Mostrar mensagens com a etiqueta Sopas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sopas. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Um Novo Ano Saudável e Cheio de Cor!

Novo ano, vida nova.
Novos caminhos, novas resoluções.
Como se se virasse a página de um livro.
Este ano é que vai ser bom! Vai ser "O" ano! Vou fazer isto e aquilo, conseguir tal e alcançar metas, muitas metas!!
Ai tantas esperanças e emoções se viveram de repente ao soar das doze badaladas!! As passas foram devoradas, os desejos avidamente conjurados e gritados pelas nossas alminhas sedentas de mudança! 
Pelo menos assim foi a minha meia noite. Chegou linda e cintilante cheia de promessas de desejos realizados e objetivos cumpridos... Por breves momentos o meu coraçãozinho acreditou que sim. Este é o ano. 
Mas se não for, há sempre o próximo que há-de chegar imponente e majestoso para renovar as energias gastas em mais 12 meses de vãs ilusões.

Desejo-vos um 2013 cheio de luz, cor e muitas alegrias! Com saúde, amor e uma boa dose de determinação, tudo o resto se arranja:)   

Creme de Beterraba Assada
A beterraba é uma excelente aliada para desintoxicar o corpo depois de todos os excessos cometidos nesta época de festas. Ajuda a tonificar e proteger o fígado, a reduzir o colesterol e a purificar o sangue. É pobre em calorias e rica em ácido fólico (essencial na gravidez), ferro, vitamina C e potássio. Mais informação aqui e aqui.

Ingredientes:
3 beterrabas pequenas com casca
1 cabeça de alhos com casca
1 cebola roxa grande descascada
a parte branca de 1 alho francês grande (ou de 2 pequenos)
1 cenoura grande (ou 2 pequenas) descascada
1 courgette pequena com a casca
sal q.b.
azeite q.b.
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
água a ferver q.b. (ou caldo de galinha ou legumes)
1 colher de sopa de açúcar amarelo (opcional)
1 raminho de cebolinho fresco ou de endro para finalizar
crème fraîche ou iogurte natural para finalizar
Sementes de sésamo pretas para finalizar (opcional)


Ligue o forno a 200ºC.
Disponha as beterrabas com a casca sobre uma folha de papel de alumínio, borrife com um fio de azeite e feche como se fosse um embrulho.
Leve ao forno cerca de 1h30m.
Quando faltarem 30m minutos, coloque a cabeça de alhos com a casca também embrulhada em papel de alumínio no forno.
Findo o tempo de cozedura, retire e deixe repousar uns 10 minutos antes de abrir os embrulhos, o que deve ser feito com grande cuidado, uma vez que o vapor retido pode queimar as mãos. Deixe arrefecer um pouco as beterrabas, descasque-as e corte-as em cubinhos.

Numa panela grande, aqueça um fio de azeite e refogue a cebola picada. Quando começar a ficar translúcida, junte o alho francês cortado em rodelas, a courgette com a casca e a cenoura, ambas cortadas em triângulos. Deixe suar um pouco em lume brando até os legumes começarem a amolecer e regue com o vinagre de vinho tinto. Assim que este evapore um pouco, cubra os legumes com água a ferver (ou caldo), tempere de sal marinho a gosto e deixe cozer durante cerca de 10 minutos. Acrescente então os cubos de beterraba, corte a extremidade da cabeça de alhos e esprema os dentes assados para a panela.
Quando levantar fervura acrescente o açúcar, se gostar (isto vai cortar um pouco a acidez da beterraba) e deixe cozer mais 5 minutos, até todos os legumes estarem macios.
Retire a panela do lume e reduza tudo a puré com a varinha mágica. Acrescente mais água a ferver, conforme goste da sopa mais ou menos cremosa e deixe repousar uns 10 minutos.
Sirva em taças com um colher de sopa de crème fraîche ou de iogurte natural, polvilhado com cebolinho ou endro picado e com sementes de sésamo pretas, previamente tostadas.

Bom Apetite! :)


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Uma Sopa com Teimosia


Cá estou eu de volta à abóbora. E ainda com o desejo de conforto. Esta sensação que tem teimado em passar, que se agarrou a mim e me faz constantemente ansiar por aconchego.
É raro fazer sopas que fujam ao tradicional, são sempre à base de caldos de legumes e nunca são previamente refogadas. Mas desta vez que me apetecia tanto uma sopinha diferente, mais alegre, mais rica em sabores e aromas!!
Tendo em mente esta nova vontade (e sempre fiel ao óbvio ingrediente obrigatório - Abóbora), lancei-me numa demanda em busca da receita que me faria ouvir o canto dos anjos.
Depois de muito vasculhar os meus livros e revistas e muito deambular pelos confins da magnífica Internet, eis que surge algo que me chama a atenção!! Convicta de que tinha encontrado A TAL, apresso-me a reunir os elementos em falta e a produzir o tão esperado tesouro. Acho que até cantei, enquanto o caldo se ía compondo! Chegando o final da confecção, prontamente encho uma bela malga para ir saborear regaladamente no sofá. Mas, passa-se qualquer coisa estranha... Não, penso, só pode estar maravilhosa! Já acomodada no lugar de eleição levo a primeira colher à boca. E foi só. Credo, que isto está tão enjoativo!!!! Nem mais consegui, foi o resto da panela todo fora!! Lá tive que ir eu tristemente arranjar outro jantar...
Ora eu que gosto pouco de me sentir derrotada, decido repetir a experiência. Mas desta vez fazendo uns acertos aqui, outros ali e juntando mais umas coisitas assim, lá fui outra vez dar início ao ritual. Desta vez não cantei. Pronto, se calhar trauteei baixinho. Caldo desligado, agarro uma colher e provo a iguaria. Decido juntar mais isto e... dever cumprido!!! Com direito a sessão fotográfica, que até a fui enfeitar, tão feliz estava!!
E desta vez sim, soaram sinetas e cantaram os anjos! 

Creme de Abóbora e Ricotta com Sementes Torradas e Hortelã

Ingredientes (4 doses):
1 fatia de abóbora menina limpa e descascada  (cerca de 600g)
1 courgette pequena
a parte branca de um bom alho francês
azeite q.b.
pimenta preta moída no momento q.b.
água a ferver
2 colheres de sopa de queijo ricotta
sal q.b.
2 colheres de sopa de sementes de abóbora
1 raminho de hortelã

Corte a abóbora e a courgette (com a casca) em cubinhos, o alho francês em rodelas e coloque-os numa panela. Regue tudo com um fio de azeite, moa um pouco de pimenta preta, tape e deixe suar em lume brando durante uns 5 minutos, sacudindo de vez em quando. Acrescente de seguida água a ferver suficiente para cobrir os legumes, tempere de sal e deixe cozer. Quando os legumes estiverem cozidos retire do lume, incorpore o ricotta e triture com a varinha mágica até ficar em creme. Polvilhe com a hortelã bem picadinha e reserve. Entretanto, coloque as sementes numa frigideira anti-aderente e leve-as a tostar levemente.
Sirva a sopa polvilhada com as sementes de abóbora tostadas e, se gostar, com uns pedacinhos de ricotta desfeito.

*A hortelã dá um toque maravilhoso a esta sopa e o crocante das sementes transformam-na em pura magia.
O queijo ricotta possui um sabor e cremosidade únicos que conferem um toque soberbo a esta sopa. A receita original indicava o requeijão, cerca 1 inteiro, eu apenas utilizei metade e ía-me dando o abafa. Literalmente! Não aconselho, o requeijão fica com um sabor muito intenso nesta sopa e, na minha opinião, extremamente desagradável!
Juntar crème fraiche em substituição do ricotta também me parece uma excelente opção, a experimentar numa próxima oportunidade!



Fonte: Esta receita foi ligeiramente adaptada do site Vaqueiro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...