Mostrar mensagens com a etiqueta Cozinha Indiana. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cozinha Indiana. Mostrar todas as mensagens

sábado, 28 de abril de 2012

Galinha com Pimenta do Sul da Índia

Para acompanhar o maravilhoso Dhal que partilhei no post anterior, escolhi este delicioso prato, cujo sabor agradavelmente apimentado combinou na perfeição e resultou numa refeição tipicamente indiana fantástica.
Para quem, como eu, é apaixonado pela gastronomia árabe, esta é uma sugestão que de certeza agradará:)

Ingredientes (2 pessoas):
(adaptada do livro "Sabores do Mundo: Índia" do Círculo de Leitores)
azeite q.b.
1 folha de louro
4 cravos-da-índia
1/2 colher de chá de sementes de cardamomo moídas
2 colheres de chá de pimenta preta acabada de moer
1 colher de café de gengibre seco
3 dentes de alho finamente picados
3 peitos de frango em pedaços
150ml de caldo de galinha (ou um cubo diluído na mesma quantidade de água)
1/2 colher de chá de açafrão das índias (curcuma)
1/2 lata de leite de coco (200ml)
sal q.b.
1 raminho de coentros frescos picados

Aqueça o azeite numa caçarola ou frigideira anti-aderente e quando estiver quente junte a folha de louro, os cravos-da-índia, as sementes de cardamomo moídas e a pimenta preta acabada de moer. Misture bem e frite durante cerca de 30 segundos sem parar de mexer. Adicione de seguida o gengibre, o alho e os pedaços de frango. Tempere de sal e cozinhe em lume médio, sem parar de mexer durante 5 minutos. Acrescente então o caldo de galinha, o açafrão, deixe levantar fervura, reduza a intensidade do lume e cubra com a tampa. Quando o frango estiver quase cozinhado, incorpore o leite de coco, deixe apurar um pouco e retire do lume.
Sirva de imediato polvilhado com os coentros picados.

Bom Apetite!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Um Dhal e uma Viagem

 A Vera do fantástico blogue "Hoje para Jantar" lançou-nos um aliciante desafio, "A Volta ao Mundo em 30 dias", que consiste em partilharmos uma receita de um país onde já estivemos, ou estamos e contarmos um pouco dessa nossa experiência.

Uma das coisas que mais me fascina no mundo da culinária é a descoberta de novos sabores e aromas, novas especiarias e novos ingredientes. Sou uma eterna apaixonada pela culinária da Ásia Oriental e o contato maior que tive com essa espantosa cultura foi durante a minha lua de mel, a qual me marcou não só pela enorme beleza do local, como pela gastronomia exótica e extremamente influenciada pela vizinha Índia.
Foi há dois anos, em 2010, que me casei e que decidimos optar por um destino onde pudéssemos os dois relaxar e ao mesmo tempo explorar algo que não conhecêssemos. Assim, lá elegemos as paradisíacas Maldivas, situadas em pleno oceano Índico e a 3 voos de distância do nosso piqueno Portugal. Foi a primeira vez que sentimos o tal "Jet lag", depois de 24 horas em viagem, tendo chegado lá completamente baralhadinhos das ideias! :)
A ilha onde ficámos, tal como muitas outras, era um resort, toda ela dedicada ao turismo e a alguns kilómetros de distância é que se situava a ilha mãe local. As paisagens, a praia, a água límpida e morna, a vegetação tropical e as próprias edificações são de uma enorme beleza, transmitindo mesmo a paz que por lá se procura.
Uma das coisas que mais me fascinou foram as águas, na margem, cobertas de tubarões e mantas bebés, que inicialmente nos deixaram amedrontados, mas que rapidamente percebemos que não se aproximavam de nós. Já durante a noite, todas as construções sobre a água se iluminavam, para que pudéssemos ver o que se passa dentro de água e era possível avistar espécies maiores dos tubarões a nadar silenciosamente, bem mais assustadores. Não era permitido nadar à noite por esse motivo, por precaução, pensamos nós, mas que obediente e diligentemente cumprimos!!!
A gastronomia foi também algo que muito me fascinou, típica da Ásia Meridional, com sabores fortemente condimentados e aromatizados. Todos os dias havia variadíssimos pratos de caril, masalas, tandooris e também caldos exóticos, com o sabor predominante a gengibre, que fizeram as delícias do meu marido! À sexta-feira foi-nos dito que era o dia da comida tradicional e foi no jantar desse dia que pela primeira vez comi um Dhal, um prato sem o qual uma refeição tipicamente indiana nunca está completa, sendo um dos pratos de base da alimentação de grande número de famílias e, portanto, indispensável a qualquer mesa. E foi precisamente esse prato que decidi partilhar aqui hoje, pois foi o que mais me marcou, não só pelo seu sabor especial, mas também pela forte presença na gastronomia local.

Ingredientes (2 pessoas):
(adaptada do livro "Sabores do Mundo: Índia" do Círculo de Leitores)

250g de lentilhas vermelhas (sem casca)
1,2 litros de água
1/2 colher de café de curcuma (açafrão das índias)
1 colher de chá de gengibre fresco ralado (ou 1 de café de gengibre em pó)
2 colheres de chá de azeite
3 dentes de alho finamente picados
2 colheres de chá de sementes de cominhos
2 colheres de chá de sementes de mostarda amarela
1 colher de sopa de cominhos em pó
1 colher de chá de sementes de coentros
1 malagueta vermelha fresca (ou 1 seca pequenina)
1/2 lata de leite de coco
1 raminho de coentros frescos picados
sal q.b.

Para acompanhar:
uma medida de arroz basmati
2,5 medidas de água a ferver
sal q.b.

Ponha as lentilhas a cozer numa panela com a água, a curcuma e o gengibre e leve à fervura. Baixe a intensidade do lume e cozinhe cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. Se precisar, junte mais água, pois absorve bastante. Findo este tempo, tempere de sal e reserve.
Entretanto, moa as sementes de coentros num almofariz até as reduzir a pó.
Aqueça o azeite numa pequena frigideira anti-aderente e, quando estiver quente, acrescente o alho picadinho, as sementes de cominhos e as de mostarda, bem como os cominhos em pó e as sementes de coentros moídas e, por fim, a malagueta. Ponha em lume forte durante 2 minutos, sem parar de mexer e em seguida junte este preparado à panela das lentilhas. Mexa bem, acrescente o leite de coco, metade dos coentros frescos picados e aqueça novamente, para apurar, em lume muito brando, mais 5 minutos.
Sirva de imediato polvilhado com os restantes coentros frescos picadinhos e acompanhado de um arroz basmati simplesmente cozido em água temperada de sal.

Bom Apetite!
Deixo também esta música que era uma das que estavam sempre a tocar pelo resort :)

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Caril Verde de Choco e Camarão


Adoro experimentar vários tipos de cozinha seja de que cultura for, gosto de provar novos sabores, descobrir novos ingredientes e tenho uma paixão por especiarias. A minha mãe há alguns anos ofereceu-me uma colecção de livros de culinária com vários tipos de cozinhas do mundo e esta receita foi adaptada do livro da Índia. Originalmente é confeccionada com galinha, mas apeteceu-me fazer com choco e em muito boa hora, pois o resultado foi fantástico!

Ingredientes (3 pessoas):
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1 pedaço de gengibre fresco do tamanho de um polegar
1 raminho de coentros frescos
1 raminho de hortelã fresca
1 malagueta vermelha fresca*
sementes de duas vagens de cardamomo
2 colheres de chá de cominhos em pó
2 colheres de chá de sementes de coentros
1 colher de chá de açúcar mascavado escuro
400 ml de leite de coco (1 lata)
1 choco grande limpo cortado em cubos - cerca de 600g 
1 + 1/2 chávena de miolo de camarão médio congelado
sal q.b.
pimenta preta de moinho q.b.
azeite q.b.**
coentros frescos picados para polvilhar no fim

Num processador de alimentos (ou liquidificador) coloque o alho picado, o gengibre descascado, os ramos de coentros e hortelã frescos, a malagueta, os cominhos em pó e o açúcar mascavado. Num almofariz moa as sementes de cardamomo e as sementes de coentros para libertar os aromas, juntando de seguida aos restantes ingredientes. Acrescente o leite de coco e triture tudo até obter uma mistura uniforme. Reserve.
Num wok ou caçarola anti-aderente coloque um fio de azeite e refogue a cebola. Acrescente os pedaços de choco e deixe cozinhar um pouco. Junte o miolo de camarão e tempere de sal e pimenta acabada de moer. Cozinhe cerca de 10 minutos, vigiando sempre. Adicione a mistura de leite de coco, reduza a intensidade do lume e cubra com a tampa, deixando apurar durante mais 10 ou 15 minutos, até o choco estar tenro.
Sirva polvilhado com os coentros frescos picados.
Acompanhei com este arroz e com estes tomates.

* Se se quiser reduzir a quantidade de picante neste prato deve-se limpar as sementes da malagueta. Pode-se também optar por malagueta verde, que é uma variedade menos intensa.
** O ideal seria utilizar óleo de girassol, pois possui um sabor mais neutro do que o azeite, mas neste caso garanto que não fará diferença.

Fonte: Ligeiramente adaptado de Fresh Indian de Sunil Vijayakar - Colecção Sabores do Mundo, Círculo de Leitores

Arroz Aromático com Ervilhas


Este arroz é um acompanhamento perfeito para qualquer prato de caril, se desejarmos algo mais elaborado do que o simples arroz basmati cozido.

Ingredientes (3 pessoas):
1 chávena de arroz basmati
2 chávenas de água a ferver
1 cravinho
3 vagens de cardamomo
1 pau de canela
1 cebola pequena picada
1/2 colher de chá de garam masala
1/2 colher de chá de endro seco
1 chávena de ervilhas congeladas
sal q.b.
óleo de girassol q.b.*

Coloque um fio de óleo num tacho e aqueça, juntamente com o pau de canela, o cravinho e as vagens de cardamomo grosseiramente esmagadas, em lume médio durante dois minutos. Acrescente a cebola e cozinhe até esta amolecer, mexendo sempre. Junte o arroz, o endro e o garam masala e mexa por forma a misturar bem todos os sabores. Adicione a água e as ervilhas, tempere de sal e assim que começar a ferver tape o tacho e reduza o lume para o mínimo. Deixe cozinhar cerca de 15 minutos sem abrir a tampa e desligue.

* Pode-se utilizar azeite, mas o óleo de girassol é o mais indicado neste tipo de receitas porque possui um sabor muito neutro, não se sobrepondo nem alterando o sabor das especiarias utilizadas.

Fonte: Ligeiramente adaptado de Fresh Indian de Sunil Vijayakar - Colecção Sabores do Mundo, Círculo de Leitores

Tomates Assados com Masala


Este prato bastante condimentado e picante serviu de acompanhamento a um jantar típico da cozinha indiana que preparei para mim e para o meu marido. Pode ser também apresentado como entrada.

Ingredientes (3 pessoas):
600g de tomates de cacho madurinhos
1 colher de chá de garam masala
1 colher de chá de sementes de coentros
1 pitada a gosto de piri-piri em pó
1 limão
azeite q.b.
sal q.b
pimenta preta moída no momento
1 raminho de coentros frescos
1 raminho de hortelã fresca

Corte os tomates ao meio e disponha-os num tabuleiro de forno com as faces cortadas voltadas para cima. Moa num almofariz as sementes de coentros para libertar o seu aroma e polvilhe sobre os tomates, juntamente com o garam masala, o piri-piri e por fim o sumo do limão. Regue com um fio de azeite e tempere com sal e a pimenta de moinho. Coloque no forno pré-aquecido a 220º no grill e deixe assar até a superfície dos tomates se apresentar tostada e estes ficarem moles. Retire e polvilhe com os coentros e a hortelã picados.

Fonte: Adaptado de Fresh Indian de Sunil Vijayakar - Colecção Sabores do Mundo, Círculo de Leitores
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...