Esta "Colecção Misterinho" é uma espécie de irmã gémea da anteriormente referida ("Colecção Pequenina"). É igual no formato, na disposição de páginas, embora as capas sejam inferiores no traço do desenho - o autor é outro: António Euzébio. Também eram publicadas pela Editôra Brasil-América Limitada, do Rio de Janeiro. Os temas é que eram diferentes: enredos policiais, maioritariamente, mas também ficção científica. O primeiro número, de Abril de 1956, é de Edgar Wallace: "A Porta das sete chaves".
Desta colecção tenho apenas 16 livrinhos, sendo o último, em meu poder, o nº 41, "O Justiceiro Negro" de Roderic Graeme. Estes livros despertaram-me pouco interesse e, por isso, nunca assinei a colecção e só comprava os números que me pareciam mais curiosos ou melhores. Tal como a sua congénere, o preço foi subindo, gradualmente, de 5 para 7 e, finalmente, para 10 Cruzeiros cada livrinho.