Mostrar mensagens com a etiqueta Cristovão Colombo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cristovão Colombo. Mostrar todas as mensagens

domingo, 9 de agosto de 2015

Impromptu (18)


"É melhor não tentarmos entrar em contacto com os extra-terrestres! Porque se eles nos visitassem, poderíamos deparar-nos com uma situação catastrófica, muito semelhante à dos Índios, quando Cristovão Colombo desembarcou na América!"

Stephen Hawking (1942), numa declaração, no ano de 2010.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Curiosidades 46 : os cavalos na América


É dado adquirido, mas incorrecto, que os primeiros cavalos teriam surgido na América, com Cristovão Colombo, nos anos finais do século XV. Ora, pelo contrário, a raça equina teria tido origem, precisamente, na América, há 35 ou 36 milhões de anos atrás. Depois, pouco a pouco, e através do Estreito de Bering, chegaram à Ásia e, posteriormente, atingiram a Europa. Entretanto, há 7.600 anos, as mudanças climáticas, na América, com acentuado arrefecimento de temperaturas, transformaram o tipo de vegetação e contribuiram para a extinção dos cavalos no solo americano.Irão regressar, no entanto, em finais do século XV e inícios do XVI, através das expedições de Colombo, Cortez e dos portugueses, sobretudo, no Brasil.
A sua proliferação é intensa, rápida e progressiva. A utilização dos cavalos nos trabalhos agrícolas, como meio de transporte e até nas batalhas, passa a ser constante. A sua posse era um sinal de riqueza e uma mais valia para os seus donos. Mas também os nativos (Índios) os cobiçavam e adquiriam, retomando as competências no seu uso, que os seus antepassados possuíam, naturalmente. A habilidade e destreza dos nativos americanos é amplamente visível na imagem produzida pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848), que encima este poste. O artista passou 15 anos no Brasil, e veio a publicar (1834-1839), em França, uma obra, amplamente ilustrada, que intitulou "Viagem Pitoresca ao Brasil".
A pintura é referida como "A carga de cavalaria dos Guaicuru", e a batalha representada terá ocorrido na primeira metade do século XVII, entre portugueses e nativos brasileiros dessa etnia.

domingo, 30 de março de 2014

Colombo em queda


Apesar do desagrado da comunidade italiana, em Buenos Aires, a gigantesca estátua de Cristovão Colombo contemplando o rio da Prata (erigida no início do século XX), numa das praças da capital, foi desmantelada. E vai ser substituída por uma estátua de uma heroína nacional, por ordem e decisão da presidente Cristina Kirchner.
Há quem encare o facto como uma tomada de posição demagógica, como uma espécie de pureza de sangue memorial. Ou como uma exarcebação nacionalista, em que os argentinos são prodigamente cíclicos, para provocar um movimento patriótico de reforçada coesão popular.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sobre globos terrestres, mapas e geografia


Em pequeno, tive um  globo terrestre de diminutas dimensões, feito em folha de Flandres, suspenso de uma armação de acrílico. Fazia os meus encantos, porque podia rodar-se e até abri-lo em dois: hemisfério Norte e hemisfério Sul. E, embora sempre tivesse gostado de mapas geográficos, o pequeno globo terrestre era muito mais interessante, até porque tinha movimento.
Ao que parece, a primeira representação pictórica de globos terrestres surge em 1533, no quadro "Os Embaixadores", do pintor alemão Hans Holbein (1497-1543), o Novo. E o primeiro Globo teria sido construído em Nuremberga, pouco antes da descoberta da América, por Colombo. Muito embora se diga que os Gregos teriam feito um, na Antiguidade.
Hoje, e pelo TLS, soube que a palavra Cartografia é de origem relativamente recente. A fazer fé na informação, terá sido usada (criada) pela primeira vez, em 1839, pelos portugueses. Vinte anos depois, em 1859, terá sido introduzida no léxico inglês. A ser verdade, teremos sido os pioneiros.