Mostrar mensagens com a etiqueta Bio. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Bio. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 3 de março de 2023

Apontamento 151: « Naquele engano de alma, ledo e cego”

 


É pena que as máximas, dos antigos, como, neste caso dos versos tirados de Luís de Camões, acima reproduzidos, não encontrem mais ecos na sociedade civil, sobretudo na comunidade habituada, ainda, a leituras de elevação.

Quando uma apreciação e orientação racional do quotidiano escasseia, cada vez mais, fica o campo minado para qualquer pretenso “cientista”, “nutricionista”, e quejandos, para tentar infantilizar, ainda mais, a débil capacidade de pensamento sobre a capacidade, o “dever/saber”, de orientar o quotidiano, do ser humano, da família, das crianças, usando a própria cabeça, a memória e experiência familiar. Vergonha teria a minha mãe de lhe negar a sua superior capacidade de orientar a vida familiar ! 

(A exclamação é apropriada para recordar a sua memória humana).

A anulação vertiginosa dos hábitos e saberes antigos, em detrimento de um preenchimento publicitário vergonhoso do vazio, é de uma força avassaladora sem limites, nem freios da sociedade civil e democrática.

As páginas electrónicas são a imagem, sem filtro, do caminho de menorização e dependência mental a que o Capital está disposto a mudar o rumo da Humanidade.

Espanta, pois, que o pretenso movimento VEGAN, se renda a estes enganos – ledos e cegos – como a compra de produtos BIO (!), vindos da América do Sul, kivi da Nova Zelândia, soja do Brasil, etc. etc. Nem falar de bananas que, até, se compram de melhor sabor vindos do mais próximos, i.e. da Madeira.

Para assinalar o perverso da tendência BIO, sucede que a Praça de Sobreda, com produtos essencialmente nacionais e próximos, se situa junto de um LIDL, Estes, com produtos vindos do fim do mundo – com toda a carga dos aviões– mas BIO ! Não será pela diferença de preços dos produtos que as pessoas compram, em detrimento,  do nacional do Mercado Municipal pela grande superfície. 

Confesso NÃO ENTENDER !

Cambalhota última, de um “cientista alimentar” alemão, anunciando em parangona que a bebida de leite da vaquinha – que ando a tomar há décadas, com proveito e gosto todos os dias – até provoca, vejam lá, quebra de ossos na idade. Grande trambolhão nas minhas orientações médicas do profissional e médico de família da Aldeia.

Então, vamos todos beber SOJA, para contribuir para a desflorestação do Brasil, do aumento do carbono com o importação por aviões ? Assim seja, para aumentar a estupidez humana !

Então, em que ficamos com os pretensos BIOS, disfarçados de uma nova ordem melhor do Unvierso ?

post de HMJ

domingo, 3 de janeiro de 2016

Apontamento 75: Logros e outras iniquidades




1 - A moda “vegan” e “bio” parece querer descer da classe média alta, apostando em atrair o “povinho” para as excelências do puro e natural. Assim, como na imagem acima, as grandes lojas de desconto já dedicam semanas inteiras aos produtos biológicos.
Não sei como convive a consciência cívica bio com o facto de a soja contribuir para a destruição da floresta amazónica ou os tais espinafres ou brócolos alemães terem de viajar centenas de quilómetros para chegar às mesas dos clientes portugueses.
Basta lembrar os incautos que temos leite tão bom aqui perto e que, pelas excelências do clima em Portugal, temos hortaliça e legumes frescos, de produtores próximos, nos mercados ao pé da nossa porta.

2 – Chegado o final do ano, encarregou-nos a anterior Luizinha das finanças de verificar o nosso registo das despesas “on-line” para poder ter alguns tostões de descontos.
Pergunto: o que farão os velhinhos e/ou mentecaptos informáticos ? São cidadãos de segunda, sem direito aos abatimentos previstos na lei ? E já agora, o que se fará às 200 e tais criaturas com um milhão de dívidas ao fisco ?

Post de HMJ