Para um observador minimamente atento, não terá passado despercebida, em Lisboa, a proliferação desmesurada de novos hotéis e hostals, nos últimos 2 ou 3 anos. Nem dos tuk-tuk, dos eléctricos turistizados, ou das pindéricas lojas de lembranças, na Baixa. Nem dos paquidérmicos paquetes que descarregam, aos milhares, turistas-rapidinhos, que chegam de manhã e zarpam ao fim da tarde.
A instabilidade sul-mediterrânica (e a moda frenética e efémera) fazem de Lisboa e de Barcelona, presentemente, destinos seguros e apetecidos (até quando?). Mas trazem consigo, também, aspectos de perturbação diversa, que afectam a tranquilidade do viver e trabalhar de muitos lisboetas.
A autarca de Barcelona (Ana Colau) mandou parar, para ver... Creio que foi uma atitude sensata.