Mostrar mensagens com a etiqueta Natal. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Natal. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

De um Presente de Natal para a Cozinha Maravilha... sai um Pão Rústico com Linguiça!

Pois é, a minha Cozinha Maravilha recebeu este belo presente do Pai Natal, uma magnífica máquina de fazer pão e eu já me estou a treinar como padeira!! E verdade seja dita, que este namoro já durava há alguns meses, com muitas visitas tanto às lojas físicas como aos sites das mesmas para lhe fazer a corte! Por fim cá chegou ela e o cheirinho a pão já começou a fazer crescer água na boca aqui aos dois gulosos! Sim, confesso que o primeiro pãozito não calhou lá muito bem por falta de jeito e nabice da padeira, que ainda se está a estrear nestas andanças com muito pouca sabedoria e conhecimentos sobre a matéria! No entanto, e porque estamos sempre a aprender, as tentativas seguintes resultaram em pão fofo e muito saboroso, um dos quais foi uma das estrelas que brilharam à mesa do jantar de Fim de Ano, o pão rústico de linguiça. Fica então a receita, muitíssimo básica e muito própria para principiantes como eu!!
Neste caso, porque era para levar para a festa, decidi cozer o pão no forno de modo a poder moldá-lo e dar-lhe uma forma mesmo rústica e caseira.


Ingredientes:
330ml de água morna (quase fria)
500g de farinha para Pão Rústico da Nacional
3 linguiças

Coloque a água e a farinha na cuba pela ordem indicada (é só seguir as instruções da embalagem) e ponha a decorrer o programa de massas levedadas.
Ligue o forno a 180º e coloque lá dentro um tabuleiro com água.
Quando o programa terminar retire a massa da cuba para uma superfície enfarinhada e espalme-a sem a amassar muito. Recheie com a linguiça cortada aos pedacinhos, feche e molde a massa dando-lhe a forma que desejar.Vai ao forno, sem retirar o tabuleiro com a água para que seja garantida a humidade necessária e vigiando regularmente até o pão estar cozido.

O cheiro é indescritível, então quentinho mmmmmm...:)

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Bolo-Pudim de Coco

Esta quadra de Natal e Final de Ano serve como mais uma desculpa para fazer aquela receita que me andava a apetecer há tanto tempo, mas que a culpa ainda não me tinha permitido preparar... Assim, com a motivação em mente de que estes pecadozinhos são muito importantes para a felicidade e sucesso das festividades, lá fui eu no dia 31 de manhã para a cozinha e transformei-a num cenário de guerra que durou até ao final da tarde, já com tudo pronto para levar para a festa de Reveillon. E claro, como todos os participantes estavam encarregues de preparar algum alguns pitéus :), o festim estendeu-se por todo o dia 1 com todas as barriguinhas bem refasteladas!

Ingredientes:
400g de açúcar
200g de coco ralado
0,5l de leite
4 gemas
4 ovos inteiros
40g de farinha
1 saqueta de açúcar baunilhado
1 colher de café de fermento
coco ralado q.b.
manteiga para untar
açúcar para polvilhar

Ligue o forno a 180º, unte uma forma com manteiga e polvilhe com açúcar. Bata as gemas com o açúcar, o açúcar baunilhado e junte os ovos inteiros até formar um creme. Incorpore o coco e a farinha peneirada com o fermento e desfeita no leite. Verta na forma, tape e coloque no forno em banho-maria cerca de 30 minutos. Quando estiver cozido retire do forno e deixe arrefecer dentro da forma e num tabuleiro com água fria. Desenforme e polvilhe com um pouco de coco ralado.

Fonte: Ligeiramente adaptado de  O livro de Pantagruel

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Cupcakes de Gengibre com Creme de Chocolate Branco e Mascarpone


Por aqui por estes lados, na semana que antecede o Natal o caos instala-se. É uma correria pelos presentes para este e para aquele e para o cão, o gato, o periquito e o filho do periquito... Enfim, não há pernas que aguentem os quilómetros e as multidões e os encontrões e as voltas aos parques de estacionamento... Mas eu ADORO!!!! Não há nada que eu não adore no Natal! E a véspera é o dia que mais gosto do ano todo!! Acordo com um espírito muito próprio, com as músicas e canções em banda sonora constante...
A ideia de fazer estes queques veio das bolachinhas de gengibre que vemos sempre nos filmes de Natal, os homenzinhos decorados, mas que por cá nunca se fizeram. Assim, depois de várias pesquisas e várias misturas o resultado foi este!

Ingredientes (18 queques):

Para a massa:
3 ovos
160g de açúcar amarelo
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de melaço
250g de farinha
10g de fermento
150g de manteiga amolecida
100ml de leite morno
1 colher de chá de gengibre
1 colher de chá de noz moscada
1 pitada de sal

Para a cobertura:
100g de chocolate branco
100g de queijo mascarpone
1/2 copo de shot de licor de avelãs (frangelico)
framboesas para decorar

Ligue o forno a 160º e prepare o tabuleiro de queques com formas de papel.
Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Junte o mel, o melaço e os ovos e continue a bater para combinar tudo muito bem. Peneire para o preparado metade da farinha previamente misturada com o fermento, o gengibre, a noz moscada e o sal e misture metade do leite morno. Bata muito bem e seguidamente peneire a restante farinha misturada e o restante leite morno, sem parar de bater.
Coloque o preparado sobre as forminhas de papel com a ajuda de uma colher de gelado para dosear bem as quantidades. Leve ao forno cerca de 25 minutos, retire e deixe repousar sobre uma grelha.
Para a cobertura, derreta o chocolate em banho-maria e seguidamente misture com o queijo e o licor de avelãs até formar um creme homogéneo. Decore os queques com este creme e finalize com uma framboesa sobre cada um.
Feliz Natal!!

Bolo de Chocolate com Frutos Silvestres

Mais um Natal que passou!! É a minha altura do ano preferida, adoro toda a magia que envolve a época Natalícia! Adoro as histórias e contos, os filmes, as músicas e canções, os enfeites, os presépios, as árvores... e como não podia deixar de ser, os festins e banquetes do Natal!!
Este ano queria fazer um bolo diferente mas com chocolate, que substituísse o tradicional tronco de Natal e que fosse exuberante e elaborado. Assim surgiu a ideia de fazer um Floresta Negra, mas como não gosto de cerejas em calda ou cristalizadas decidi fazer uma variação da receita original e transformei-a neste guloso bolo. O trabalho que dá é recompensado pelo resultado final!

Ingredientes:

Para a massa:
50g de cacau em pó
4 ovos
75g de manteiga amolecida
225g de farinha
250g de açúcar (usei amarelo)
50g de mel (1 + 1/3 colher de sopa)
100g de amêndoas moídas

Para o recheio e cobertura:
250ml de natas frias (coloque no frigorífico 24 horas antes)
75g de chocolate
framboesas q.b.
mirtilos q.b.
1 cálice de licor ginjinha para embeber o bolo
raspas de chocolate

Ligue o forno a 160º e unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha.
Bata os ovos com o açúcar, leve a banho-maria juntamente com o mel, sem parar de bater, até obter um creme e reserve.
Adicione a manteiga, bata um pouco e peneire a farinha juntamente com as amêndoas moídas e o cacau. Misture tudo muito bem e deite na forma. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos até a massa estar cozida.
Desenforme e deixe arrefecer totalmente numa grelha.
Bata as natas, junte-lhes o chocolate derretido e reserve.
Corte o bolo em três partes de igual espessura e comece a rechear as camadas: pincele primeiro o bolo com a ginjinha, espalhe um pouco do preparado de natas e disponha algumas framboesas e mirtilos. Por fim, cubra o bolo também com o creme, decore com os restantes frutos e com as raspas de chocolate.
Bom apetite! 

Fonte: adaptado de Paixão pelo Chocolate de Adriana Ortemberg, Círculo de Leitores
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...