Mostrar mensagens com a etiqueta Pescada. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Pescada. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Filetes de Pescada com Bacon em Molho Cremoso

Há dias perguntaram-me qual o meu prato preferido. Qual a receita que mais me faz sonhar e maior alegria me traz à alma e ao coração.
Confesso que por momentos a confusão se instalou na minha cabeça...
Tanto por onde escolher!!
Pois eu até tenho vergonha de admitir, mas há mil e uma receitas que me deixam completamente deliciada, que me fazem crescer água na boca só com a ideia do seu sabor e aspeto!
Quando era miúda, o prato que pedia com maior frequência à minha mãe eram uns belos filetes de pescada. Panados, pois claro, mas só passados em farinha e ovo. E ainda hoje eu deliro com eles, embora seja raro, já que a idade adulta transformou em tabu tudo o que é frito. Ou então foi a balança, agora não me lembro bem...:)
Ora, numa das minhas visitas pelos blogues amigos, que muito me atormentam com tanta coisinha boa, deparei-me com esta receita maravilhosa, com os meus adorados filetes de pescada!!
E não me desiludi, o peixe fica delicioso com este molho cremoso e o bacon fica simplesmente fabuloso.
Pois é, a Sofia só faz inventuras irresistíveis, um passeio pelo blogue dela é um festival para os sentidos! Passem por lá e vejam se não tenho razão! Obrigada Sofia, por esta deliciosa inventura:)


Ingredientes (2 pessoas):
4 filetes de pescada (se forem grandes, bastam 2)
200g de bacon em tiras (eu compro um pedaço inteiro que depois corto no momento a gosto)
sal e pimenta preta acabada de moer q.b.
orégãos q.b.
1/2 limão, sumo
1 pacote de sopa de cebola
250ml de leite meio gordo (ou natas de soja)

Ligue o forno a 180ºC.
Tempere o peixe com sal, pimenta preta acabada de moer, regue com o sumo de 1/2 limão e deixe marinar cerca de 15 - 30 minutos (quanto mais tempo, melhor).
Num tabuleiro refractário coloque o bacon cortado em tiras e leve a tostar no forno. Quando estiver a ficar douradinho, retire e reserve.
Coloque a pescada no tabuleiro sobre a gordura que ficou do bacon.
Misture a sopa de cebola com o leite, para dissolver um pouco o preparado, e deite esta mistura sobre o peixe.
Espalhe as tiras de bacon, polvilhe com os orégãos e leve ao forno. Vá vigiando até os filetes estarem cozinhados, mexendo de vez em quando o molho.

Eu servi acompanhado com um arroz Thai Jasmine.

Bom Apetite!!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Uma Salada Pouco Russa

Este calor tolda-me o pensamento.
Procuro palavras, ideias, momentos nos recônditos da minha mente e nada encontro.
Apenas o eco do silêncio a ribombar, repercutindo-se infinitamente por todas as terminações nervosas que constituem o meu ser.
Há dias assim, sem ideias, sem inspirações e sem criatividade. Dias em que podemos fazer todas as manobras acrobáticas possíveis, mas as ideias não fluem, a mente não trabalha e o consciente não produz.

Num dia assim, passado entre a frustração e o cansaço psicológico da falta de um rasgo de iluminação, cheguei a casa pouco crente nos meus dotes culinários para o jantar.
Dirijo-me melancolicamente para a cozinha, os pés a arrastar, as ideias também.
Lá tiro umas coisitas do frigorífico, outras do congelador. O que fazer? Vai tudo a cozer...
É nestas alturas que sei que a minha cozinha tem uns pózes no ar. Uns perlimpimpins.
Pois que em vez de sair um peixito cozido, lá saiu esta saladinha muito surpreendente e muito deliciosa, que não é Russa, nem é à Gomes de Sá...
É apenas uma salada como se fez por cá!:)

Ingredientes (2 pessoas):
4 batatas
2 cenouras
1 alho francês pequeno (com a rama)
2 ovos
2 postas de pescada (ou filetes, lombos, medalhões...)
200gr de miolo de camarão (ou a gosto)
200gr de ervilhas congeladas (ou a gosto)
1 cebola
3 dentes de alho
azeite q.b.
sal e pimenta branca q.b.
1 raminho de salsa

Descasque as batatas, corte-as em cubos e leve a cozer num tacho. Descasque as cenouras, corte-as em triângulos, arranje o alho francês, retirando as folhas estragadas, corte-o em rodelas  e junte-os às batatas. Deixe ferver 5 minutos e acrescente as ervilhas e os camarões. Tempere de sal.
Quando os legumes estiverem cozidos, retire, escorra e reserve.
Entretanto, noutro tacho, coza o peixe e os ovos em água temperada de sal.
Quando cozido, limpe o peixe de peles e espinhas, desfaça-o em pedaços e reserve.
Descasque os ovos cozidos e reserve.
Num tacho largo (pode ser onde cozeu os legumes, depois de os retirar e escorrer a água) aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola, devidamente descascada e cortada em meias luas e os dentes de alho, descascados e laminados. Quando a cebola estiver a ficar translúcida, acrescente o peixe e deixe tomar o gosto. Junte os legumes, a salsa picadinha, os ovos às rodelas, tempere com pimenta branca a gosto e envolva bem. Se necessário, acrescente mais azeite, pois este é um prato que pede bastante.
Sirva de imediato e se gostar pode decorar com azeitonas pretas.

Bom Apetite!!:)

sábado, 3 de março de 2012

Filetes de Pescada com Crosta Crocante em Cama de Legumes

Com a idade, os nossos gostos tendem a transformar-se,  a amadurecer e até a aprimorar-se e requintar-se, conforme o nosso estilo de vida e a realidade que nos rodeia. Coisas que em tempos nos faziam engelhar o nariz, são agora acolhidas com todo o deleite e satisfação, que nos faziam estremecer e até fugir, fazem-nos agora dançar e aplaudir...
Quando era pequena havia muitas coisas capazes de me colocar com a cara mais sofrida do mundo para a minha insistente mãe, que não se demovia enquanto eu pelo menos não provasse a iguaria que pacientemente aguardava no prato à minha frente. Depois de uma grande luta com o malvado garfo que continuava teimosamente a investir contra a minha obstinada boca, lá acabava por me deixar derrotar e, muitíssimo infeliz, permitia que a minha mãe empurrasse a grande garfada lá para dentro. Foi assim que em miúda descobri, com muita surpresa confesso, que afinal adorava filetes de pescada. De tal forma que se tornaram no meu prato predileto, sempre escolhido quando me era dada a possibilidade e sempre pedinchado quando não tinha a mesma sorte. Desde então que nunca deixei de gostar dos meus adorados filetes de pescada, tendo apenas vindo a transformar a sua forma de confeção para fugir um pouco aos fritos.
Hoje trago a receita que mais gosto e que mais sucesso faz cá em casa, pois para além de saudável fica simplesmente deliciosa!
Já publiquei uma versão aqui, mas desta vez fiz umas pequenas alterações e utilizei um resto de pão que tinha feito na máquina de fazer pão, com mistura de sementes e farinha de centeio. 

Ingredientes (2 pessoas):
1 cebola roxa
8 a 10 tomates cherry
a parte branca de um alho francês
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
2 filetes de pescada (para esta receita prefiro os frescos, pois absorvem melhor o sabor e são um pouco maiores do que os congelados)
sal e pimenta preta acabada de moer
1 colher de chá de noz moscada
1 colher de sopa de orégãos secos
1 colher de sopa de tomilho seco
1 colher de chá de colorau
azeite q.b.
1 bom pedaço de pão, de preferência do dia anterior (ou mais)
2 dentes de alho
1 ramo pequeno de salsa
3 ou 4 tomates secos (em azeite)
vinagre balsâmico q.b.

Ligue o forno a 200º.
Descasque a cebola, corte-a em rodelas e cubra o fundo de um tabuleiro refractário com elas. Arranje e corte o alho francês em rodelas, os pimentos em tiras, os tomates ao meio e disponha-os sobre a cebola.
Regue com um bom fio de azeite e coloque os filetes sobre os legumes. Tempere de sal, pimenta preta acabada de moer, a noz moscada, os orégãos, o tomilho, o colorau e regue com mais um fio de azeite.
Entretanto, num processador de alimentos (ou picadora), coloque o pão (sem côdea), os tomates secos, os dentes de alho picados (utilizo o esmagador de alhos), a salsa e pique tudo o mais finamente possível.
Cubra os filetes com esta mistura e borrife com um pouco de vinagre balsâmico (eu uso um spray).
Leve ao forno tapado com um folha de papel de alumínio e cerca de 10 minutos antes do final retire-a para tostar a cobertura de pão.
Sirva de imediato e bom apetite!

Para mim bastou só assim, mas para o meu marido fiz umas batatinhas fritas em rodelas:)
Parece-vos bem?

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Filetes de Pescada com Broa


Esta receita é uma maravilha. Fiz para duas pessoas, mas como os filetes eram muito grandes dava perfeitamente para quatro! É uma excelente forma de comer peixe, capaz de convencer os mais esquisitos pois a combinação de ingredientes transforma este prato num verdadeiro pitéu! Aconselho a utilização de filetes frescos, pois o sabor em nada se compara ao dos que se compram já congelados.

Ingredientes (3 ou 4 pessoas):
4 Filetes de Pescada frescos
1 Cebola
2 Dentes de Alho
1/4 de Broa de Milho
2 Tomates madurinhos (utilizei tomate de cacho)
1 raminho de coentros frescos 
Azeite q.b.
sal q.b.
Pimenta Preta moída no momento

Comece por ligar o forno a 180º.
Corte a cebola em meias luas finas e coloque no fundo de um pirex ou tabuleiro de forno juntamente com um fio de azeite. Disponha os filetes sobre esta camada e tempere de sal e pimenta preta moída no momento. Numa picadora coloque os dentes de alho descascados e picados (uso um esmagador de alhos), a broa em pedaços, os coentros e pique tudo até obter uma mistura homogénea. Espalhe esta mistura sobre os filetes, coloque os tomates cortados em gomos e regue com mais um pouco de azeite. Vai ao forno pré-aquecido durante 45 minutos. 
Bom apetite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...