domingo, 6 de novembro de 2016
Gyros de Frango com Tzatziki e Salada Grega
domingo, 17 de janeiro de 2010
Salada de Batatas com Azeitonas e Alcaparras
- 500 g de batatas
- 3 tomates italianos
- 50 g de azeitonas pretas (tipo portuguesa)
- 2 colheres de café de alcaparras
- 1 colher de sobremesa de mostarda
- 4 colheres de sopa de azeite extra-virgem
- 2 colheres de sopa de vinagra balsâmico
- sal grosso moído, a gosto
- pimenta do reino preta moída, a gosto
- ramos de alecrim fresco
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Ano novo: Patê de Cottage e Manjericão e Salada do Churrasco's
- 250 g de queijo cottage
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
- 1/4 colher de chá de sal
- 1/2 xícara de folhas de manjericão
Modo de Fazer:
Bata todos os ingredientes no processador até obter uma pasta homogênea. Conserve na geladeira até a hora de servir.
Como fez muito calor no dia 31, preparei esta salada (que é servida no restaurante Churrasco's) para acompanhar o pernil.
Ingredientes:
- 4 pés de alface romana
- 1 maço de rúcula
- 100 g de tomate cereja
- 2 cenouras médias
- 70 g de bacon defumado em cubos
- Batata palha - a gosto
Para o molho:
- 1 colher de chá de mostarda
- Suco de 1/2 limão
- 4 colheres de sopa de azeite de oliva
- Pimenta do reino preta, moída na hora - a gosto
- Sal grosso, moído na hora - a gosto
Modo de fazer:
Lave a alface e a rúcula. Seque, e corte as folhas em tirinhas. Despreze os talos das folhas de rúcula. Corte o tomate cereja em cubos. Rale as cenouras. Frite o bacon até que esteja bem dourado. Reserve. Prepare o molho da salada: misture todos os ingredientes, e prove. Retifique o sal e a pimenta, se necessário. Junte os ingredientes da salada. Regue com o tempero, e acrescente o bacon e a batata palha apenas na hora de servir.
terça-feira, 22 de julho de 2008
Salada de Berinjela, Tomate e Queijo Branco da Patricia
Essa salada é mais uma das delícias da Patricia. A salada é tão boa, que me converteu em apreciadora de berinjelas (eu realmente só comecei a comer berinjela depois de provar esta receita)! ;D
- 1 berinjela grande
- 2 tomates italianos
- 100 g de queijo branco (Minas Frescal)
- Manjericão fresco
Para o molho:
- 2 dentes de alho cortados em pedaços pequenos
- 6 colheres de sopa de azeite de oliva
- Orégano seco (a gosto)
- Sal grosso moído na hora (a gosto)
- Pimenta do reino moída na hora (a gosto)
Corte a berinjela em rodelas médias. Deixe de molho em água fria por 6 horas para tirar o ardido. Escorra bem. Tempere as rodelas de berinjela com sal grosso moído na hora. Pincele ambos os lados de cada rodela de berinjela com azeite de oliva. Aqueça uma frigideira anti-aderente. Grelhe ambos os lados da berinjela. Retire do fogo, e reserve. Corte os tomates em rodelas médias. Corte o queijo branco em rodelas de 0,5 cm de espessura (eu usei um cortador de biscoitos para fazer isso; caso contrário, cada rodela sairia de um tamanho diferente. ;D). Num prato grande, monte a salada. Comece com uma rodela de berinjela; a seguir, coloque uma rodela de queijo branco; cubra com uma rodela de tomate, e para finalizar, enfeite com o manjericão. Misture todos os ingredientes do molho numa tigela pequena, e deixe descansar por uns 10 minutos para pegar bem o gosto. Regue a salada com o molho (eu peneirei o molho para não ficar "conversando" com o alho), e sirva.
Enjoy!
Peço desculpas por estar sumida dos blogs amigos! Já comecei no emprego novo, e estou fazendo malabarismo para dar conta de dois trabalhos, família, casa (que está em reforma) e pets... Espero voltar ao ar logo!
domingo, 13 de julho de 2008
Salada Grega
A inspiração saiu daqui.
Ingredientes:
- 1 pepino japonês
- 2 tomates italianos maduros
- 1 cebola roxa
- Azeitonas portuguesas (a gosto)
- Queijo coalho
- Orégano
- Sal grosso moído na hora (a gosto)
- Azeite de oliva (a gosto)
- Vinagre de vinho branco (a gosto)
Lave os pepinos e os tomates. Corte a cebola em rodelas finas, e deixe de molho em água e vinagre para que fique com um gosto mais suave. Corte os tomates e o queijo coalho em cubos médios. Corte o pepino em rodelas médias. Escorra as rodelas de cebola, e reserve. Misture o pepino, os tomates, as azeitonas e a cebola numa tigela. Tempere com sal grosso moído na hora, e deixe descansar por 15 minutos. Acrescente os cubos de queijo. Numa tigela a parte, misture o vinagre de vinho branco, o azeite e o orégano. Regue a salada com este molho. Acrescente mais azeite, caso necessário.
Bom apetite!
segunda-feira, 7 de julho de 2008
Hommus Bi Tahine e Tabouleh
Ingredientes do hommus*:
- 2 xícaras de grão-de-bico seco
- 1 dente de alho
- 6 colheres de sopa de tahine
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- Sal grosso moído na hora (a gosto)
- Páprica doce (não utilizei)
- 1 pitada de bicarbonato de sódio
- Azeite de oliva (a gosto)
- Salsinha picada (para decorar - não usei)
Deixe o grão de bico de molho por 8 horas numa tigela cheia de água fria com a pitada de bicarbonato de sódio (é ele que fará as cascas do grão de bico se soltarem com facilidade na hora de descascar). Descasque os grãos. Cozinhe o grão de bico em 6 xícaras de água fervente por 50 minutos, ou até que esteja bem macio. (Eu usei a panela de pressão.) Escorra, e reserve uma parte da água do cozimento. Reserve alguns grãos de bico inteiros para decorar. No pilão, soque o dente de alho com uma pitada de sal grosso moído na hora. No liqüidificador, bata o grão de bico cozido, o alho socado, o sal, o suco de limão e o tahine. Bata até obter uma pasta lisa e homogênea. Caso esteja muito grosso, adicione um pouco da água do cozimento que foi reservada. Coloque numa travessa. Decore com a salsinha picada, os grãos de bico inteiros, a páprica doce e azeite de oliva. Sirva com pão sírio. Conserve na geladeira.
*Como rende muito, fiz apenas meia receita.
Ingredientes do tabouleh*:
- 4 tomates italianos firmes
- 1 cebola pequena
- 1 xícara de trigo fino para quibe
- 2 talos de cebolinha verde (não usei)
- 1 maço pequeno de hortelã
- 1 1/2 xícara de salsinha picada
- 1 pepino japonês
- 4 colheres de sopa de azeite de oliva
- 4 colheres de sopa de suco de limão
- Pimenta doce síria (opcional - não utilizei)
- Sal grosso moído na hora (a gosto)
Numa peneira, lave bem o trigo. Deixe-o de molho em água fria por 15 minutos. Corte os tomates ao meio. Retire as sementes, e pique-os em cubinhos. Descasque o pepino. Remova o miolo com as sementes. Corte também em pequenos cubos. Pique a cebola, a hortelã, a salsinha e a cebolinha. Coloque numa tigela. Junte os cubos de pepino e tomate. Misture bem. Escorra bem o trigo, de forma a eliminar a maior quantidade possível de água. Adicione o trigo à salada que está na tigela. Misture novamente. Prepare o tempero num recipiente a parte: misture o azeite, o sal, a pimenta doce e o sumo de limão. Mexa bem. Regue a salada com este tempero. Sirva com folhas de alface, pão sírio, hommus bi tahine e/ou coalhada seca.
*Dica do Cintra: "A salada pode ser preparada com antecedência. No entanto, deixe para temperar apenas um pouco antes de servir, pois o sal fará com que os ingredientes soltem muita água. "
terça-feira, 22 de abril de 2008
Lombo Assado Embrulhado em Bacon da Sandra com Salada de Beterrabas da Valentina
- 1 peça de lombo de porco (a minha pesava 1,2 kgs e tinha uma boa capa de gordura)
- Sal grosso moído na hora
- Pimenta do reino preta, moída na hora
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- Ramos de alecrim fresco (a gosto)
- 250g de bacon
- 1 copo americano de vinho branco seco
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Tempere o lombo com o sal grosso moído e com a pimenta do reino moída na hora. Numa panela grande, aqueça o azeite de oliva. Frite o lombo de todos os lados, até que fique bem dourado (aproximadamente 10 minutos). Retire do fogo, e reserve. Lave e seque os ramos de alecrim. Esfregue o alecrim picado no lombo de porco. Enrole a carne com as fatias de bacon (sobrepondo ligeiramente as fatias). Regue com um pouco de vinho branco, e asse em forno médio, regando de vez em quando com o suco que o lombo vai soltar e com o restante do vinho branco. (Eu assei o lombo por cerca de 40 minutos.)
Eu servi o lombo com arroz branco, farofa e com a salada de beterrabas assadas da Valentina. Este nome já é garantia que esta receita é excelente! Não tinha todos os ingredientes da receita original em casa, por isso fiz algumas adaptações e subsituições. Não deixem de fazer esta salada: a textura das beterrabas assadas é incrível, e o sabor incomparável!
Ingredientes da salada: (a receita original está aqui):
- 1 maço de rúcula
- 2 beterrabas médias (lavadas)
- 5 colheres de sopa de azeite de oliva
- sal grosso moído na hora (a gosto)
- 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
- 2 colheres de sopa de suco de laranja fresco
- raspas de 1/2 laranja
- 1 punhado de amêndoas
- 1 laranja cortada em pedaços pequenos e finos
Pré-aqueça o forno a 180º C. Lave e seque as beterrabas, a laranja e as folhas de rúcula. Coloque as beterrabas inteiras num refratário raso, e regue com uma colher de sopa de azeite e uma colher de sopa de água. Revista as beterrabas com essa mistura, cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno. Asse até que as beterrabas estejam macias (as minhas demoraram cerca de uma hora). Tire do forno, e reserve. Quando as beterrabas estiverem frias, descasque-as, e corte-as em rodelas. Prepare o molho da seguinte forma: junte o azeite restante com o vinagre e com o suco de laranja. Acrescente as raspas de laranja e o sal. Misture bem. Monte a salada: as folhas de rúcula ficam por baixo, depois vem as rodelas de beterraba, por cima ficam os pedaços de laranja e as amêndoas. Regue com o molho, e sirva imediatamente.
*O Açúcar com Canela vai fazer um pequeno break: viajo amanhã, e volto na próxima semana. See you then!
sexta-feira, 28 de março de 2008
Brandade de Bacalhau com Salada de Folhas Verdes e Tapenade de Azeitonas
Eu e o meu marido (como bons descendentes de portugueses) somos loucos por bacalhau. A Ana é testemunha desta paixão. Quando estivemos em Cascais, experimentamos a brandade de bacalhau.
A brandade de morue é um prato típico da região de Nimes, na França.
Encontrei esta receita do Alex Atala na Internet, e preparei o prato para servir como entrada no almoço de Páscoa.
Ingredientes para 4 pessoas (receita tirada daqui):
- 400 g de batata
- 200 g de creme de leite
- 100 g de manteiga
- 100 ml de leite
- 2 dentes de alho inteiro
- 300 g de bacalhau desfiado demolhado
- Azeite de oliva extravirgem
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Na véspera, deixe as lascas de bacalhau de molho. Troque a água ao menos 4 vezes. Reserve. Lave e descasque as batatas; corte-as em pedaços. Cozinhe numa panela média até que as batatas fiquem macias (Eu coloquei uma colher rasa de sobremesa de sal na água do cozimento.) Passe as batatas cozidas pelo espremedor. Volte as batas espremidas para a panela, e acrescente o creme de leite, a manteiga e o leite. Misture bem até que forme um purê bem homogêneo. Em outra panela, aqueça o azeite de oliva e junte o alho. Quando começar a sentir o perfume do alho, retire-o da panela, e adicione o bacalhau demolhado. Mexa; cozinhe por alguns minutos. Acrescente o purê de batatas, e tempere com sal e pimenta do reino. Monte a brandade em refratários pequenos, e reserve. Na hora de servir, aqueça em banho-maria.
Montei a salada em volta da brandade de bacalhau. Por cima da salada, coloquei as torradinhas com a tapenade de azeitonas verdes.
Ingredientes da salada:
- 2 pés de alface romana
- 3 tomates italianos cortados em cubos
- 4 ciabattas pequenas, cortadas em quadrados para as torradas
Para o molho da salada, misturei os seguintes ingredientes:
- azeite de oliva
- sal
- mostarda
- vinagre de vinho branco
Ingredientes da tapenade de azeitonas verdes:
- 18 azeitonas verdes (sem caroços)
- 4 filés de anchova de boa qualidade
- 1 colher de chá de alcaparras
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
Junte todos os ingredientes no processador, e bata até obter uma pasta cremosa e consistente.
segunda-feira, 24 de março de 2008
Caesar Salad do Jamie Oliver
- 1 quilo de coxas e sobrecoxas de frango, com pele
- 1/2 limão
- sal grosso moído na hora, a gosto
- pimenta do reino preta moída na hora, a gosto
- ramos de alecrim
- azeite de oliva, a gosto
- 4 fatias de bacon
- 2 pães ciabatta
- 2 pés de alface romana
Para o molho:
- 1/4 de dente de alho
- 3 filés de anchovas
- suco de 1/2 limão
- azeite de oliva
- queijo parmesão ralado na hora, a gosto
- 1 colher de sopa de creme de leite fresco
- Sal e pimenta, se necessário (eu não usei)
Unte um refratário com azeite de oliva. Pré-aqueça o forno a 200º C. Lave os ramos de alecrim. Tempere o frango com suco de limão, sal grosso moído e pimenta do reino a gosto, azeite de oliva e os ramos de alecrim. Leve ao forno até que o frango comece a dourar. Enquanto o frango assa, corte as ciabattas em pedaços para os croutons, e reserve. (Eu cortei em pedaços médios como o Jamie Oliver fez na TV.) Lave as folhas de alface, e reserve. Enquanto o frango assa, prepare o molho. Soque o alho e as anchovas num pilão. Junte o creme de leite fresco, e mexa. Acrescente o suco de limão espremido na hora e o azeite. A proporção é de 3 partes de azeite para 1 parte de ácido (limão ou vinagre). Rale o queijo, e adicione à mistura. Mexa bem, prove e retifique o sal, se necessário. Reserve o molho.
Retire do forno. Corte o frango em pedaços, e monte a salada. Por baixo, ficam as folhas de alface, depois vêm os pedaços de frango e os croutons, por fim, regue com o molho. Sirva imediatamente.
Enjoy!
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008
Tomates Assados
Ingredientes:
- 6 tomates italianos
- 6 dentes de alho
- 1 colher de chá de sal grosso moído
- 1/2 colher de chá de açúcar
- ramos de manjericão
- azeite de oliva extra-virgem
Lave os tomates; remova o olhinho, e corte-os ao meio. Aperte os tomates levemente para remover as sementes. Unte uma travessa com azeite. Arrume os tomates com o lado cortado para cima. Misture o sal e o açúcar. Tempere os tomates com esta mistura. Coloque os dentes de alho com casca entre as metades de tomate. Regue com azeite a gosto. Arrume os ramos de manjericão por cima dos tomates. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura alta por 30 minutos. Retire, e escorra o líquido que se formou na travessa com cuidado. Reserve o líquido. Volte a travessa para o forno, e asse por mais 20 minutos em temperatura média. Regue com mais azeite se necessário. Novamente, escorra o líquido que se formou na travessa, e reserve-o. Vire os tomates para que as peles fiquem para cima. Asse por mais 20 minutos em temperatura baixa. Desligue, e espere os tomates esfriarem. Remova a pele deles, e retire as cascas dos dentes de alho. (O alho fica bem suave quando é preparado desta forma.) Retifique o tempero e regue com mais azeite, se necessário. Retire os ramos de manjericão, e substitua-os por outras folhas frescas.
Sirva como acompanhamento, antepasto, salada ou ingrediente para sanduíches. Esses tomates podem ser usados para preparar molhos. Eles se conservam por até 7 dias em geladeira. O líquido reservado pode ser usado para dar mais sabor e textura aos molhos.
Enjoy!
sexta-feira, 28 de dezembro de 2007
Salada de Lentilhas com Alcachofrinha
- 1 xícara de lentilhas cozidas (sem sal)
- Corações de alcachofra em conserva cortados ao meio
- 1 cebola vermelha cortada em rodelas finas
- 1 xícara de ervas frescas picadas (manjerona, ciboulette, orégano fresco, salsinha crespa)
- 1 xícara de manjericão verde e roxo (folhas inteiras)
- azeitonas portuguesas (inteiras)
Molho:
- sal
- 1 colher de sopa de vinagre branco
- 1/4 xícara de azeite de oliva
- pimenta do reino moída
Cozinhe as lentilhas na panela de pressão só com água para que não endureçam. Escorra, deixe esfriar e reserve. Numa tigela a parte, bata os ingredientes do molho com um fouet até que fique uma mistura cremosa. Misture as lentilhas com este molho. Junte a alcachofra e a cebola em rodelas. Acerte o tempero. Junte as azeitonas e as ervas à salada. Sirva a seguir.
sábado, 1 de dezembro de 2007
Salada Italiana de Tomates
- 2 tomates italianos bem vermelhos
- 3 colheres de azeite de oliva
- 2 dentes de alho
- 1 embalagem de tomates perinha e tomates cereja
- Folhas de manjericão verde miúdo
- Sal grosso moído
- Pimenta do reino
- Mussarela de búfala (cerejinhas)
Corte os tomates italianos ao meio. Remova as sementes. Corte os tomates em cubos. Pique o alho em pedaços grandes (se alguém não gostar, fica fácil de tirar). Aqueça o azeite de oliva numa panela pequena, e junte os pedaços de alho. Espere perfumar. Adicione o tomate picado e refogue muito rapidamente. Retire do fogo, passe para uma travessa, e tempere com o sal e a pimenta do reino moída. Regue com mais azeite, acerte o sal e reserve. Corte os tomates perinha em 4, e os tomates cereja no meio. Corte as bolinhas de mussarela de búfala em 4 também. Disponha os tomates cortados e o queijo na travessa onde a salada será servida. Espalhe as folhas de manjericão por cima, e regue com o molho de tomates, azeite e alho. Acerte o sal e a pimenta do reino. Regue com um pouco mais de azeite. Conserve em geladeira. Este prato pode ser servido como salada, acompanhamento ou antepasto. Ele fica ainda mais saboroso quando preparado com antecedência.
Nem preciso dizer que ficou fantástico com pão italiano, né?
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
Berinjela ao Forno
- 1 berinjela média
- 2 tomates italianos
- 1 dente de alho picado
- ramos de tomilho
- sal grosso moído
- azeite de oliva
Corte a berinjela em rodelas finas. Deixe de molho em água gelada por algumas horas para tirar o amargo. Corte o tomate em rodelas finas, e pique o alho em pedaços não muito pequenos (assim quem não gosta, pode retirá-lo com facilidade). Unte uma travessa refratária com um pouco de azeite de oliva, e cubra com a berinjela, o tomate e o alho. Tempere com o sal grosso moído. Regue com azeite de oliva, e espalhe os ramos de tomilho. Asse em forno médio até que a berinjela fique macia. Se necessário, regue com mais azeite de oliva.
Este prato pode ser servido quente ou frio. Depende do gosto de cada um...
sábado, 17 de novembro de 2007
Abobrinha diferente
- 2 abobrinhas italianas
- 1 tomate italiano
- 1 dente de alho
- lascas de queijo parmesão de boa qualidade
- azeite de oliva (quantidade a gosto)
- sal (quantidade a gosto)
- folhas de manjericão (quantidade a gosto)
Corte as abobrinhas em rodelas finas. Retire as sementes do tomate, e pique-o em pedaços pequenos. Descasque o dente de alho, e corte-o em fatias bem finas. Lave e seque as folhas de manjericão. Tempere a abobrinha e o tomate com sal a gosto. (Eu uso sal grosso moído na hora. Acho o sal grosso moído mais saboroso e menos agressivo ao paladar. Pode-se moer o sal grosso no processador, e guardá-lo em recipiente fechado para usar no dia a dia.) Aqueça o azeite de oliva levemente. Junte a abobrinha, o tomate, o alho fatiado e algumas folhas de manjericão. Mantenha no fogo médio apenas até que a abobrinha fique macia. (Não cozinhe demais para não ficar molenga.) Retire do fogo, e deixe esfriar. Adicione as lascas de parmesão e mais algumas folhas de manjericão. Retifique o sal, se necessário. Regue com mais azeite, e sirva frio.
Esse prato pode ser servido como salada ou como antepasto. Nós já comemos dois jeitos, e ambos foram aprovados. Pessoalmente, eu gostei mais de comer esta abobrinha com pão italiano... :D
Bom final de semana!