Mostrar mensagens com a etiqueta Constipação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Constipação. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Ponto de situação

 

As coisas já não são o que eram. E o tempo desabituou-se da rotina, ultimamente.
Costumava eu dizer que nunca me constipava entre Abril e Setembro mas, nos anos mais recentes, até esta regra se quebrou.
Habituei-me também a situar os sismos, em terras portuguesas, por entre os meses de Novembro a Março. Puro erro de cálculo: neste século XXI, já por duas vezes, pelo menos, a terra tremeu em Agosto.
Hoje, de madrugada, pouco passava das 5h00, lá me oscilou a cama de Norte para Sul (e vice-versa) e as portas bateram, uma e outra vez (em réplica). Vim a saber depois que o sismo era de magnitude 5,3. E que o epicentro se situara a Oeste de Sines. Os barulhos e movimentos domésticos provocados deram ao menos para acordar. E confirmar a ausência de regras, neste particular...

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Sintonias


Terá sido da humidade do criptopórtico do Machado de Castro? Ou da fresca esplanada da praça do Comércio conimbricense, ao fim da tarde?
O que é certo é que a constipação não me larga e me vem à ideia, como sempre nestes casos, uma chaleira das antigas, fervente e entupida, a expelir vapor. Ou um tecido de flanela grosseira húmida, que pinga constantemente. Pessoa era mais prosaico e simples, ao dizer que a metafísica era uma consequência de estar mal disposto. Seja como for, uma constipação em Julho é sempre uma maldição inesperada.
Não foram uns sonhos amáveis, que me têm povoado as noites por compensação, não sei como aguentaria esta provação...