 1905, a rainha-mãe Maria Pia, viúva de D. Luís, aquando da visita da rainha inglesa Alexandra, esposa de Eduardo VII, ofereceu em Sintra um almoço protocolar, cujo serviço foi orientado por pessoal da casa Ferrari. Da ementa especiosa constava Língua Escarlate (Langue à l'Ecarlatte), como entrada. De imediato me lembrei, por lógica associação, que devia tratar-se de Língua Afiambrada. Era, realmente.




Era frequente eu comer Língua de Vitela estufada, nos meus tempos vimaranenses, até porque gostava muito. Acompanhavam-na batata, cenoura, ervilhas, couve-flor e pão torrado, quase sempre. Mas na Língua Afiambrada, provada escassamente até hoje (3 vezes?), só me vim a iniciar muito mais tarde, em Vila Verde, pelo Verão de 1978, num memorável almoço de baptismo, na casa anexa ao passal do monsenhor M. G. Diogo. Especialidade magníficamente trabalhada pela competência culinária da senhora dona Rosa.



sexta-feira, 15 de maio de 2020

Mercearias Finas 157


Não sei qual o motivo que presidiu a este almoço de homenagem, em 12 de Fevereiro de 1961, ao Cardeal-patriarca Manuel Gonçalves Cerejeira (1888-1977), nem sequer o local onde teve lugar (Lourinhã?).
Mas a escolha de iguarias pareceu-me criteriosa, a começar pela Canja de Galinha - confere!
O Linguado, também, mais os Escalopes. Fiquei no entanto intrigado com a sobremesa: o que será o Braço Gitano*? Será a favor do ecumenismo? Aprove-se também o Ananás, açoriano certamente.
Só foi pena a ementa não descrever os vinhos e os espirituosos...

* Posteriormente ao poste, vim a descobrir que esta sobremesa é a canónica Torta Recheada ou, como domesticamente se chamava, na minha casa minhota de infância, o Rolo (dominical). Recheado tradicionalmente com geleia de marmelo.

Um bom almoço, a quem ainda o pratica e cozinha, em casa!