Mostrar mensagens com a etiqueta quinze dias com. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta quinze dias com. Mostrar todas as mensagens

sábado, 15 de novembro de 2014

Beef bourguignon à la Ramsay

Gordon Ramsay é um dos chefs preferidos cá de casa, já o terei dito algures num post deste blogue.  Apesar de prever que me pegaria com ele caso me falasse como habitualmente fala com os concorrentes, acho-lhe piada e gosto da imagem, sabemos que é imagem criada, de homem dinâmico, elegante e talentoso. O que me faz gostar mesmo dele, contudo, é o talento e as receitas. São de confecção relativamente fácil como pormenores que fazem toda a diferença. De todas as receitas que experimentei não houve uma única que não fosse deliciosa. Nesta quinzena o convidado do Quinze dias com é o Gordon Ramsay. Lançado o desafio ontem à noite e com cogumelos a findar o prazo no frigorífico só precisava de procurar. Não foi preciso muito. Com o outono instalado nada como um delicioso guisado. Apresento-vos Beef Bourguignon.

Beef bourguignon

Ingredientes (serve 4)
500 g de chambão
150 g de barriga de porco fumada
200 g de cogumelos marron
100 g de cebolinhas
1 colher de sopa de pasta de tomate
2 dentes de alho cortados
1 bouquet garni
Margarina com alho (1 noz)
7 dl de vinho tinto
Sal
Pimenta preta acabada de moer

Confecção
Temperar a carne com um pouco de sal e pimenta preta acabada de moer. Numa frigideira larga, deitar a margarina, e fritar a carne entre 3 a 5 minutos. Retirar e deixar escorrer num passador. Na mesma frigideira, deitar a barriga de porco cortada em pedaços pequenos, as cebolinhas, o alho e os cogumelos. Depois de frigir um pouco, adicionar a pasta de tomate, envolver tudo, e cozinhar durante uns minutos. Juntar a carne e os sucos e envolver. Adicionar o vinho tinto e deixar levantar fervura. Transferir para um recipiente refractário, juntar o bouquet garni, cobrir com uma folha de alumínio e levar ao forno pré-aquecido cerca de 3 horas.


Não fiz grandes alterações em relação à receita original. Servi com esmagada de batata doce com raspa de laranja. Recomendo vivamente esta receita para estes dias de Outono, 'comfort food' no seu melhor: deliciosa, reconfortante, cheia de sabor. Gordon Ramsay não brinca em serviço.


E com esta receita deliciosa estreio-me no Quinze dias com... Gordon Ramsay. 

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Sopa de abóbora assada com leite de coco para esta 'quinzena'

Fazer parte dos grupos que se vão criando no Facebook em termos culinários tem sido uma experiência muito gratificante. Há a partilha, o bom ambiente nos que faço parte, e o desafio da aventura. Um chef novo, uma receita, um prato nunca antes pensado. Nesta quinzena, o chef convidado para os Quinze dias com... foi a Lorraine Pascale. Gosto dos chefs ingleses, talvez o sentido de humor, o inglês, um maneira de ser sempre peculiar, mas nunca tinha prestado muita atenção a esta chef. Foi portanto mais um desafio e uma forma de se conhecer melhor outra 'cozinha'. Andei indecisa muito tempo com a receita. Cheguei à conclusão de sempre: falta-me um livro dela mas hoje como queria fazer sopa para o jantar optei por esta receita. Ainda bem que o fiz. É deliciosa, cheia de sabor e com um toque muito especial. Ainda está morna, são servidos?

Sopa de abóbora assada com leite de coco

Ingredientes
500g de abóbora
1 courgette pequena ou meia grande
1 cebolinha
2 dentes de alho grandes
1 cebola
1 cubo de galinha
Sal
Pimenta preta
Azeite
Coentros
Malagueta em flocos
Leite de coco

Confecção
Pré-aquecer o forno a 200º.
Cortar a abóbora e a courgette em pedaços pequenos, a cebolinha em rodelas e o alho. Colocar numa frigideira larga ou num tabuleiro. Regar com um fio de azeite . Polvilhar com sal e pimenta preta e levar ao forno. Assar cerca de 35 minutos. Entretanto, num tacho, deitar a cebola cortada em rodelas e deixar caramelizar com um fio de azeite. Quando a cebola ganhar cor, deitar a mistura dos legumes assados, juntar um pouco de água e o caldo de galinha, mexer e deixar levantar fervura. Cozinhar uns dez minutos e reduzir a puré com um liquidificador. Rectificar os temperos e juntar água a gosto, e deixar ferver apenas um pouco . Servir com coentros picados, a malagueta e o leite de coco.


Adaptei a receita original  ao meu tempo e gosto. Optei pela courgette para conferir mais cremosidade, cortei os legumes em vez de deixar assar a abóbora na casca por ser mais rápido e omiti a lima, porque não tinha em casa. O gengibre ficou de fora, como sempre, porque não gosto de todo. Valeu a pena. A sopa fica muito boa não só por a abóbora ser assada mas por causa dos coentros, malagueta e o leite de coco. A repetir sem qualquer dúvida.

domingo, 10 de agosto de 2014

Delícia de coco e lima para a timidez do Verão

O tempo cada vez me incomoda menos. Cheguei a esta conclusão pela pior via. Depois de uma travessia sombria imposta pela austeridade, dos reajustes necessários e uma enorme revolta dei comigo a pensar que o tempo era nada comparado com algumas agruras da vida. E cheguei a esta conclusão uma manhã em Newcastle, às vezes mudar de ares leva-nos por caminhos desconhecidos. Terei pensado que me daria bem naquela cidade e que a qualidade de vida pode superar um tempo velhaco. Este Verão tem estado arredio, aqui na zona onde moro muito arredio mas o Verão nunca foi muito amigo destas paragens. Quando era criança e adolescente havia muitos dias assim, de fazer braço de ferro com a neblina de começo e de fim de dia, dias de frustração porque de repente o tempo fechava e amarfanhava as esperanças de um Verão a sério. E neste Verão tímido nada como uma sobremesa que estabeleça o equilíbrio entre o aroma de Verão e o conforto perante esta esquivez de dias verdadeiramente de sol e calor. Aqui a têm. No original não é ‘delícia’, o Bill Granger chama-lhe ‘lime e coconut delicious’, e, na verdade, também não gosto de lhe chamar ‘delícia’ mas a imaginação faltou para as palavras. Tem o aroma frutado e cítrico da lima, o calor do coco e a textura é macia e húmida, mais bolo que pudim, nem bolo nem pudim. Aprovado! 

Delícia de coco e lima

Ingredientes
60 g de manteiga
200 g de açúcar
125 g de farinha de trigo
7 colheres de sopa de coco ralado
Sumo e raspa de 4 limas
300 ml de leite
3 ovos


Preparação
Pré-aquecer o forno a 180º. Bater a manteiga à temperatura ambiente e adicionar o açúcar, batendo até fica um creme esbranquiçado e fofo. Juntar a raspa e o sumo das limas e as gemas. A massa fica um pouco estranha, meio líquida, mas não desanimar. Envolver a farinha e o coco com uma espátula e por fim as claras em castelo. Levar ao forno 40 a 45 minutos. Polvilhar com açúcar de confeiteiro. Servir morno.

Quase não fiz alterações à  receita original. Acrescentei mais três colheres de sopa de coco porque pelo cheiro que a massa libertava a lima prevalecia. Funcionou mais a nível de textura do que de sabor, mas quando repetir a receita usarei esta mesma quantidade de coco ralado. 


Esta é a minha primeira participação no grupo do Facebook “Quinze Dias com…”  O convidado destes quinze dias é o australiano Bill Granger. Boa escolha! São servidos?