Mostrando postagens com marcador Paz. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Paz. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Vivendo a Alegria: 200 Citações Selecionadas (E-book GRATUITO)

 


Alegria.

Imersos num turbilhão de sentimentos e solicitações, bombardeados por informação – muitas vezes tóxica, opressiva, rasa –, feridos por receios e ansiedades,  buscamos alegria, como quem busca, sem saber, a essência da vida. Mas não a alegria passageira, conquistada ao obter uma promoção no trabalho ou comer uma coxinha sem peso na consciência: ansiamos por alegria duradoura, cientes talvez de que o estado alegre é o nosso estado natural, perdido em alguma curva da história individual ou da espécie.

A alegria contagia e precisa ser assim: Somos seres gregários, e a alegria verdadeira passa por compartilhar este sentimento com os demais, numa troca luminosa.

Aqui, reunimos uma inspiradora coleção de citações, coligidas de autores os mais diversos, sobre este tema que é saúde para o corpo e o espírito. E, ao final deste volume, oferecemos uma reflexão sobre a conquista da verdadeira alegria, muralha contra o desespero e o vazio que nos rondam como que dia e noite.

 

Para baixar gratuitamente o seu exemplar, CLIQUE AQUI.


sábado, 11 de janeiro de 2025

As Religiões e o Evangelho - Você sabe qual a diferença?

 


- A religião é obra do homem... Evangelho nos foi dado por Deus.

- A religião é o que o homem faz por Deus... O Evangelho é o que Deus tem feito pelo homem.

- A religião é o homem em busca de Deus... O Evangelho é Deus buscando o homem.

- A religião é o homem tentando subir a escada de sua própria justiça, na esperança de encontrar-se com Deus no último degrau...

- O Evangelho é Deus descendo a escada da encarnação de Jesus Cristo e encontrando-se conosco, na condição de pecadores, no primeiro degrau.

- A religião é constituída de bons pontos-de-vista. O Evangelho é feito de boas novas.

- A religião traz bons conselhos. O Evangelho, uma gloriosa proclamação.

- A religião toma o homem e o deixa como está. O Evangelho toma o homem como está e o transforma naquilo que ele deveria ser.

- A religião termina com uma reforma exterior. O Evangelho termina com uma transformação interior.

- A religião muitas vezes torna-se uma farsa. O Evangelho é sempre uma força, o "poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê" (Rm.1.16).

- Há muitas religiões. Mas apenas um Evangelho.

- A religião enfatiza o "fazer". Enquanto o Evangelho enfatiza a condição de "ser".

- A religião diz "faça o bem, continue a fazer o bem e eventualmente você se tornará bom". O Evangelho diz: "Primeiro, nasça de novo, pela graça de Deus".  

- A religião coloca em destaque princípios e preceitos, códigos e credos. O Evangelho coloca em destaque uma pessoa: JESUS.

- A religião diz: "tente". O Evangelho, "receba."

- A religião diz: "esforce-se". O Evangelho, "confie".

- A religião diz: "desenvolva-se a si mesmo". O Evangelho, "negue-se a si mesmo".

- A religião diz: "salve-se". O Evangelho, "entregue-se".

- A religião diz: "faça isso, faça aquilo, e será salvo". O Evangelho afirma: "já foi feito. Creia em Cristo, aquele que fez o necessário, e você será salvo".

 A Bíblia é o livro que comunica os feitos de Jesus - ou seja, o Evangelho - ao homem. Leia a Bíblia para descobrir palavras que lhe trarão paz, cura e sentido.


Via Rádio Trans Mundial. Acesse: https://www.rtmbrasil.org.br/


segunda-feira, 15 de julho de 2024

REENCARNAÇÃO OU SALVAÇÃO?

 


A Má Notícia é a Reencarnação e a Boa Notícia é a Salvação.

A má notícia cobra a dívida até o último centavo. A boa notícia perdoa a dívida (Leia na Bíblia: Colossenses 2.13,14).

A má notícia deixa todo o fardo nas costas do devedor. Ele que se vire. A boa notícia transfere todo o fardo para os ombros de Jesus Cristo (Isaías 53.6).

A má notícia coloca o devedor num ciclo infinito de nascimento, morte e renascimento. A boa notícia coloca o devedor no patamar do paraíso (Lucas 23.43).

A má notícia transfere o devedor de cadeia em cadeia. A boa notícia tira o devedor da cadeia (Colossenses1.13,14).

A má notícia fala de muitas mortes. A boa notícia fala de uma só morte (Hebreus 9.27).

A má notícia prega o renascimento. A boa notícia prega a ressurreição (João 11.25).

A má notícia promete a iluminação. A boa notícia promete a glorificação (Romanos 8.18).

A má notícia glorifica o homem. A boa notícia glorifica a Deus.

A má notícia estimula as boas obras como instrumentos de purificação. A boa notícia estimula as boas obras como instrumentos de adoração (Mateus 5.16).

A má notícia pretende resolver o problema do sofrimento humano aos poucos, vagarosamente. A boa notícia pretende resolver o problema do sofrimento humano de uma hora para outra, “num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta” (1 Coríntios 15.52).

A má notícia é atribuída em grande parte à revelação dos espíritos dos mortos. A boa notícia é atribuída à revelação do Espírito do Deus Vivo (Isaías 8.19,20).

Quando a má notícia já dominava o Oriente e o Ocidente por meio do hinduísmo, do budismo e do platonismo, a boa notícia surgiu nas montanhas ao redor de Belém, no dia do nascimento de Jesus, por boca de um anjo: “Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é o Cristo, o Senhor” (Lucas 2.10,11).

 

Revista Ultimato


segunda-feira, 20 de maio de 2024

Deus pode perdoar abortos? Ele mesmo responde

 


MILHÕES DE HOMENS E MULHERES, NA SOCIEDADE E TAMBÉM NA IGREJA, estão sofrendo sob a culpa do aborto. E mais: dois terços dos que fazem abortos se identificam como protestantes ou católicos. Aproximadamente uma em cada cinco mulheres que fazem aborto se identifica como cristã evangélica! Muitos dos pais dessas crianças também são membros de igrejas.

Caso você seja uma mulher que já teve um aborto ou aconselhou outra a fazê-lo, este texto é para você. Caso seja um homem que se envolveu em uma decisão de aborto — quer dissesse respeito a sua namorada, esposa, filha ou qualquer pessoa — esta reflexão é para você também.

É contraproducente tentar eliminar sentimentos de culpa sem tratar a causa. Os outros podem dizer: “Você não tem nada do que se sentir culpada”, mas você conhece melhor. Pode-se evitar sentimentos de culpa simplesmente negando a realidade? A negação lhe prepara para um colapso emocional toda vez que algo lhe faz recordar do filho que certo dia você carregou. Você precisa de uma solução definitiva para o problema da culpa, uma solução baseada na realidade, não em fingimento.

Visto que a Bíblia oferece essa solução, eu a citarei. Peça que o líder de alguma igreja, a líder do grupo de mulheres, um amigo cristão ou membro da família lhe ajude a entender.

 

A OBRA DE CRISTO

 

As boas novas são que Deus a ama e deseja perdoá-la pelo aborto quer você soubesse o que estava fazendo, quer não. Todavia, antes de as boas novas poderem ser compreendidas, precisamos conhecer as más notícias. As más notícias são que há culpa moral verdadeira e muitos de nós somos culpados de muitas ofensas morais contra Deus, das quais o aborto é apenas uma. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23).

Pecar é estar aquém dos padrões santos de Deus. O pecado nos separa de um relacionamento com Deus (Is 59.2). O pecado nos engana, fazendo-nos pensar que o errado é certo e o certo é errado (Pv 14.12). “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor” (Rm 6.23).

Jesus Cristo, o Filho de Deus, nos amou de tal maneira que se tornou um membro da raça humana para nos livrar do problema do nosso pecado (Jo 3.16). Ele se identificou com nossas fraquezas, sem ser tentado por nosso pecado (Hb 2.17 - 18; 4.15 - 16). Jesus morreu na cruz como o único digno de pagar a punição por nossos pecados exigida pela santidade de Deus (2Co 5.21). Ele ressuscitou derrotando o pecado e vencendo a morte (1Co 15.3 - 4.54 - 57).

Ao morrer na cruz por nós, Jesus disse: “Está consumado” (Jo 19.30). A palavra grega traduzida “está consumado” era escrita nas certidões de dívida quando estas eram canceladas. O significado era: “totalmente liquidada”, Jesus morreu para pagar nossa dívida plenamente.

 

PLENO PERDÃO

 

Por causa da obra de Jesus na cruz em nosso favor, Deus nos oferece gratuitamente o perdão. Eis aqui apenas algumas destas ofertas:

 

Ele não nos trata segundo os nossos pecados e nem nos retribui segundo nossas iniquidades.

Do mesmo modo que está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Do mesmo modo que um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem - Salmo 103.10, 12,13).

Se nós confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo e perdoará nossos pecados e nos purificará de toda injustiça — 1João 1.9.

Portanto já não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus — Romanos 8.1.

 

UM DOM QUE NÃO SE PODE FAZER ALGO PARA MERECER

 

A salvação é um dom:

 

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie” — Efésios 2.8 — 9).

 

Por este dom não se pode trabalhar, não se pode fazer algo para ganhá-lo ou alcançá-lo. Não depende de nosso mérito ou esforço, mas exclusivamente do sacrifício de Jesus por nós.

Deus nos oferece o dom do perdão e da vida eterna, mas ele não é automaticamente nosso. Para ter o dom, devemos escolher aceitá-lo.

Talvez você pense: “Mas eu não mereço perdão depois de tudo que fiz”. Você está absolutamente certo/a. Nenhum de nós merece perdão. Se o merecêssemos, não necessitaríamos dele. Essa é a questão da graça. Cristo recebeu na cruz o que nós merecíamos, para que pudéssemos receber o que não merecemos — uma ficha limpa, um início novo.

Uma vez perdoados, podemos ter a expectativa de passar a eternidade com Cristo e nossa família espiritual (Jo 14.1 - 3; Ap20.11 – 22.6). Você pode ter a expectativa de unir-se novamente no céu com seus amados cobertos pelo sangue de Cristo (1Ts 413 - 18)

 

SEM NECESSIDADE DE PERDER TEMPO COM OS PECADOS PASSADOS

 

Uma mulher promíscua chorou aos pés de Cristo, beijou-os é os secou com o próprio cabelo. Jesus disse a um espectador crítico: “Por isso te digo: Perdoados lhe são os pecados, que são muitos: porque ela muito amou” (Lc 7.47). Jesus oferece o mesmo perdão a todos nós.

Deus não quer que você passe a vida punindo-se pelo aborto ou por outro erro que tenha cometido. Sua parte é aceitar a expiação de Cristo, não repeti-la. Jesus disse a uma mulher imoral: “Seus pecados estão perdoados... a tua fé te salvou; vai-te em paz, não peques mais” (Lc 7.48, 50). Mulheres rejeitadas pela sociedade vinham a Jesus e Ele as recebia bem, com compaixão e perdão.

Não importa o que você fez, nenhum pecado está além do alcance da graça de Deus. Ele nos viu na pior condição e ainda assim nos ama. Não há limite para sua graça perdoadora. E não há liberdade como a liberdade do perdão.

Você pode se sentir completamente limpa quando confessar os pecados, ou pode precisar de ajuda para trabalhar a questão. Das duas maneiras você está perdoada. Você deve tentar esquecer o que ficou para trás e avançar para o futuro positivo que Cristo torna possível (Fp 3,13,14). Toda vez que começamos a nos sentir imperdoados, é hora de voltar à Bíblia e recordar a nós mesmos e uns aos outros, do perdão de Deus.

Ingressar em um grupo de cura pós-aborto pode ajudar imensamente. Há estudos bíblicos sobre pós-aborto elaborados para mulheres e outros para homens. Muitos recursos on-line podem ajudar a encontrar o grupo de apoio que você precisa.

 

PERDÃO SEGUIDO DE ESCOLHAS CERTAS

 

Muitas mulheres que fizeram abortos carregam uma amargura compreensível em reação aos homens que usaram e abusaram delas, em relação aos pais que as pressionaram e em relação àqueles que as iludiram a uma escolha que resultou na morte de seu filho. Deus espera que recebamos o perdão que nos deu e o estendamos aos outros (Mt 6.14,15).

Você precisa se tornar parte de uma comunidade terapêutica, uma família de cristãos chamada igreja. (Se você já estiver em uma igreja, compartilhe sua experiência de aborto com alguém para obter a ajuda específica que precisa.) Você pode se sentir envergonhada no meio de cristãos por causa de seu passado. Não deveria. Uma igreja verdadeira, centrada em Cristo, não é uma vitrine para santos, mas um hospital para pecadores. Você não será julgada e condenada por pecados que Cristo perdoou. As pessoas com quem você está se juntando são tão humanas e tão imperfeitas quanto você. A maior parte das pessoas da igreja não é metida a santa. As que são devem ser dignas de dó, porque não entendem a graça de Deus.

Uma boa igreja ensinará as verdades da Bíblia e proverá amor, aceitação e apoio a você. Se não puder encontrar uma igreja assim em sua vizinhança, procure por apoio e aconselhamento on-line.

Um passo saudável que você pode dar é contatar mulheres que estejam vivenciando gravidez inesperada. Deus pode acabar usando Sua experiência para equipá-la, a fim de ajudar outras e para compartilhar com elas o Seu amor. Minha esposa e eu temos uns pares de boas amigas que sofreram abortos. Por intermédio de seus dedicados esforços a favor da vida, elas dão a outras mulheres a ajuda que gostariam que alguém lhes tivesse dado. Contar suas histórias não tem somente livrado a vida das crianças e as mães da dor do aborto, mas também tem ajudado a lhes trazer cura. Pode ter o mesmo efeito para você.

 

Randy Alcorn, no livro Por Que Ser a Favor da Vida?


sexta-feira, 15 de março de 2024

Fugindo sem parar - Essa tem sido a sua vida?

 


Quando eu era garoto, um dia fugi de casa por medo do castigo. Havia cometido uma falta e sabia que teria de acertar as contas com minha mãe. Corri muito. Corri pensando que iria ao lugar mais distante da face da Terra em que nem minha mãe me encontraria. Corri acreditando que lá, no ponto infinito do horizonte, onde o céu se une com a Terra, poderia me esconder de meus próprios erros. Tinha medo de parar. Corri sem saber para onde. Simplesmente corri.

O crepúsculo começava a esconder o dia nos trigais maduros de minha terra. As sombras da noite se misturavam com meus medos e me aprisionavam. O canto ameaçador das corujas parecia a gargalhada sinistra da noite. Estava cansado, com frio e com fome. Agachado debaixo do umbral de uma casa abandonada, fui vencido pelo cansaço. Não sei quanto tempo dormi. Sei apenas que acordei assustado. Alguém acariciava meu rosto docemente. Era minha mãe.

- Já está bem, filho - sussurrou em meus ouvidos com ternura. - Você já correu muito; chegou a hora de voltar. Vamos para casa.

Essa é a verdade mais maravilhosa de todos os tempos. Você também já correu demais, já sofreu, já chorou. Já feriu seus pés na areia quente do deserto desta vida. "Já está bem, filho", Jesus lhe diz, "chegou a hora de voltar. Vamos para casa."

Você aceitará o convite?

A resposta é só sua.

Alcy F. de Oliveira - Gotas de Esperança


ALGUNS VERSÍCULOS BÍBLICOS PARA SUA REFLEXÃO:


Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. – João 3:16

 

E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. – Atos 16:30,31

 

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. – João 6:37

 

E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento. – Marcos 2:17


quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

QUEBRANDO A MECÂNICA DA INGRATIDÃO

 


Certa vez, me contaram a história de um homem que decidiu fazer certa experiência durante o período de um mês. Ele planejou visitar as residências em um determinado quarteirão e dar a cada morador uma nota de 100 dólares, sem qualquer compromisso por parte de quem recebesse.

No primeiro dia, à medida que ele passava de casa em casa, os moradores pareciam extremamente desconfiados de sua sanidade mental. Eles hesitantemente esticavam seus braços e recolhiam as notas com um certo receio.

As reações foram semelhantes durante o dia seguinte.

Mas no terceiro e no quarto dia, a maioria das pessoas havia descoberto que as notas eram verdadeiras e tinham gasto o dinheiro que haviam assim recebido. Toda a vizinhança comentava com excitação as notícias da distribuição diária daquelas notas. Na segunda semana daquela experiência, os moradores já se postavam na entrada de suas casas, observando atentamente para ver se "o homem dos 100 dólares" estaria chegando. Eles começaram a visitar uns aos outros, conversando em voz alta nos jardins e na esquina das ruas.

Por volta da terceira semana, contudo, a novidade das visitas daquele homem parecia estar desaparecendo. Os moradores apresentavam uma atitude de enfado em relação àquelas dádivas diárias. O presente havia se tornado "fora de moda". Na quarta semana, quando a regularidade das visitas daquele homem havia se tornado firmemente estabelecida, elas passaram a se tornar como parte normal da vida de cada dia naquela vizinhança.

No último dia do mês o homem experimentou um esquema diferente. Ele decidiu caminhar pela rua, mais uma vez, mas não levou dinheiro para distribuir. Ao fazer isto, aconteceu um fenômeno muito estranho. Os moradores gritavam com raiva: "Onde está o nosso dinheiro?", ou lhe diziam, a altos brados: "Como você se atreve a não me dar os meus 100 dólares de hoje?"

O que tinha acontecido? As pessoas chegaram a ponto de esperar e de mesmo exigir alguma coisa que originalmente lhes havia sido dada como um presente que não mereciam. Elas começaram a sentir que aquele homem lhes "devia 100 dólares por dia."

Este é um exemplo de como nós, às vezes, agimos para com outras pessoas e também para com o Senhor. Tudo na vida começa como um presente, nossas famílias, nossos amigos, nossos bens materiais, nossa saúde. À medida que a vida continua, podemos começar a não dar valor a estes presentes e começamos a desenvolver a "expectativa" de como as coisas "devem ser", e quando os presentes são retirados, podemos nos tornar irados ou nos mostrar exigentes, pensando que temos algum "direito" a esses bens. Em vez disto, é proveitoso sermos gratos a Deus e às pessoas, por tudo o que nos é dado.

Alcy Francisco de Oliveira – Gotas de Esperança


Aproveite para baixar o e-book gratuito As Mais Belas Citações Sobre a Gratidão - 250 Citações Selecionadas. Clique AQUI.



terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Um dia após o meu suicídi0

 


Um dia após o meu suicídio, eu me apaixonei pela minha esposa ao vê-la chorando no chão do meu quarto, abraçando minha camiseta suja de sangue, com minhas fotos espalhadas em seu redor. Eu vi tanto amor…

Um dia após o meu suicídio, eu senti o quanto meus pais me amavam, por mais que muitas vezes eles fossem durões. Em meio a tanta tristeza, eles falavam com lágrimas nos olhos, o quanto sentiam orgulho de mim, e o quanto eu era sensível com o próximo.

Um dia após o meu suicídio, vi que o Ringo (meu cachorro) era mais incrível do que eu podia imaginar. Toda vez que alguém batia no portão de casa ele corria para porta esperando por mim, e ao ver que não era eu, ele deitava na frente do portão e continuava a me esperar.

Um dia após o meu suicídio, eu me encantei pelos meus irmãos, sentados no sofá da sala com os olhos cheios de lágrimas. Eles lembravam quando brincávamos na nossa linda infância. Que época boa…

Um dia após o meu suicídio, eu senti o quanto eu era querido e amado por aquele grande amigo. Ele estava olhando nossas fotos juntos e lembrando dos grandes momentos que vivemos! Ele chorava por não ter me encontrado todas as vezes que insisti. Um dia após o meu suicídio, senti que era importante para muitos amigos.

Eles estavam se culpando por não terem conseguido fazer nada. Já de noite, fui até o necrotério encontrar meu corpo. Aquilo me incomodou. Olhei pra mim e disse: “Tantos sonhos que tínhamos, tantos amores, tanta gente pra conhecer. Você tinha pessoas que te amavam e mesmo assim você jogou tudo pro alto… Graças a Deus isso foi só um sonho.”

Você pode ler isso! Você ainda está aqui, e pode mudar sua vida pra sempre! Sua vida não é ruim como parece, existem pessoas que te amam e que te querem por perto e, acima destas, Jesus é um amigo sempre ao alcance de suas orações. Todo o preço de dor e angústia Ele já pagou por você, naquela cruz. Ele mesmo diz, “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (João 10:10).

Dê mais uma chance pra vida e para as pessoas que estão ao seu lado. Existe cura para sua dor, se abra com alguém. Você já superou tantas coisas, essa será mais uma que você irá superar! Saiba que você não está sozinho, e saiba também e principalmente que Deus está com você. Abra-se a Ele, sem pré-conceitos, sem preocupar-se com os homens, suas opiniões e falhas. Mergulhe em Deus e em sua cura, sua paz, através da oração e da leitura das Escrituras. Há pessoas que podem lhe ajudar nessa caminhada, instrumentos de Deus para a sua vida.

Caso queira, entre em contato com o CVV – Centro de Valorização da Vida, que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Telefone para o número 188 , ou acesse: https://www.cvv.org.br/


segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Você já recebeu flores?

 


Certo dia de primavera, minha esposa colocou alguns galhos dum pessegueiro em flor num vaso sobre minha escrivaninha. Foram tirados da árvore que ficava no pátio fronteiro à minha janela. Que ramalhete alegre e lindo era aquele! Quando olhei para o vaso e para os galhos do pessegueiro que balouçavam ao sopro da brisa do lado de fora, pensei: “Que parábola da vida está aqui.” Ainda que as flores que estavam no vaso fossem tão lindas, como as que lá fora eram bafejadas pelo vento, estas estavam condenadas a murchar, a serem lançadas no lixo. As que estavam na árvore também murchariam, mas em seu lugar surgiriam os frutos sazonados do pessegueiro. As flores que estavam na minha escrivaninha não produziriam frutos, porque estavam separadas da fonte da vida.

Assim acontece conosco. O pecado estabeleceu a separação entre nós e nosso Criador. Separados de Deus, as nossas vidas, embora lindas e agradáveis por algum tempo, não produzirão frutos de valor eterno. Nossas boas ações em direção a um "conserto" nada podem produzir, pois a Bíblia mesma diz: "Não há um justo, nem um sequer" (Romanos 3.10).

Mas Deus mesmo providenciou, da maneira a mais paradoxal e maravilhosa, uma forma de sermos religados a Ele, ao tronco da vida, na figura de seu filho amado, Jesus Cristo. Cristo pagou na cruz o preço com que não podíamos arcar: "Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados" (Isaías 53:4,5).

A promessa de religação é tão poderosa que Jesus mesmo diz: “Aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna” (João 4:14).

Jesus continua: "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma" (João 15.5).

A vida ligada a Cristo produz frutos não só para os outros, mas também alcança para si mesma, o gozo, a paz, e a vida eterna.


Thomas H. Backer (adaptado)


quinta-feira, 3 de agosto de 2023

E-book gratuito - As Mais Belas Citações Sobre a Gratidão: 250 Citações Selecionadas

 



Preservar o sentimento de gratidão é fundamental. Pesquisas demonstram que o sentimento de gratidão é benéfico para a saúde não apenas psicológica e espiritual, mas também para a física.

A conquista de uma vida virtuosa passa pelo gargalo da gratidão, o tema deste livro. A dificuldade de expressar gratidão pode ser profundamente limitadora, cerrando a janela para outros sentimentos saudáveis, numa espécie de reação em cadeia ou círculo vicioso.

O sentimento de gratidão é um caminho seguro para a paz e a felicidade, a saúde e a realização pessoal. Mas ela precisa apoiar-se em outras virtudes para que juntas elas rendam um proveito maior e duradouro.

Neste breve livro, reunimos 250 citações selecionadas dos mais diversos tempos e autores, sobre esse tema enriquecedor e poderoso para renovar e ressignificar nossas vidas. E, ao fim do livro, oferecemos dicas preciosas para ajudar você a “quebrar a cadeia” da ingratidão.


Para baixar o seu exemplar gratuito (em formato PDF) através do Google Drive, CLIQUE AQUI.


O e-book também está disponível na Amazon, de leitura gratuita para os assinantes do Kindle Unlimited.


quarta-feira, 10 de maio de 2023

O INCÊNDIO NO HOSPÍCIO DE LONDRES

 


Em 27 de janeiro de 1903, ocorreu um incêndio em uma instituição mental em Londres. Dos 300 refugiados, 50 morreram e 250 tiveram que ser literalmente arrancados do fogo. Enquanto o resgate estava ocorrendo, esses pobres seres se comportaram de tal maneira que me lembrei vividamente de como os pecadores se comportam quando outros buscam ardentemente sua salvação. É relatado que:

“Alguns riram da menção ao fogo.” Só os tolos poderiam rir de tal calamidade. Os tolos zombam do pecado. Somente pessoas moralmente insanas ousariam brincar com o fogo do pecado.

“Alguns disseram que não estavam dispostos a deixar suas camas no meio da noite e sair.” Eles não estavam dispostos a desistir de seus prazeres atuais, nem mesmo para salvar suas vidas. Há muitos que preferem os prazeres de um estado de danação às alegrias da salvação. Sua loucura é bastante evidente pela escolha que fazem. As armas para se resistir às investidas do diabo não são carnais, mas espirituais. “Vistam-se de toda a armadura de Deus, para que fiquem firmes” (Ef 6:11).

“Alguns foram encontrados escondidos do fogo debaixo de suas camas.” Em seu refúgio de mentiras eles diziam: “Paz, paz, quando não há paz” (Jr 8.11). Ninguém além de um tolo pode supor que uma cama de conforto ou indiferença é proteção contra um fogo consumidor. Você pode ter certeza de que seu pecado, como um incêndio, irá alcançá-lo.

“Alguns pareciam imaginar que foram os bombeiros que provocaram o incêndio.” Eles os culparam por querer “queimá-los”. Alguém poderia pensar, pelo que algumas pessoas dizem, que os pregadores são os que criaram o Inferno e perturbam a paz, tentando convencer os homens de seus pecados e tentando tirá-los de sua condição perdida. Naturalmente, ao emitir tal acusação, eles apenas mostram que estão fora de si mesmos.

“Muitos deles lutaram contra seus salvadores, mordendo-os e arrancando-lhes os cabelos.” Que imagem deprimente! Que imagem triste da loucura! Lutando contra aqueles que se sacrificavam para salvá-los! Não é incomum que aqueles que tentam tirar os homens do fogo do pecado tenham seus esforços cristãos dilacerados e difamados. Somente lunáticos espirituais poderiam se comportar dessa maneira.

“Alguns foram ouvidos batendo em uma porta trancada para sair, quando já era tarde demais.” Deve ter sido um despertar terrível acordar e se encontrar cercados por um fogo consumidor. Aqueles que se recusarem a ser tirados do fogo perecerão nele. “Como escaparemos, se negligenciarmos tão grande salvação?” (Hb 2.3).

“Todos os homens e mulheres sãos vieram em socorro.” O tempo era curto; a condenação dos não salvos era certa; o trabalho era grande e urgente; todos os outros interesses foram deixados de lado; a única coisa necessária era a salvação das almas. Todos os cristãos sãos, sadios, consideram sua principal atividade arrebatar as almas do fogo do pecado. Se você acha inconveniente algum cristão que se esforça por compartilhar a mensagem de Cristo com você, saiba que ele é alguém preocupado com o maior problema de sua vida, o seu destino eterno.

Reflita nestas passagens bíblicas, que expressam as palavras do próprio Jesus:


Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.” – Mateus 11:28-30

 

O ladrão (Satanás) só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.” – João 10:10

 

Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” – Romanos 6:23

 

Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim desta era. O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz tropeçar e todos os que praticam o mal. Eles os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes.” – Mateus 13:40-42


James Smith (adaptado).


sábado, 8 de abril de 2023

Encontre aquele que reconhece o seu valor, e pode elevá-lo

 


Agostino d'Antonio, um escultor de Florença, trabalhou diligentemente, mas sem sucesso, um grande pedaço de mármore. “Eu não posso fazer mais nada com isto”, ele concluiu. Outros escultores também tentaram esculpir aquele pedaço de mármore e nada!

A pedra, por fim, foi jogada no lixo onde ficou por quarenta anos, jogada fora. Quarenta anos esquecida, sem valor, inútil em um canto onde só havia lixo e restolhos!

Passando pelo local, certo dia, Michelangelo viu a pedra e suas possibilidades ocultas e pediu que a levassem até seu estúdio. Ele começou a trabalhar nela e, por fim, seu trabalho foi coroado com grande sucesso. Daquela pedra aparentemente desprezível ele esculpiu uma das obras-primas do mundo da escultura: Davi! Após quarenta anos no lixo, a pedra de mármore se torna uma das mais importantes esculturas do mundo atual pelas mãos de Michelangelo...

Onde estava o segredo?

O segredo repousava em Michelangelo, não na pedra. O segredo está no oleiro e não no vaso.

Olhe para sua vida com todas as suas decepções, angústias, aflições, tristezas, sofrimentos, traições, decepções... É como se você estivesse jogado no lixo e sem nenhuma perspectiva na vida, mas alguém observa sua angústia; sim, um escultor que está pronto a transformá-la em algo melhor, uma obra abundante de paz e contentamento: é Jesus Cristo.

Olhe agora e veja as vidas das outras pessoas que convivem com você, seus familiares, filhos, pais, amigos e veja como estão neste instante. Será que são pedras de mármore jogadas no lixo ou já se transformaram em lindas esculturas? Creia com fé que o Senhor produzirá uma obra-prima; entregue-se em Suas mãos amorosas, e confie na qualidade do trabalho do Grande Mestre, Jesus Cristo.

 

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30.

 

Olhai para as aves dos céus, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e o vosso pai celestial as alimenta, não tendes vós muito mais valor do que elas?” Mateus 6.26

 

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte.” Jeremias 29:11-14

 

Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” Isaías 40:29-31


Nathaniel M. Brandão Jr. - Ilustrações com Aplicações Práticas (adaptado)


quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Saúde em tempos de pandemias

 


Saúde!

Sem dúvida, um voto simpático: “Saúde!”. Este voto tem sido especialmente frequente nestes tempos de pandemia do coronavírus. Não me entenda mal: eu também desejo saúde aos outros. No entanto, esse desejo me parece quase uma ordem: faça de tudo para permanecer saudável! Mas como fazer isso? Não existe proteção total contra um vírus ou bactérias; isso sem falar das muitas outras doenças que cobram ainda mais vítimas. Você está saudável? Essa expressão “Saúde!” me faz pensar. Será que ela é realmente adequada? Afinal, ter saúde presume já estar saudável.

VOCÊ ESTÁ SAUDÁVEL?

Quero dizer: plenamente saudável? Nenhum resfriado, nada de dor nas costas e nos joelhos, nenhuma necessidade de óculos... Não é verdade que todos temos algum pequeno fardo a carregar? E veja que nem estou falando de possíveis células cancerosas que até agora têm crescido no corpo sem serem notadas ou de vasos sanguíneos que podem estar se entupindo cada vez mais – embora até agora sem sintomas.

Meu desejo é que você esteja saudável – e que continue assim! No entanto, não estou pensando apenas no nosso corpo, que de qualquer modo algum dia vai perecer. Será que a sua alma também está saudável? Sua “vida interior” está bem? Você está satisfeito? Tudo em ordem com você mesmo e com aqueles com quem você convive? Suas necessidades de proximidade humana estão satisfeitas? E, principalmente: você vive um relacionamento autêntico com Deus, o seu Criador?

UMA DOENÇA MUITO COMUM

Muitas pessoas choram intimamente porque sua alma está ferida. Isto não é apenas uma avaliação pessoal – podemos ouvir isso dos mais diferentes lugares: nossa sociedade está enferma. A Bíblia descreve os nossos tempos de forma honesta e sem maquiagem. Ela descreve uma humanidade egoísta, gananciosa e arrogante. A Bíblia prevê que as pessoas não terão respeito nem compaixão, que se interessarão apenas por seu próprio bem-estar e que não se importarão com Deus (leia 2Timóteo 3.2-4). E de fato observamos que estamos infectados com o vírus do egoísmo. Esse vírus é como uma blindagem apertada que determina todos os nossos pensamentos e atos. Ele destrói os nossos momentos mais belos e estraga nossos anseios mais nobres. Ele nos torna descontentes conosco mesmos e nos decepciona com os outros.

A CURA POSSÍVEL

Como escapar dessa quarentena autoimposta e do nosso egoísmo? Precisamos de alguém que nos ame incondicionalmente. Alguém que prove o seu amor por meio de uma dedicação sem limites e que nos perdoe a culpa do nosso amor-próprio. Jesus Cristo tem em si esse amor do qual nós tanto necessitamos e que não temos. Ele morreu para levar a nossa culpa. Confie totalmente nesta mensagem: Jesus Cristo ama você, Jesus sacrificou a si mesmo por você e quer lhe dar uma nova vida! Você pode dizer a ele por que você precisa desse amor. Portanto, caso você esteja doente, desejo-lhe de coração: “Sare!”

"Jesus tomou a palavra e disse: os sãos não precisam de médico, e sim os doentes." (Lucas 5.31)

Via https://www.chamada.com.br/


domingo, 21 de agosto de 2022

Você já disse SIM para Deus?


Deus o convida para entrar em Seu reino, mas sua resposta deve ser espontânea, livre de pressões, pois doutra maneira não se manifestaria um amor verdadeiro. Por isso lhe deu esse presente maravilhoso, que é a liberdade.

Deus também colocou em teu coração o sentimento de Sua existência. Talvez você não sinta isso duma forma clara, mas pode discernir seus indícios: não existe em você uma espécie de sede de beleza e de encontrar um ideal? Você não tem o profundo desejo de ser conhecido e compreendido, de ser amado e de amar, de receber e dar sem medida?

Todavia Deus faz mais do que dar-lhe sinais, pois se revela por meio de Sua Palavra, a Bíblia. Ela te diz que Deus é amor. “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos” (1 João 4:9).

Você tem a responsabilidade de responder ao convite de Deus, de dizer-Lhe sim!

Esse sim para Deus talvez lhe pareça como um abandono de si mesmo, como um salto no vazio, mas Deus que o ama, é digno de toda a sua confiança. Dizer sim a Deus é entregar toda sua vida, mesmo que não possa demonstrá-lo por completo. Somente nEle encontrará a resposta para as aspirações mais profundas de amor, paz e alegria.

O reino de Deus é “justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Romanos 14:17).

Devocional Boa Semente


quarta-feira, 8 de junho de 2022

SUICÍDIO, Caminho sem volta - E-book gratuito para download

 


Neste breve e simples e-book vou procurar tratar de um assunto que parece ser um tabu. Abordarei aqui o tema SUICÍDIO, um problema de que os governos de todas as esferas pouco tratam e pouco falam. Todos os anos, são milhares de pessoas que simplesmente viram tristes estatísticas, vidas que partem, famílias que ficam enlutadas. Não ignore este assunto; ainda que você jamais tenha tido pensamentos suicidas, nunca sabemos quem está do nosso lado com esta ideia de tirar a própria vida, e você pode ser um instrumento de Deus para ajudar tal pessoa, estando atento aos sinais e também divulgando este trabalho, um projeto de conscientização.

Alexandre Nunes da Costa

Para baixar o e-book pelo site Google Drive, CLIQUE AQUI.


sexta-feira, 15 de abril de 2022

O dilema de todo ser humano

 


DILEMA


Irei propor agora mesmo um problema.

Aguardarei que ele seja resolvido.

Sei que é difícil compreender este dilema,

Que cerca o homem desde que ele é nascido.


Por que que estou onde estou? E quem eu sou?

Já se escreveram mil e uma teorias!

Quando é que eu vou, pra onde eu vou? E como vou?

Infelizmente as respostas são vazias!


E no conjunto da explicação humana

Tudo é fortuito, imprevisto, por acaso.

Deus é apenas um adorno, filigrana,

Cabe ao homem ao seu destino, sim, dar azo.


A mais completa e perfeita solução

Não é aceita porque o homem é humilhado.

Ela é encontrada na cristã cosmovisão

Que reconhece a queda do homem e o seu pecado.


Também afirma de maneira veemente

Que foi o homem à imagem e semelhança

Do Criador que se tornou um ser vivente;

E que Deus quer fazer com o homem uma aliança.


Uma aliança em Jesus Cristo bem firmada

Que se tornou do pecador Substituto,

Pois no seu sangue, lá na cruz, foi retirada,

A culpa do homem e de modo absoluto.


E quem em Cristo deposita a confiança

Sabe quem é, aonde está e pra onde vai!

Desfruta agora de indizível esperança

E o privilégio de ter Deus como seu Pai!


As circunstâncias sejam boas ou adversas

São enfrentadas com total tranquilidade.

Deus nunca falha e cumpre todas as promessas,

E é Eterno o seu amor e a sua bondade.


Não busca mais ser dono do próprio futuro

Quer ver sua vida por Deus sendo controlada

Pois o que é bom, e agradável e está seguro

É ter em Jesus Cristo a vida alicerçada.


Gilberto Celeti – www.gilbertoceleti.com


“Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao ser humano determinar o seu caminho, nem cabe ao que anda dirigir os seus passos.” (Jeremias 10:23)


domingo, 20 de fevereiro de 2022

Você está à procura de Alegria?

 


Você sabia que Deus nos ordena para sermos felizes?

“Deleita-te, também, no Senhor, e Ele te concederá o que deseja o teu coração” (Salmos 37:4).

1) Deus criou-nos para a sua glória

“Trazei os meus filhos de longe, e as minhas filhas das extremidades da terra, … a quem eu criei para minha glória" (Isaías 43:6-7)

Deus criou-nos para ampliar a sua grandeza do mesmo modo que os telescópicos ampliam as estrelas. Ele criou-nos para pôr a sua bondade, a sua verdade, a sua beleza, a sua sabedoria e sua a justiça em exposição. A maior exposição da glória de Deus provém do mais profundo prazer em tudo o que ele é. Isto quer dizer que Deus recebe os louvores e nós recebemos o prazer. Deus criou-nos para que ele seja o mais glorificado em nós quando nós mais satisfeitos estamos com ele.

2) Todo o ser humano deve viver para a glória de Deus

“Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31).

Se Deus nos criou para a sua glória, é claro que devemos viver para a sua glória. O nosso dever provém do seu modelo. Portanto a nossa primeira obrigação é mostrar o valor de Deus por estarmos satisfeitos com tudo o que ele é para nós. Esta é a essência de amar Deus (Mateus 22:37) e por confiar nele (1 João 5:3-4) e por estarmos agradecidos a ele (Salmos 100:2-4). É a raiz de toda a verdadeira obediência, especialmente amar os outros (Colossenses 1:4-5).

3) Todos nós falhamos em glorificarmos Deus como deveríamos.

“Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”( Romanos 3:23)

O que quer dizer "estar destituído da glória de Deus?" Quer dizer que nenhum de nós confiou e estimou Deus do modo que deveríamos. Nós não fomos satisfeitos com a sua grandeza nem caminhamos no seu caminho. Nós procuramos satisfação em outras coisas, e tratamo-las como sendo mais valiosas que Deus, que é a essência da idolatria (Romanos 1:21-23). Desde que o pecado veio para o mundo todos nós temos sido profundamente resistentes em ter Deus como o nosso tesouro mais satisfatório (Efésios 2:3). Esta é uma ofensa terrível para a grandeza de Deus (Jeremias 2:12-13).

4) Todos nós estamos sujeitos à justa condenação de Deus

“O salário do pecado é a morte…” (Romanos 6:23).

Todos nós diminuímos a glória de Deus. Como? Por fazermos outras coisas acima dele. Pela nossa ingratidão, desconfiança e desobediência. Portanto Deus é justo em deixar-nos de fora do prazer da sua glória para sempre. “Eles padecerão o castigo da eterna destruição e exclusão da presença do Senhor e da glória do seu poder" (2 Tessalonicenses 1:9).
A palavra “inferno” é usada no Novo Testamento doze vezes - onze vezes pelo próprio Jesus. Não é um mito criado por pastores sombrios e furiosos. É o aviso solene do Filho de Deus que morreu para livrar os pecadores da sua maldição. Nós ignoramos isto com grande risco.

Se a Bíblia parasse aqui a sua análise da condição humana, nós seríamos condenados a um futuro sem esperança. No entanto, não é aqui que para…

5) Deus enviou o seu único filho para fornecer vida e alegria eterna

“Aqui está um versículo de confiança que merece aceitação plena: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores… (1 Timóteo 1:15)

A boa notícia é que Cristo morreu por pecadores como nós. E ele ergueu-se fisicamente dos mortos para validar o poder da salvação da sua morte e para abrir os portões da vida e alegria eternas (1 Coríntios 15:20). Isto quer dizer que Deus pode absolver pecadores culpados e ainda ser justo (Romanos 3:25-26). “Porque Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus" (1 Pedro 3:18). Chegar a casa de Deus é chegar aonde a mais profunda e duradoura satisfação é encontrada.

6) Os benefícios adquiridos pela morte de Cristo pertencem àqueles que se arrependem e nele confiam

”Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados” (Atos 3:19). “Crê no Senhor Jesus e serás salvo” (Atos 16:31).

“Arrependimento” quer dizer voltar as costas a todas as promessas enganadoras de pecado. “Fé” quer dizer estar satisfeito com tudo o que Deus nos promete para ser por nós em Jesus. “Aquele que em mim acredita,” Jesus disse, “nunca terá sede” (João 6:35). Nós não merecemos a nossa salvação. Nós não a conseguimos valorizar (Romanos 4:4-5). É pela graça por meio da fé (Efésios 2:8-9). Sendo justificados gratuitamente (Romanos 3:24). Nós a teremos se a apreciarmos mais do que tudo (Mateus 13:44). Quando o fizermos, o objetivo de Deus na criação será realizado: Ele será glorificado em nós e nós seremos satisfeitos nele - para sempre.

Isto faz sentido para você?

Você deseja este tipo de felicidade que provém da satisfação com tudo que Deus é para você em Jesus? Se assim é, então Deus está a trabalhar na sua vida.

O que deve você fazer?

Virar as costas às enganadoras promessas do pecado. Chamar Jesus para o salvar da culpa, do castigo e da escravidão. “Todo aquele que invocar o nome de Deus será salvo” (Romanos 10:13). Comece a guardar a sua esperança em tudo o que Deus significa para ti em Jesus. Quebre o poder das promessas do pecado pela fé na satisfação superior das promessas de Deus. Comece a ler a Bíblia para encontrar as preciosas e muito grandes promessas dele, que o podem libertar (Pedro 1:3-4). Encontre uma igreja crente na Bíblia e comece adorar e cresça junto com outras pessoas que adoram Cristo acima de tudo (Filipenses 3:7).

A melhor notícia do mudo é que não há conflitos necessários entre a nossa felicidade e a santidade de Deus. Estar satisfeito com tudo o que Deus é para nós em Jesus amplia-o como um grande Tesouro.

“Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há abundância de alegrias, à tua mão direita há delicias perpetuamente. (Salmo 16:11)


John Piper

http://pt.gospeltranslations.org/ 


domingo, 14 de novembro de 2021

Nascemos e morremos entre lágrimas - Por quê?



 "Ouça o choro de uma mulher em trabalho de parto, no momento em que está a dar a luz - olhe para a luta do homem moribundo, em seus últimos estertores, e então me diga se algo que começa e termina assim pode ser planejado para diversão." - Soren Kierkegaard

Meu amigo, minha amiga, há uma névoa de DOR instalada sobre todas as coisas, e um vazio - ora barulhento, ora silencioso - em nossas vidas, do primeiro ao último dia. A vida é mais do que se divertir e correr atrás de uma pretensa felicidade, constantemente fazendo de conta que as coisas ruins da vida não existem. Nossa vida possui um sentido maior, sentido de cuja percepção nossos pecados nos mantêm distantes. E a compreensão desse sentido - E O ENTENDIMENTO DE QUE NÃO NASCEMOS PARA A DOR - passa pela nossa re-ligação com nosso Criador, através da ponte que Ele estabeleceu não numa religião, mas numa pessoa, Cristo Jesus.
Em Cristo está a resposta para nossa angústia e a conquista final daquilo para o que fomos criados - a união com Deus, livres das consequências do pecado, consequências que conhecemos e sofremos como DOR e MORTE.
Apanhe uma Bíblia aí em sua casa, caso possua, e a abra na ÚLTIMA PÁGINA. Você estará então no capítulo final (o de número 21) do livro de Apocalipse, que fala das coisas que em breve irão acontecer. Encontre e reflita neste trecho bíblico: "Ele [Jesus] enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". Ap 21.4

S. R.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...