Mostrar mensagens com a etiqueta Mafra. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Mafra. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Palácio Nacional de Mafra - 3

O Palácio de Mafra era visitado regularmente pela Família Real que aqui vinha várias vezes ao ano, normalmente para caçar na Tapada. Todo o mobiliário e decoração desta sala é alusivo a este gosto dos reis.




O maior tesouro de Mafra é a sua biblioteca, com chão em mármore, estantes em estilo rococó e uma coleção de mais de 30 000 livros com encadernações em couro gravadas a ouro, incluindo uma segunda edição de Os Lusíadas de Luís de Camões. Abrange áreas de estudo tão diversa como a medicina, farmácia, história, geografia e viagens, filosofia e teologia, direito canónico e direito civil, matemática, história natural, sermonária e literatura.





Situada ao fundo do segundo piso, a biblioteca rivaliza em grandiosidade com a Biblioteca da Abadia de Melk, na Áustria. Desenhada por João Frederico Ludovice, sendo as estantes de autoria de Manuel Caetano de Sousa, tem 88 metros de comprimento, 9,5 metros de largura e 13 metros de altura. O magnífico pavimento é revestido de mármore rosa, cinzento e branco. As estantes de madeira em estilo rococó, situadas em duas filas laterais e separadas por um varandim, contêm milhares de volumes encadernados em couro, testemunhando a extensão do conhecimento ocidental dos séculos XV ao XIX. Entre eles, muitas jóias bibliográficas, como incunábulos. Muitos deste volumes foram encadernados na oficina local. A biblioteca de Mafra é também conhecida por acolher morcegos, que ajudam a preservar as obras.[





Mafra, 15 de Agosto de 2019

domingo, 8 de setembro de 2019

Palácio Nacional de Mafra - 2

Algumas das belas salas do Palácio Nacional de Mafra. Do mobiliário da época Joanina pouco resta pois a maior parte do mobiliário, tapeçarias e obras de arte foram transportadas aquando da ida da Corte para o Brasil na época das invasões francesas, nunca tendo regressado, tendo sido leiloado em 1890 e com destino incerto, após a instauração da república no Brasil em 1889. Assim, os ambientes e mobiliário actuais do palácio são fundamentalmente do século XIX, bastante diversificados, predominando o estilo Império e o mobiliário romântico.
Muito interessante este lavatório em loiça.

Quarto real  uma cama de aparato Império, em mogno e com bronzes, as respectivas mesas de cabeceira de meados do séc. XIX, adquirida pela rainha D. Maria II,

Busto de D. João V



A sala amarela





Mafra, 15 de Agosto de 2019

sábado, 7 de setembro de 2019

Palácio Nacional de Mafra - 1

Uma visita ao belo Palácio de Mafra que segundo se consta foi construído como por vias de uma promessa feita relativa a uma doença de que o rei D. João V padecia. O nascimento da princesa Maria Bárbara determinou o cumprimento da promessa. Este palácio e convento barroco domina a vila de Mafra.

Um dos jardins interiores do palácio.




A cozinha de apoio ao hospital do palácio.
No palácio, pode-se visitar a farmácia, com belos potes para medicamentos e alguns instrumentos cirúrgicos, o hospital, com dezasseis cubículos privados de onde os pacientes podiam ver e ouvir missa na capela adjacente, sem saírem das suas camas.

A capela do hospital.



Esta é a Sala do Trono com excelentes pinturas.



Mafra, 15 de Agosto de 2019

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...