- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó químico
- 1 pitada de sal
- 2 ovos
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de leite integral
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 2 xícaras de morangos frescos
- 1 xícara de creme de leite fresco gelado
- 2 colheres de sobremesa de açúcar
- 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Mini bolo de morango
sexta-feira, 28 de março de 2008
Brandade de Bacalhau com Salada de Folhas Verdes e Tapenade de Azeitonas
Eu e o meu marido (como bons descendentes de portugueses) somos loucos por bacalhau. A Ana é testemunha desta paixão. Quando estivemos em Cascais, experimentamos a brandade de bacalhau.
A brandade de morue é um prato típico da região de Nimes, na França.
Encontrei esta receita do Alex Atala na Internet, e preparei o prato para servir como entrada no almoço de Páscoa.
Ingredientes para 4 pessoas (receita tirada daqui):
- 400 g de batata
- 200 g de creme de leite
- 100 g de manteiga
- 100 ml de leite
- 2 dentes de alho inteiro
- 300 g de bacalhau desfiado demolhado
- Azeite de oliva extravirgem
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Na véspera, deixe as lascas de bacalhau de molho. Troque a água ao menos 4 vezes. Reserve. Lave e descasque as batatas; corte-as em pedaços. Cozinhe numa panela média até que as batatas fiquem macias (Eu coloquei uma colher rasa de sobremesa de sal na água do cozimento.) Passe as batatas cozidas pelo espremedor. Volte as batas espremidas para a panela, e acrescente o creme de leite, a manteiga e o leite. Misture bem até que forme um purê bem homogêneo. Em outra panela, aqueça o azeite de oliva e junte o alho. Quando começar a sentir o perfume do alho, retire-o da panela, e adicione o bacalhau demolhado. Mexa; cozinhe por alguns minutos. Acrescente o purê de batatas, e tempere com sal e pimenta do reino. Monte a brandade em refratários pequenos, e reserve. Na hora de servir, aqueça em banho-maria.
Montei a salada em volta da brandade de bacalhau. Por cima da salada, coloquei as torradinhas com a tapenade de azeitonas verdes.
Ingredientes da salada:
- 2 pés de alface romana
- 3 tomates italianos cortados em cubos
- 4 ciabattas pequenas, cortadas em quadrados para as torradas
Para o molho da salada, misturei os seguintes ingredientes:
- azeite de oliva
- sal
- mostarda
- vinagre de vinho branco
Ingredientes da tapenade de azeitonas verdes:
- 18 azeitonas verdes (sem caroços)
- 4 filés de anchova de boa qualidade
- 1 colher de chá de alcaparras
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
Junte todos os ingredientes no processador, e bata até obter uma pasta cremosa e consistente.
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008
Valentine's Day Chocolate Cupcakes
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- 1/4 xícara de chocolate em pó
- 3/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 3/4 xícara de leite (eu usei integral)
- 1 pitada de sal
- 1/4 xícara de manteiga (em temperatura ambiente)
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 ovo
Pré-aqueça o forno a 180º. Dentro da tigela da batedeira, peneire a farinha de trigo, o açúcar, o bicarbonato de sódio e o sal. Junte o leite e a manteiga aos ingredientes secos, e bata em velocidade baixa até incorporar. Aumente a velocidade da batedeira, e bata por 2 minutos em velocidade alta. Acrescente o ovo, e bata em velocidade alta por mais 2 minutos. Forre uma assadeira própria para muffins com forminhas de papel. Distribua a massa entre elas. Encha cada forminha até 2/3 de sua capacidade. A receita rende 12 bolinhos. Asse por 20 minutos, ou até que o palito inserido para o teste saia limpo. Deixe esfriar completamente na grade antes de cobrir com o glacê.
Ingredientes do glacê:
- 2 1/2 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 1 xícara de açúcar de confeiteiro
- 1 colher de sopa de leite
Bata a manteiga por 30 segundos, até que amoleça. Adicione o açúcar de confeiteiro, e bata até incorporar. Acrescente o leite, e bata mais um pouco. Acrescente mais leite (se necessário) para obter a consistência desejada.
Os meninos montaram esta lembrancinhas para distribuir para os amigos da classe:
sexta-feira, 28 de dezembro de 2007
Salada de Lentilhas com Alcachofrinha
- 1 xícara de lentilhas cozidas (sem sal)
- Corações de alcachofra em conserva cortados ao meio
- 1 cebola vermelha cortada em rodelas finas
- 1 xícara de ervas frescas picadas (manjerona, ciboulette, orégano fresco, salsinha crespa)
- 1 xícara de manjericão verde e roxo (folhas inteiras)
- azeitonas portuguesas (inteiras)
Molho:
- sal
- 1 colher de sopa de vinagre branco
- 1/4 xícara de azeite de oliva
- pimenta do reino moída
Cozinhe as lentilhas na panela de pressão só com água para que não endureçam. Escorra, deixe esfriar e reserve. Numa tigela a parte, bata os ingredientes do molho com um fouet até que fique uma mistura cremosa. Misture as lentilhas com este molho. Junte a alcachofra e a cebola em rodelas. Acerte o tempero. Junte as azeitonas e as ervas à salada. Sirva a seguir.
Pêssegos Assados
Servi esses pêssegos assados com o pernil na noite de Natal. Este é um acompanhamento de sabor suave, e é muito fácil de preparar. Aprendi esta receita na aula de Reveíllon da Marcela Maragliano.
Ingredientes:
- 4 pêssegos firmes (pêssegos muito maduros se desmancham no forno)*
- sal e pimenta a gosto
- manteiga
Lave os pêssegos, e descasque-os com cuidado. Corte-os ao meio, e remova o caroço. Unte uma forma refratária com manteiga. Salpique sal e pimenta a gosto por cima dos pêssegos. Cubra os pêssegos com pequenos cubos de manteiga. Eu só usei uma colher de chá para 4 pêssegos, e foi suficiente! Besunte-os com manteiga , e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.
*Calcule 1,5 a 2 pêssegos por pessoa. Como meu marido não gosta da mistura de doce com salgado (eu adoro!), fiz só 4 pêssegos. ;)
quarta-feira, 26 de dezembro de 2007
Pernil Assado
- 1 pernil com osso (o meu tinha 7 kg - foi o menor que encontrei!)
- 1,5 L de vinho branco seco (2 garrafas)
- 3 cebolas cortadas em rodelas
- 3 cenouras cortadas em rodelas
- sal grosso moído (a gosto)
- pimenta do reino (a gosto)
- 10 ramos de alecrim
Descongele o pernil de acordo com as instruções da embalagem. Tempere-o com sal e pimenta. Reserve em uma assadeira grande. Lave os ramos de alecrim, seque e separe as folhinhas. Corte as cebolas e as cenouras em rodelas. Junte o vinho aos legumes, e cubra o pernil com esta marinada. Cubra a assadeira com filme plástico, e leve ao refrigerador por 36 horas. Vire o pernil de vez em quando para que ambos os lados peguem bem o tempero. Ao fim do período de descanso, retire o pernil da marinada. Reserve a marinada, e retifique o sal e a pimenta da carne. Pré-aqueça o forno em temperatura mínima. Volte a marinada para a assadeira. Tome cuidado para que os legumes não fiquem por cima da carne para que não queimem. Asse o pernil coberto por papel alumínio por 3,5 a 4 horas em forno baixo. Fique de olho para que o caldo da marinada não seque. O segredo é assar a carne lentamente! Caso prefira preparar um pernil desossado, amarre-o em toda volta com barbante (como se faz com o rosbife) para que não deforme na hora de assar. Para saber se a carne está bem assada, fure-a com uma faca. Mantenha a faca no local do corte por 20 segundos. Se jorrar sangue, a carne ainda está crua, e precisa continuar assando coberta pelo papel alumínio. A carne estará no ponto certo se não jorrar sangue e se a lâmina da faca sair quente após o corte. Quando a carne estiver no ponto, remova o papel alumínio, e deixe-a dourar no forno ainda em forno baixo. Regue a carne a cada 20 minutos com o caldo da marinada para que fique bem suculenta. Quando o pernil estiver bem dourado, retire-o do forno. Passe o líquido e os legumes da marinada em uma peneira para fazer o molho da carne. Leve este caldo ao fogo em panela pequena para reduzir. Sirva o pernil com o molho a parte.
Esse prato pode ser servido com arroz branco, batatas assadas, farofa e/ou pêssegos assados. Eu servi o pernil com os 4 acompanhamentos. ;)
Dois lembretes importantes: o osso confere um sabor especial à carne. Se decidir preparar um pernil desossado, coloque o osso dentro da assadeira, e retire-o quando a carne estiver pronta. O pernil demora mais ou menos 1 hora/quilo no forno (entre assar e dourar). Comecei a assar o meu às 9:00, e ele ficou pronto às 16:30. Por isso, controle bem o horário para não passar por apuros.
sábado, 22 de dezembro de 2007
Best Christmas Ever!
Meninas, muito obrigada por serem minhas amigas do coração e fazerem deste Natal my best Christmas ever!
Boas festas a todos!
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
Apfelbrot (Receita Alemã de Pão de Maçãs)
- 1 kg de maçãs, sem miolo e caroços (eu usei maçã Fuji)
- 150 g de açúcar mascavo
- 250 g de uvas passas (eu não coloquei, porque meu marido não gosta)
- 5 colheres de sopa de rum
- 250 g de nozes picadas
- 500 g de farinha de trigo integral
- 30 g de fermento em pó químico
- 2 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 1 pitada de cravo moído
Lave as maçãs. Remova o miolo e os caroços (pese as maçãs somente após esta etapa). Rale as maçãs com casca, e misture com o açúcar mascavo. Tampe o recipiente, e deixe descansar de um dia para o outro na geladeira. Em outro recipiente, misture a uva passa com o rum. Cubra com filme plástico, e deixe descansar de um dia para o outro também. No dia seguinte, junte as maçãs com a uva passa. Junte todos os outros ingredientes, e misture. Coloque em duas formas de pão untadas e enfarinhadas. Alise a superfície, e asse por cerca de 60 minutos em forno médio (180º C). Depois de frio, embrulhe em papel alumínio e guarde na geladeira. Ele se conserva por vários dias!