Mostrar mensagens com a etiqueta Bombeiros. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Bombeiros. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Pirómanos



Creio que há situações que atingem  o pico da ironia. E a incoerência mais extrema.
Que António Nunes, ex-chefe da A.S.A.E., que foi apanhado, na altura do seu cargo anterior, a fumar, pecaminosamente, no Casino do Estoril, uma cigarrilha, quando era proibido, tenha sido nomeado chefe nacional da Liga dos Bombeiros, não lembra ao diabo... 


segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

O pirómano de serviço


Na boa senda de um certo tipo teórico de conspiração freudiana e psicanalítica, há quem defenda que, no fundo, os cirurgiões são apenas sádicos sublimados. E os polícias, ladrões envergonhados. Mas também há pirómanos camuflados de sportinguistas...

terça-feira, 7 de agosto de 2018

O fundibulário incontinente


Numa coisa, a prolongada crise no Sporting foi útil, para evitar a poluição palavrosa, por causa dos fogos. O palreiro de serviço, tão ocupado com o seu clube, deixou de defender os Bombeiros, seus subordinados, e de desdobrar-se,  nas televisões, em declarações inflamadas e apocalípticas sobre os incêndios em Portugal.
Haja saúde, ó Bruno de Carvalho!...
( Vai dando trabalho ao Marta.)

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Memória (82)


Colhida do Blogue Memórias de Araduca (sobre Guimarães), esta fotografia, provavelmente dos anos 40, testemunha a amplitude deste exercício-exibição anual do corpo de Bombeiros Voluntários de Guimarães. Inicialmente tendo por cenário o prédio dito do Luizinho das Máquinas, na Praça do Toural, posteriormente viria a ter lugar no próprio Quartel dos Bombeiros, da cidade.
Era um exercício espectacular, com várias fases, que compreendia até um simulacro de incêndio e a que eu assistia imprescindivelmente, na infância, com um sentimento de heroismo admirativo por estes soldados da paz, e onde se misturavam as emoções da epopeia. Hoje, infelizmente e sobretudo neste ano pesado de fogos, é o sacrifício que tem presidido à nobre tarefa dos Bombeiros portugueses. E a tragédia.
De algum modo este poste é uma homenagem à sua actividade solidária.