Mostrando postagens com marcador sobremesa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador sobremesa. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate da Rita Lobo





Meus filhos são loucos por bolo caseiro. O caçula ama bolo de cenoura. Por conta da correria do cotidiano, acabo baking menos do que gostaria. Como o tempo é curto, as receitas precisam ser práticas e rápidas. Essa é da Rita Lobo.

A receita foi tirada daqui.

Ingredientes do bolo:

  • 3 cenouras grandes
  • 4 ovos caipiras
  • 1 xícara de chá de óleo de girassol
  • 1 1/2 xícaras de açúcar orgânico
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó químico
  • 1 colher de chá de manteiga + um pouco de farinha para untar a forma
Ingredientes da cobertura de chocolate (adaptada ao gosto da família):

  • 1/2 xícara de chocolate em pó
  • 1/3 xícara de açúcar baunilhado
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 1/2 xícara de leite
Modo de preparo do bolo:

Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte e enfarinhe uma forma redonda de 23 cm de diâmetro e 7 cm de altura (eu usei uma forma de pudim grande). Peneire a farinha, o sal e o fermento. Misture os ingredientes secos com cuidado e reserve. Lave as cenouras, descasque-as e descarte as extremidades.

Quebre os ovos (um a um para se certificar que estão bons). Coloque os ovos, as cenouras, o óleo e o açúcar no liquidificador. Bate até obter uma mistura homogênea (aproximadamente 5 minutos). Junte a mistura do liquidificador aos ingredientes secos (farinha, fermento e sal). Misture delicadamente até obter uma massa lisa e homogênea. Asse por cerca de 50 minutos, e faça o teste do palito. Se sair limpo, o bolo assou e está pronto para ser retirado do forno. Caso contrário, asse por mais alguns minutos. Deixe esfriar o por 15 minutos antes de desenformar. 

Modo de preparo da cobertura:
Leve o leite, chocolate em pó, açúcar e manteiga ao fogo (médio) numa panela pequena. Mexa sem parar até ferver. Quando ferver, abaixe o fogo e continue mexendo até a calda engrossar (mais ou menos 4 minutos). Regue o bolo (frio e desenformado) com a calda quente

sábado, 13 de agosto de 2016

Sorbet de Framboesa

Quando eu era pequena, não conseguia entender quando alguém dizia que não suportava o calor do verão. Como assim? Para mim, o verão era aquela época mágica do ano quando eu podia ir à praia, entrar na piscina todo santo dia, e tomar muito sorvete para dar aquela refrescada básica. O horário de verão era um grande amigo, pois o fato de ficar claro até mais tarde significava andar de bicicleta por mais tempo... (Eu sempre estudei em período integral. Acreditem em mim, as horas a mais de claridade faziam muita diferença para uma criança.)

Agora que estou mais velha, não preciso esperar o verão para tomar bastante sorvete - ainda bem. No passado, eu era louca por sorvetes cremosos. Hoje, prefiro os sorbets.

Essa receita de sorbet de framboesa está no manual da minha sorveteira Cuisinart. Fácil e deliciosa!

Ingredientes:
2 xícaras de açúcar orgânico (eu usei apenas 1 1/2 xícara, e mesmo assim ficou bem doce)
2 xícaras de água
1 xícara de framboesas congeladas
4 colheres de chá de suco de limão


Misture a água e o açúcar, e leve ao fogo médio. Quando a mistura ferver, reduza o fogo. Deixe ferver até que o açúcar dissolva (isso demora de 3 a 4 minutos). Quando a mistura esfriar, leve à geladeira para gelar por no mínimo duas horas. Coloque a calda gelada, as framboesas e o suco de limão na sorveteira. Ligue a sorveteira, e deixe misturar por cerca de 30 minutos. Leve ao freezer por no mínimo duas horas antes de consumir.







quarta-feira, 18 de junho de 2008

Receita do Dia dos Namorados, Parte 4: Berry Tartlets da Donna Hay

Meu livro Modern Classics 2 da Donna Hay está repleto de post-its marcando as receitas que "preciso fazer desesperadamente." Esta era uma delas...
Ingredientes:
  • 190 g de massa folhada pronta, semi-laminada
  • 1 ovo batido
  • 3 colheres de chá de açúcar refinado
  • 250 g de frutas vermelhas frescas (morangos, framboesas e blueberries)
  • 1 xícara de queijo mascarpone
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo

Pré-aqueça o forno a 200º C. Abra a massa folhada com um rolo em superfície enfarinhada, de acordo com as instruções do fabricante. Corte a massa aberta em retângulos de 12 x 9 cm. Coloque-os sobre uma assadeira forrada com papel manteiga. Pincele o ovo batido por cima dos retângulos, e polvilhe o açúcar refinado por cima deles. Cubra com papel manteiga, e coloque outra assadeira por cima (como uma tampa, para que a massa fique plana - não deu certo comigo!). Asse por 15 minutos, ou até que a massa folhada fique dourada. Retire do forno, e deixe esfriar completamente. Enquanto isso, prepare o creme: misture o açúcar mascavo com o mascarpone. Monte somente na hora de servir. Cubra os retângulos de massa folhada com o creme de mascarpone. Coloque as frutas vermelhas por cima, e sirva imediatamente.

Rende 6 porções. (Sobrou creme de mascarpone, e fiquei mergulhando as frutas nele enquanto conversávamos.)

domingo, 6 de abril de 2008

Semifreddo de Maracujá

Eu amo, amo, amo a minha tia. Ela é apenas um ano mais velha que eu, e é uma das pessoas mais divertidas que eu conheço, além de ser uma grande amiga. Nos entendemos só pelo olhar. No domingo passado, ela e o meu tio almoçaram conosco.

Como íamos almoçar depois da igreja, deixei quase tudo pronto de véspera, inclusive esta sobremesa.
O semifreddo é uma sobremesa gelada, cuja textura fica entre a mousse e o sorvete. É uma receita prática a se fazer, pois pode ser feita de véspera. Mantém-se bem no congelador por até 30 dias. Enformados em forma de pão, pode-se cortar fatias com uma faca passada em água quente e servir, enquanto o resto fica perfeito no freezer.

A receita é do banqueteiro Toninho Mariutti, e foi tirada do livro "Receitas para Todo Dia e para os Outros Também" de Wilma Kövesi.

Ingredientes:
  • 500 mL de creme de leite fresco gelado
  • 2 xícaras de açúcar
  • 500 mL de suco de maracujá (bati maracujás azedos no liqüidificador, sem água, e peneirei)
  • 8 claras em temperatura ambiente
  • 1 envelope de gelatina em pó incolor, sem sabor

Bata o creme de leite até que fique cremoso. Junte uma xícara de açúcar, e bata até formar picos macios. Junte metade do suco de maracujá, misture e leve à geladeira. Bata as claras em neve macia. Aos poucos, acrescente a outra xícara de açúcar, e bata até obter um suspiro firme. À parte, dissolva a gelatina incolor em 1/2 xícara de suco de maracujá, e amoleça-a em banho-maria. Junte o que sobrou do suco ao suspiro; mexa delicadamente. Adicione a gelatina amolecida e o creme da geladeira ao suspiro. Misture com cuidado. Molhe e em seguida forre uma forma de pão (com capacidade para 2 litros) com filme plástico. Despeje o creme na forma forrada, e leve ao freezer por no mínimo 8 horas. Desenforme, e corte em fatias para servir.

O semifreddo pode ser servido com caldas ou molhos. Neste caso, a calda que mais combina é o caramelo de maracujá.

Para prepará-lo, leve 1 1/2 xícaras de açúcar ao fogo baixo; mexa até que derreta e se transforme num caramelo denso e dourado. Junte 250 mL de suco de maracujá pelas bordas (para evitar queimaduras), e derreta lentamente em fogo baixo. Retire do fogo, deixe esfriar e conserve em vidro limpo e seco na geladeira.

Eu servi o meu semifreddo sem calda alguma. Foi aprovado por todos!

segunda-feira, 24 de março de 2008

Muffins de Laranja com Gotinhas de Chocolate da Patricia

Minha melhor amiga veio jantar comigo na semana passada, e queria fazer algo especial para ela.
Encontrei esses muffins de laranja no blog da minha amiga Patricia, e senti na hora que esta era a receita certa. Ando apaixonada por estes bolinhos: quando estávamos em Portugal, queques de laranja eram o meu lanche de final de tarde...
Esse muffins são facílimos de preparar, e tem um sabor incrível. A V. adorou!
Ingredientes (a receita foi adaptada daqui):
  • 1 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de açúcar baunilhado
  • 2 colheres de chá de fermento em pó químico
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 xícara de óleo de milho
  • 1/2 xícara de suco de laranja (espremido na hora)
  • 2 ovos
  • raspas da casca de 2 laranjas (para um sabor mais pronunciado de laranja)
  • 3/4 xícara de gotas de chocolate meio amargo (eu usei Callebaut Strong)

Unte 12 forminhas de muffin*. Peneire a farinha de trigo, o fermento em pó e o sal numa tigela grande. Acrescente o açúcar baunilhado e as gotas de chocolate meio-amargo. Misture tudo. Numa tigela a parte, misture o óleo de milho, o suco de laranja espremido na hora, os ovos e as raspas se laranja. Bata bem. Junte a mistura de ovos aos ingredientes secos, e mexa rapidamente com um batedor de arame. A massa deve ficar empelotada, nunca lisa. Encha s forminhas de muffin até 2/3 de sua capacidade para que não transbordem. Asse em forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 15 a 20 minutos. Retire do forno, e deixe esfriar em grelha própria para cookies.

*Eu uso uma forma anti-aderente própria para muffins forrada com forminhas de papel. Tudo foi comprado na Barra Doce. Por este motivo, não precisei untar as forminhas individuais. As gotinhas de chocolate meio-amargo da Callebaut foram compradas na mesma loja.

A Barra Doce fica na Avenida dos Eucaliptos, 301 - Moema - São Paulo - SP.

Eu fiz metade da receita com gotinhas de chocolate e metade sem. Ambas ficaram ótimas!

Boa semana!

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Chocolate Chip Muffins


Para mim, baking é uma verdadeira terapia. Eu esqueço do mundo quando estou preparando bolos, biscoitos, tortas, brownies, muffins... O único problema é que a balança não esquece de me dar bronca quando como essas gostosuras. :(
Fiz um curso de American Baking com o Luiz Cintra em 2005, e me interessei mais ainda pelo assunto. As receitas dele são infalíveis e saborosíssimas!
Esses muffins têm a versatilidade dos risotos. É só mudar o recheio, e o muffin fica de cara nova! Além disso, são super fáceis de preparar: meu filhinho de 4 anos já faz sozinho. Eu deixo todos os ingredientes separados, vou ditando o que ele tem que fazer, e meu mini-chef arrasa nos muffins que prepara...
Ingredientes:
  • 2 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 3/4 xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de essência baunilha
  • 2 1/2 colheres de chá de fermento em pó químico
  • 1/3 de xícara + 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 xícara de creme de leite fresco
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara de gotas de chocolate ao leite

Pré-aqueça o forno a 180º. Em uma tigela, peneire a farinha de trigo, o sal, o fermento em pó e o açúcar. Em outra tigela, bata os ovos levemente. Acrescente o óleo, o creme de leite e a baunilha. Misture bem. Despeje a mistura de líquidos sobre os secos, e misture muito rapidamente. O ponto correto é que a massa fique levemente empelotada, nunca lisa. Adicione o chocolate. Unte forminhas de 7 cm de diâmetro por 7 cm de altura com óleo.* Enchê-las com a massa até 2/3 da altura, e colocar as forminhas em uma assadeira. Levar ao forno por 20 a 25 minutos, ou até que os muffins estejam bem dourados.

Rende 12 muffins: eu só consegui fotografar uma parte! ;)

Pode-se se trocar o recheio dos muffins, e o resultado também é ótimo. No lugar de gotas de chocolate, pode-se usar: nozes, uva-passa, framboesas, blueberries, frutas picadas...

*Eu uso uma forma anti-aderente própria para muffins forrada com forminhas de papel. Tudo foi comprado na Barra Doce. Por este motivo, não precisei untar as forminhas individuais.

A Barra Doce fica na Avenida dos Eucaliptos, 301 - Moema - São Paulo - SP. Eles têm uma loja física e uma loja virtual. Para quem gosta de baking, é o paraíso das compras!

domingo, 20 de janeiro de 2008

Apple Pie

Eu sou louca por doces. Adoro sobremesas com maçãs. Não é de se estranhar que esta apple pie seja uma das minhas all time favorite desserts! Meu marido brinca que esta torta quando sai do forno parece a torta de passarinhos do desenho do Pica-Pau.
A receita original foi publicada numa edição antiga da Revista Claudia Cozinha. Com o passar do tempo, fui adaptando ao nosso gosto.
Ingredientes da Massa:
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 1/2 xícaras de gordura vegetal hidrogenada
  • 6 colheres de sopa de água fria
  • 1 ovo batido com garfo para pincelar a massa
  • Açúcar baunilhado (a gosto) para polvilhar

Ingredientes do Recheio:

  • 6 maçãs Fuji
  • 1 xícara de açúcar baunilhado
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 1/4 colher de chá de canela em pó
  • 1 pitada de noz moscada
  • 1 limão
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de manteiga em flocos

Numa tigela, peneire a farinha e o sal. Misture. Corte a gordura vegetal em pedaços bem pequenos, e junte à farinha e ao sal. Coloque uma colher de sopa de água na mistura. Misture levemente com um garfo. De colher em colher, coloque o restante da água na mistura até a massa ficar úmida. Enrole para formar uma bola, e divida a massa no meio. Enrole as bolas de massa em filme plástico, e deixe descansar por 20 minutos na geladeira. Numa superfície untada com farinha, abra uma das metades da massa com o rolo até que fique com 3mm de espessura. Forre o fundo e as laterais de uma forma de 20 cm de diâmetro com esta massa. Reserve.

Descasque as maçãs, tire as sementes e corte-as em cubos médios. Coloque as maçãs num recipiente com água e suco de 1/2 limão para que não escureçam. Num recipiente a parte, misture o açúcar, a farinha, a canela, a noz-moscada, o suco da outra metade do limão e o sal. Escorra as maçãs. Junte os ingredientes secos do recheio às maçãs, e misture bem.

Cubra a forma forrada de massa com o recheio. Ponha flocos de manteiga por cima da mistura de maçãs. Abra a outra metade da massa com o rolo, e cubra a torta com ela. Pincele com o ovo batido, e polvilhe açúcar baunilhado por cima da massa. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por uma hora ou até dourar. O recheio da torta costuma borbulhar, e acaba pingando dentro do forno. Para evitar a sujeira, eu coloco a forma da apple pie dentro de uma assadeira grande antes de levá-la ao forno.

Sirva com sorvete de creme!

Enjoy!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Pêras ao Vinho

Estou num momento onde as sobremesas normalmente estão acompanhadas de sorvete de creme. ;) Depois eu me pergunto por que eu não emagreço...

A primeira vez que comi essas pêras ao vinho foi no restaurante Parrilla Argentina, lá no Jabaquara. Se alguém não conhece, não deixe de fazer uma visita. Apesar do ambiente simples e não muito grande, o serviço é atencioso, a carta de vinhos é especial, a comida é excepcional e o preço é justo. As melhores pedidas são o pão de alho, o tomate com alcaparrões, a batata provençal, o tapa de quadril (a boa e velha picanha) e as sobremesas. As sobremesas são um capítulo a parte, viram a cabeça de qualquer um. As nossas preferidas são a manga grelhada com sorvete e as pêras ao vinho com sorvete (do you see a pattern here?).

Agora, vamos ao que interessa:

Ingredientes:
  • 2 pêras (eu usei pêras Williams)
  • 500 mL de vinho tinto
  • 125 g de açúcar

Numa panela pequena, misture o vinho e o açúcar. Leve ao fogo médio-baixo, e deixe reduzir. Quando começar a engrossar, abaixe o fogo. Prove. Se necessário, adicione mais açúcar. Lave e descasque as pêras com cuidado. Corte-as em pedaços grandes. Leve ao fogo na calda de vinho por aproximadamente 20 minutos - ou até que as pêras fiquem em macias. Deixe esfriar, e sirva com sorvete de creme.

A calda de vinho pode ser preparada com canela em pau, cravo da índia, anis estrelado... Eu fiz as pêras de forma mais simples, porque meu marido não é fã dessas especiarias.

Enjoy!

O restaurante Parrilla Argentina fica próximo ao metrô São Judas, na Rua Professor Sousa Barros, 493 - Jabaquara. O telefone é 2577-6616.

domingo, 16 de dezembro de 2007

Vanilla Pudding da Cinara

Na minha opinião, não há nada melhor nesse mundo do que o aroma da baunilha. Tenho o costume de guardar uma fava de baunilha cortada ao meio dentro de um vidro de açúcar, porque o cheiro é irresistível. Acho que todo doce fica mais gostoso quando perfumado por baunilha.
Quando vi esta receita no blog da minha amiga Cinara, soube na hora que tinha de prepará-la. Tudo o que a Ci faz é ótimo, e essa receita tinha baunilha... :D Os pudins ficaram excepcionais. Eu e meu marido gostamos tanto, que fiz a receita duas vezes na mesma semana!
Ingredientes:
  • 2 1/2 xícaras de leite
  • 2/3 xícara de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 fava de baunilha
  • 3 colheres (sopa) de amido de milho

Misture 2 xícaras de leite, o açúcar e o sal em uma panela. Leve ao fogo médio-baixo. Corte a fava de baunilha ao meio no sentido do comprimento. Raspe as sementes com uma faca, e coloque-as na mistura de leite. Junte a fava de baunilha à mistura também. Cozinhe apenas até a mistura começar a fumegar. A parte, misture o leite que sobrou com o amido de milho aos poucos. (Eu misturei com um fouet para não empelotar.) Retire a fava de baunilha da panela. Junte o leite com amido de milho à mistura que está na panela, e cozinhe por aproximadamente 5 minutos. O creme precisa engrossar, mas não deve ferver. Abaixe o fogo (deixe no mínimo), e mexa até engrossar. Distribua o creme em recipientes pequenos. (Eu consegui 4 porções.) Cubra com filme plástico (o filme deve ficar em contato com a superfície do pudim para que este não forme crosta), e leve para gelar.

Eu servi com morangos. Uma caldinha de frutas vermelhas combina também.

Esta sobremesa é uma ótima opção para as festas de fim de ano: fácil, prática, rápida, fresquinha e deliciosa!

E vc, o que costuma preparar para servir como sobremesa no Natal?

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Maçã Assada com Mel


Eu sou apaixonada por sobremesas com maçã (apple pie, crumble, baked apples, tarte tatin...). Sempre tenho várias na fruteira!

Comi essa maçã assada com mel na casa de uma amiga há uns 5 anos; foi paixão à primeira mordida!

O preparo dessas maçãs ao forno dá pouquíssimo trabalho.

Ingredientes:


  • Maçãs Fuji (calcule uma para cada pessoa)
  • Mel

Pré-aqueça o forno a 200º. Lave as maçãs. Com uma faca ou com o extrator de polpa, escave o miolo das maçãs, sem chegar até a base. (Desta forma, o mel não escorrerá pela forma). Encha esta cavidade com mel. Coloque em uma forma refratária com mais ou menos 1,5 cm de água fervente, e leve ao forno. Asse por aproximadamente 50 minutos.

Essa sobremesa pode ser servida quente ou fria (vai do gosto de cada um).

Essas maçãs ficam sensacionais com sorvete de creme ou de macadâmia.

Enjoy!

domingo, 25 de novembro de 2007

Waffles


Estou na fase de grandes breakfasts nos finais de semana. Já fiz pancakes, muffins e ovos mexidos. Na minha to do list estavam hash browns, waffles e French toast (fui inspirada a fazer estes últimos pela querida Cinara).

Folheando o livro "Um Chef Sem Segredos" escrito pelo chef Luiz Cintra, descobri uma receita de waffles que me pareceu bem interessante. Já fiz um curso de American Baking com o Luiz, e tudo o que ele prepara é MARAVILHOSO! As receitas dele não tem erro.

Adaptei a receita proposta por ele no livro, e gostei muito do resultado!

Ingredientes:

  • 1 3/4 xícaras de leite (usei leite integral)
  • 2 1/2 colheres de sopa de açúcar baunilhado
  • 4 colheres de sopa de óleo de milho
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 3 gemas
  • 3 claras batidas em neve com 1 pitada de sal

Aqueça o aparelho para waffles ou a frigideira própria para waffles. (Eu não tenho a waffle maker, e dá muito certo fazer com a frigideira anti-aderente própria para waffles. Comprei a minha no bairro da Liberdade.) Bata as claras em neve com uma pitada de sal. Em outro recipiente, peneire a farinha, o açúcar, o fermento em pó e o sal. Em outro pote, misture as gemas, o leite e o óleo de milho. Despeje a mistura de gemas sobre os ingredientes secos peneirados. Incorpore rapidamente. A massa deve ficar com grumos. Uma massa muito lisa não produzirá bons waffles. Junte as claras em neve à massa delicadamente, mexendo de cima para baixo. Coloque um pouco de massa na frigideira (preencha todos os espaços para conseguir waffles perfeitos). Mantenha em fogo baixo. Vire a frigideira quando a massa estiver firme. Doure do outro lado. Quando o waffle estiver no ponto certo, se soltará com facilidade. (O Luiz recomenda que se asse o waffle no aparelho até que pare de sair vapor.)

Sirva com geléia, manteiga, Nutella, mel e/ou frutas. Uma outra idéia é servir como a Ci: com sorvete e calda de chocolate...

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Merengue de Morango



A saga dos produtos que estavam para vencer na geladeira continua... O creme de leite fresco fazia parte desta lista. Usei-o para fazer uma das sobremesas favoritas do meu marido: merengue de morango!


Ingredientes:
  • 1 embalagem de 500 mL de creme de leite fresco

  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 pacote pequeno de suspiros

  • morango (a gosto)

Adicione uma colher de sopa de açúcar (eu prefiro usar o açúcar baunilhado para fazer sobremesas) ao creme de leite fresco. Bata até obter chantilly. Lave os morangos, remova os cabos e corte os morangos em pedaços. Reserve alguns morangos inteiros para decorar o merengue. Faça camadas alternadas de chantilly, suspiro e morangos na travessa onde o merengue será servido, terminando com chantilly. Coloque os morangos inteiros por cima, e conserve na geladeira.

Nós gostamos ainda mais do merengue no dia seguinte, quando os suspiros começam a desmanchar no creme... :D

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Bolo de Chocolate de Colher


As aulas do Atelier Gourmand são muito legais. Eu já fiz várias, e sempre aprendo muito, além de conhecer gente simpática e competente como Marcela Maragliano, Luiz Cintra, Armando Sabbag. A escola também vende livros de culinária e fichas plastificadas de receitas bárbaras. Como estou sempre em busca de novidades, comprei a ficha do "Bolo de Chocolate de Colher."

Como parte do projeto "get well soon", servi este bolo depois do jantar de ontem. Adaptei e reduzi a receita, e o resultado foi excelente. Meu marido já até pediu para fazer o bolo novamente! :D
Ingredientes:
  • 125 g de manteiga
  • 125 g de açúcar (eu usei açúcar baunilhado*)
  • 150 g de chocolate meio amargo (eu usei o tablete Meio Amargo da Nestlé)
  • 4 gemas
  • 4 claras
  • 1 colher de café de essência de baunilha
  • 1 pitada de sal

Pré-aqueça o forno a 180º C. Pique o chocolate meio amargo em pedaços menores. Derreta o chocolate com a manteiga em banho maria. Bata as gemas com o açúcar até que forme um creme leve e esbranquiçado. Junte a mistura de gemas ao chocolate derretido com manteiga. Misture delicadamente. Coloque a baunilha, e mexa novamente. Bata as claras em neve, e não esqueça de colocar uma pitada de sal. Junte as claras batidas em neve à mistura de chocolate. Mexa levemente. Despeje num refratário, e leve ao forno pré-aquecido. Não é preciso untar o refratário. Asse por 30 minutos. Sirva quente. Enfeite com várias colheres de café.

O bolo fica alto como um suflê dentro do forno. Quando ele é retirado do calor, ele abaixa. Não se preocupe; a receita é assim mesmo!

Da próxima vez, vou colocar umas nozes pecã na massa, e vou servir com sorvete de creme.

Qual é o complemento perfeito para um jantar numa noite fria como a de ontem?

sábado, 3 de novembro de 2007

Torta de Ricota


O blog da Patricia é muito legal! Ela escreve de um jeito muito gostoso, as receitas são ótimas, e as fotos são um show a parte. Inspirada no blog dela, comprei ricota para fazer o canelone com ervas. A semana foi curta, e acabei não fazendo o canelone. O que fazer com a ricota?

Lembrei-me de uma torta doce que a minha mãe faz que é deliciosa. Como aqui em casa somos todos apaixonados por doces, optei pela torta.

Ingredientes:
  • 450 g de ricota
  • 1 lata de leite condensado
  • a mesma medida de leite integral
  • 4 gemas
  • 4 claras
  • 3 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 pitada de sal
  • Raspas de limão (quantidade a gosto)

Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos as claras e o sal. Junte a pitada de sal às claras. Bata as claras em neve, e misture delicadamente ao restante dos ingredientes. Despeje numa forma redonda de aproximadamente 20 cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Asse em forno brando por 30 a 40 minutos.