Mostrar mensagens com a etiqueta Checoslováquia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Checoslováquia. Mostrar todas as mensagens

sábado, 29 de novembro de 2025

Filatelia CLI



O centro da Europa foi frequentemente objecto de mudança de fronteiras. A Checoslováquia, por exemplo, tinha sido anteriormente Boémia e Morávia e é, desde 1992, repartida em dois países: a República Checa e a Eslováquia. A Alemanha nazi que, na II Grande Guerra, ocupou os Sudetas, instituiu nessa área geográfica o protectorado de Boémia e Morávia, de 15 de Março de 1939 até 8 de Maio de 1945, altura em que foi derrotada. Durante o período fez cunhar moeda e imprimiu selos para essa zona ocupada.
Os selos tinham grande qualidade estética, como se pode ver por esta emissão de 26 de Outubro de 1941 que foi produzida para celebrar o 150º aniversário de Mozart (1756-1791), na imagem acima.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Filumenismo (2)


São rótulos para caixas de fósforos checoslovacas, dos anos 50/60 do século passado. E representam objectos de cerâmica tradicional. Como não colecciono esta espécie, não tenho um destino certo a dar-lhes, mas como têm um grafismo peculiar e interessante, resolvi deixá-los por aqui, em imagem. São, pelo menos, decorativos e agradáveis à vista.

domingo, 14 de abril de 2013

De associação em associação ou as palavras são como as cerejas...


Dizem-me que António José Seguro venceu as eleições no PS com um score de 97% dos votos - é obra!
Em 1967, na Exposição internacional de Montreal (Canadá), o pavilhão da Checoslováquia provocou uma enorme admiração nos visitantes. Sobretudo, porque lá se exibia, pela primeira vez, aquilo que se viria a chamar cinema interactivo.  Produzido pelo cineasta Radúz Cincera, o filme (Kinoautomat) era composto por vários pequenos sketches, com histórias cujo desfecho, alternativo, era escolhido pelos espectadores, através de votação.
Como se estava em plena Guerra Fria (a invasão da Checoslováquia dá-se no ano seguinte), houve logo quem parodiasse o filme democrático, criando um pastiche humorístico, com imagens das votações unânimes que ocorriam, sempre, nos países de Leste. É esse vídeo-colagem que aqui deixo.



Obsv.: a vinheta checoslovaca que encima o poste é apenas para lhe dar mais cor...

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Retro-checos (2)


Pena tenho de não dominar a língua checa para poder traduzir estes rótulos do início dos anos 80, maioritariamente, destinados (creio) a garrafas de cerveja. A sua beleza, algo barroca, mostra a qualidade e bom gosto do traço pessoal de quem os imaginou, e fez.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Retro-checos


São provavelmente rótulos de cerveja, checoslovacos, dos anos 60 do século passado, que não foram utilizados. E que, de uma coleção particular, por mero acaso, vieram dar às minhas mãos. Acho que têm um grafismo original e próprio. Creio que os algarismos (árabes e romanos), nas margens, se destinavam a marcar prazos de validade da bebida.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A moeda, a língua e a religião


A mesma língua, por uma ligação de arquitectura mental e sentimental, e a mesma moeda, talvez por uma ligação prática de comércio e circulação, podem unir países. A religião, por uma ligação emotiva e de princípios éticos semelhantes, também. Mas parece não haver nada mais forte do que a diferença das religiões para dividir culturas e nações. E, de tal maneira, que até podem fazer implodir um país (com a ajuda de mais alguns factores) e pulverizá-lo (ex-Jugoslávia), ou cindi-lo em 2 (Irlanda). Parece, também, vir agora a ser o caso do Sudão, o maior país africano, onde o Sul, animista e cristão, e o Norte islamita têm marcado referendo, dentro de dias, que determinará, eventualmente, a independência do Sul. Curiosa marcha da Humanidade, tanta vez contraditória, onde se cruzam movimentos centrífugos e centrípetos, interminavelmente. Onde se criam associações de países (União Europeia, Mercosul...) e, ao mesmo tempo, nações decidem dividir-se (República Checa, Eslováquia). E talvez o Sudão.