Sempre me apaixonou a cultura culinária de todo o mundo.
Fascina-me conseguir viajar através do sabor de um determinado prato, de todo o mistério e aventura que o caracteriza e de saber que em certo lugar do mundo, aquele pode estar a ser o almoço ou o jantar de dezenas de famílias. É impressionante a capacidade de um simples ingrediente ou especiaria, cujo aroma, cor e sabor nos transporta de imediato para terras longínquas, recriando em simultâneo os cenários, paisagens e envolventes que lhe estão associados.
Mas embora todo esse mundo cultural de outros povos me seduza, é na nossa singela cozinha que ainda me perco, com os nossos sabores que mais vibro, com a nossa tradição que me encanto.
Pois não há prato nenhum do mundo que me arranque do peito mais suspiros do que aqueles com que cresci, não há sabor algum de outras margens que me faça brilhar mais os olhos e me coloque um sorriso maior nos lábios do que os sabores da nossa terra.
Os sabores do nosso Portugal.
Ingredientes (2 ou 3 pessoas):
1 polvo congelado com 1-2kg
8 a 10 batatinhas novas
6 chalotas
5 dentes de alho
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
2dl (aprox.) de azeite
sal
Ligue o forno a 200ºC.
Deixe o polvo descongelar à temperatura ambiente durante pelo menos 2 horas e coza-o em água sem sal (o polvo é congelado em água do mar e não precisa de ser temperado) até ficar tenro - eu não utilizo a panela de pressão para o cozer, prefiro fazê-lo normalmente e demora cerca de 1 hora.
Entretanto, coloque as batatinhas inteiras com a pele num tabuleiro de forno, juntamente com as chalotas também inteiras e com a casca, cubra tudo com bastante sal grosso, borrife com umas pingas de água e leve a assar cerca de 30 minutos, até as batatas estarem cozinhadas.
Retire-as e dê uma pancada (murro) em cada batata, por forma a que rebentem, mas sem as desfazer.
Transfira-as para um outro tabuleiro de forno, à medida que as vai esmurrando.
Pele as chalotas (com cuidado, estão muito quentes) e desfaça algumas em lascas sobre as batatas, deixando uma ou duas inteiras (se gostar).
Quando o polvo estiver cozido, corte os tentáculos e disponha-os sobre as batatas.
Num tachinho pequeno, aqueça o azeite, ferva os dentes de alho descascados e laminados durante uns instantes e junte os pimentos cortados em tirinhas até amolecerem um pouco.
Regue o polvo e as batatas com este azeite de alhos e pimentos e leve ao forno, na função grill e a 220ºC, por 10 minutos.
Sirva de imediato.
É uma maravilha!!:)
Mostrar mensagens com a etiqueta Polvo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Polvo. Mostrar todas as mensagens
terça-feira, 2 de outubro de 2012
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Arroz de Polvo
Quando cozinho polvo prefiro sempre o congelado ao fresco pois torna-se mais tenro, o que apenas se deve ao facto de o processo de congelação amolecer o músculo do bicho. Outro segredo é nunca o deixar descongelar muito, apenas o suficiente para se conseguir cortar. Desta forma o polvo não encolhe tanto e fica de certeza tenrinho.
Ingredientes (2 ou 3 pessoas):
1 polvo com cerca de 1,5 - 2kg
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 ramo de salsa
1 malagueta vermelha fresca (pequena)
1 colher de chá mal cheia de colorau
1/2 copo de vinho tinto
1 chávena de arroz carolino
4 chávenas de água a ferver
azeite q.b.
Pique a cebola e o alho finamente e refogue-os com um fio de azeite num tacho largo. Pique também os pés da salsa e a malagueta e acrescente-os ao refogado juntamente com a folha de louro. Quando a cebola começar a ficar translúcida junte o polvo cortado em pedaços e tempere com o colorau. Não necessita de qualquer sal, pois o polvo é congelado muito fresco e absorve bastante água do mar, sendo esta quantidade mais do que suficiente para a confecção do prato. Acrescente o vinho e deixe cozinhar durante cerca de 30 minutos em lume brando, vigiando sempre. Quando o polvo estiver a ficar macio acrescente a água fervente e o arroz previamente lavado para perder a goma. Assim que o arroz estiver cozinhado (cerca de 14-15 minutos) polvilhe com a restante salsa picada e sirva de imediato.
Maravilhoso!!
Subscrever:
Comentários (Atom)