Mostrar mensagens com a etiqueta Calila e Dimna. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Calila e Dimna. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Adagiário CI


O provérbio reza, mais ou menos, assim, em tradução:
"Com esperança no remédio duvidoso, não se deve tentar o perigo certo."
O adágio está inserido num incunábulo espanhol (1493?), impresso em Saragoça (?), por Pablo Hurus (?). Como se vê, a sua proveniência está cercada de dúvidas (ou interrogações). Como os tempos que correm. A que se pode aplicar, na sua ambiguidade, este provérbio de origem castelhana.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Da janela do aposento 15: Os livros



A grande conquista alcançada com a passagem para o aposento foi, e continua a ser, a liberdade de dedicação a tarefas agradáveis e, preferencialmente, nobres. A nobreza da matéria já estava escolhida há muito, faltava o tempo para a dedicação exclusiva.
Vem este introito a propósito de uma conferência, proferida em 1948, por Romano Guardini, na Universidade de Tubinga, sobre o Elogio do Livro. O autor interpela o auditório com a seguinte pergunta inicial: "Tendes amor ao livro?" para dissertar, de seguida, sobre o livro como objecto e "mercadoria espiritual". 
Por coincidência, respondi, nas últimas semanas, positivamente, a uma segunda interrogação do autor: "Ocorreu-vos já, alguma vez, meus amigos, que maravilhosa criação do trabalho humano é um livro?" Fi-lo, com convicção, porque tive o privilégio de "toma(r) nas mãos uma coisa assim chamada - impressa em papel e encadernada em tela, ou em pele, ou em pergaminho -, com um sentimento de calma familiaridade. Sente-o como uma criatura, por quem se tem respeito e de quem se cuida, e cuja presença corpórea é causa de alegria. Para ele não é apenas um meio para atingir um fim, seja este o mais espiritual de todos, mas uma coisa perfeita em si mesma, prenhe de múltiplos significados e capaz de oferecer com largueza."
E, assim, termino com uma gravura de um dos mais belos livros que vi ultimamente.


Post de HMJ, dedicado a H.N. e JAD