Quando vi o tema desta 9ª edição do "Convidei para Jantar", lançada pela anfitriã Marmita, que nos desafia a convidar uma cidade ou país do nosso coração, toda a minha atenção se focou numa e somente nesta pequena manchinha do mapa português.
Pois não podia ser outra cidade senão Tomar.
Decorria o ano de 2003 quando num certo dia do mês de Dezembro, pela primeira vez, conduzi até essa bela terra com a intenção de jantar com aquele que hoje é o meu marido.
Na minha barriga voavam mil e uma borboletas que me faziam oscilar entre o nervosismo e o entusiasmo de o voltar a ver. Afinal, era tudo muito recente!
Nunca mais me esqueci da ementa escolhida e nunca mais me esqueci do copo de água que, sem querer, despejei por mim abaixo, por mero erro de cálculo quando o ía para beber, e que me deixou tremendamente encarnada.:)
Bem, a verdade é que depois disto ele não fugiu e este foi o primeiro de muitos jantares partilhados durante todos estes anos na bela cidade de Tomar, pois antes de casarmos cada um vivia na sua cidade, apenas nos encontrando ao fim de semana, que alternávamos entre uma e outra morada.
E assim escolhi esta pequena pérola ribatejana, pois foi por lá que cresceu e viveu o tal que me veio roubar o coração, o meu cavaleiro andante, qual templário de armadura brilhante!
Quem visita a cidade de Tomar não pode deixar de ir explorar o Convento de Cristo, classificado património mundial pela UNESCO e inserido dentro das muralhas do Castelo dos Templários, cuja construção se iniciou em 1160 por Dom Gualdim Pais, mestre da Ordem do Templo e fundador da cidade. Este complexo monumental abrange ainda a Mata dos Sete Montes, um local pleno de paisagem histórica.
Também digno de referência é o Aqueduto dos Pegões, edificado para abastecimento do Convento, e a encantadora igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Já em pleno centro, ninguém fica indiferente à magnífica paisagem do rio Nabão com a ponte romana que o atravessa, nem tão pouco à roda hidráulica do Mouchão e ao lindo Parque da Cidade. Por aqui se encontra também a Praça da República com a bonita Igreja de São João Baptista, o monumento ao Cavaleiro Templário, Dom Gualdim Pais, e os Passos do Concelho. Mais informação aqui, aqui e aqui.
E claro, é imperdível a maravilhosa Festa dos Tabuleiros, uma festa que se realiza de quatro em quatro anos e culmina com um imponente cortejo, onde desfilam inúmeros tabuleiros que representam as dezasseis freguesias da cidade. Estes tabuleiros são transportados à cabeça por raparigas vestidas a rigor, devendo a sua altura ser a mesma delas, e são constituídos por trinta pães enfiados em cinco ou seis canas que partem de um cesto de vime ou verga, rematados ao alto por uma coroa encimada pela Pomba do Espírito Santo ou pela Cruz de Cristo. São ainda enfeitados por flores e espigas de trigo e podem atingir mais de 20 kg de peso!
Imaginem só transportar este peso pelos 5km de percurso, com as paragens características dos cortejos e os humores meteorológicos da natureza!!
As raparigas são sempre acompanhadas por um rapaz, que lhes dá apoio e, caso seja necessário, transporta sobre o ombro o tabuleiro. Mais sobre a festa aqui.
E é uma verdadeira maravilha que trouxe do blogue da querida Duxa, um espaço cheiinho de receitas de fazer crescer água na boca!
Este brioche quentinho é qualquer coisa de divino, um caracol destes devora-se num abrir e fechar de olhos, tempo suficiente para se sonhar com o seguinte!
Brioche com Recheio de Açúcar e Canela, Passas e Amêndoa
(receita original aqui)
Ingredientes:
Para a Massa:
250g de leite ligeiramente morno
100g de margarina amolecida (usei vaqueiro)
2 ovos ligeiramente batidos
1 colher de sopa de essência de baunilha
50g de açúcar
1 colher de chá de sal
660g de farinha de trigo T65
1 saqueta de fermento (são necessários cerca de 6g, ou seja, em algumas marcas é meia saqueta)
Para o recheio:
Margarina q.b. com a consistência de pomada
açúcar amarelo q.b.
Canela em pó q.b.
Passas e amêndoas palitadas q.b
1 ovo ligeiramente batido para finalizar
Preparação da Massa:
Na MFP - Coloque na cuba os ingredientes pela ordem indicada e programe a máquina para massas levedadas.
Método Tradicional - Coloque a farinha numa tigela, faça-lhe uma cova no centro e junte o fermento previamente dissolvido no leite, a manteiga amolecida cortada em cubinhos, os ovos, a baunilha, o açúcar, o sal e amasse tudo muito bem até a massa se descolar das paredes. Polvilhe com um pouco de farinha e leve a massa a levedar cerca de 1h em local soalheiro e tapada com um pano grosso.
Unte uma forma de mola (26cm) com manteiga e polvilhe com farinha.
Divida a massa em duas partes e estenda cada uma delas sobre uma superfície enfarinhada, formando dois retângulos.
Barre cada um deles com a margarina e polvilhe com o açúcar amarelo, a canela, as passas e as amêndoas a gosto.
Enrole com cuidado como se faz com as tortas e pincele cada um dos rolos com o ovo ligeiramente batido. Com uma faca bem afiada corte "fatias" com cerca de 3 dedos de espessura e disponha-as com o interior voltado para cima na forma, começando do centro para fora e bem juntas umas das outras. Possivelmente não irá encher toda a forma até às extremidades, mas não há problema, a massa ainda vai crescer e acabar por ocupar esse espaço. Pincele a superfície com o que restar do ovo batido.
Tape a forma com um pano e deixe levedar cerca de 30 minutos, ou até a massa dobrar de volume. Eu liguei o forno no mínimo (40ºC) durante cinco minutos, desliguei e coloquei a massa a levedar lá dentro, retirando passados 20 minutos.
Ligue o forno a 180ºC e coloque um tabuleiro com água no interior, para garantir a humidade durante a cozedura.
Quando atingir a temperatura desejada, leve a massa a cozer cerca de 25 minutos, tendo o cuidado de cobrir a forma com uma folha de papel de alumínio nos primeiros 15 minutos, destapando depois para dourar a superfície do brioche.
Quando estiver cozido (faça o teste do palito), retire do forno e se gostar de um acabamento brilhante pincele com geleia de marmelo ou mel, enquanto ainda estiver quente. Eu não o fiz, pois gosto só assim.
É uma autêntica delícia!!