Mostrar mensagens com a etiqueta Asterix e Obelix. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Asterix e Obelix. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 24 de março de 2020

A. Uderzo (1927-2020)


Com 92 anos, faleceu hoje Albert Uderzo (1927-2020) que, com René Goscinny, foi autor da célebre BD, Asterix e Obelix, penúltima ( a última foi Corto Maltese, de Hugo Pratt) que li com prazer, já a entrar na idade adulta. Minha grata memória, por tudo o que me trouxe.


quinta-feira, 5 de novembro de 2015

A infância do olfacto


Há muito que me afastei da BD, porque como dizia um poeta, creio que inglês, há um tempo para tudo. E se a consumi!...
As últimas bandas desenhadas que li, foram do Asterix e de Corto Maltese, com proveito ainda. Hoje em dia, semanalmente, cumpro a obrigação de a ler, na penúltima página de L'Obs que, presentemente, anda a publicar Les cahiers d'Esther, de Riad Sattouf. Tenho-o feito, sem grande entusiasmo. Mas, hoje, esta descrição dos caprichos olfactivos da pequena heroína, deixaram-me maravilhado. E reconciliado com o passado. 

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Uma louvável iniciativa (39)

Foi em 2009. E a homenagem, nacional, foi levada a cabo pela Esquadrilha de França, para celebrar os 50 anos do início da publicação (1959) da banda desenhada de Asterix e Obelix. E contou com a presença de Albert Uderzo (1927), sobrevivente, que, com René Goscinny (1926-1977), foi responsável pela célebre banda desenhada gaulesa, que correu mundo.

os melhores agradecimentos a C. S..