Mostrar mensagens com a etiqueta Av. Alberto Sampaio. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Av. Alberto Sampaio. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Paisagens

 


Aqui ficam os Paços dos Duques de Bragança, de soslaio e ao cimo, a sobrante cerca da muralha do velho castelo e os automóveis em toda a sua plenitude...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Estado da natura 8

 

Arquitectura dos anos 30/40, o prédio já merecia uma pintura, pelo menos, exterior. Mas agora é com a Segurança Social, que o comprou, em devida altura, evitando-lhe a ruína.

sábado, 29 de dezembro de 2018

Para uma cenografia do passado


Invariavelmente, entre 24/12 e 1/1 do ano seguinte, nos meus primeiros vinte e poucos anos de vida, os meus espaços situavam-se num perímetro vimaranense que compreendia não mais de 800 metros quadrados, calcorreados naturalmente entre duas casas familiares. Sem mágoa excessiva ou saudades aflitivas, me lembro delas e das pessoas que, então, as ocupavam.
Mas recordo-me, com gula eterna, de um salpicão de língua de porco, tenríssimo e saboroso, que acompanhava, sempre, o Cozido à Portuguesa, do dia 25, no almoço de Natal. Porque esse, a partir de 1979, nunca mais lhe pus a vista em cima e não mais o consegui provar. A minha tia Ermelinda levou para a cova o segredo e o local onde o comprava, pouco antes do dia de Natal...


domingo, 20 de setembro de 2015

5 regionalismos do falar do Baixo-Minho


1. Aparautar-se - aperaltar-se, ajanotar-se.
2. Escocho - esquerdino, canhoto.
3. Malota (ou Malòtinha) - corcunda.
4. Mirolho - vesgo, estrábico.
5. Zoupeiro - pessoa de movimentos morosos e andar pesado e lento.