Mostrar mensagens com a etiqueta Alabama. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Alabama. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 19 de março de 2025

Uma fotografia, de vez em quando... (194)

 

Querendo vir a ser escritor, inicialmente, o norte-americano Walker Evans (1903-1975) acabou por se dedicar ao fotojornalismo, vindo, mais tarde a integrar um departamento estadual no consulado de Franklin D. Roosevelt.



As grandes proporções que tomou a Depressão de 1929 motivaram que uma boa parte dos profissionais se ocupassem a testemunhar as repercussões do flagelo. No caso de Walker Evans, focando a sua actividade, sobretudo, no território de Alabama e das suas populações, com grande pormenor.




quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Uma fotografia, de vez em quando... (179)

 

O fotógrafo norte-americano Charles Moore (1931-2010) foi um homem de causas e, embora tivesse trabalhado para diversas publicações, nomeadamente para a revista Life, documentou também intensivamente a luta pelos direitos civis que se iniciou por volta de 1952, nos Estados Unidos.



O acaso permitiu-lhe captar a prisão em Alabama, a 3/8/1958, de Martin Luther King, acusado, grotescamente, de vadiagem. Talvez a sua fotografia mais célebre e difundida, na época.