Mostrando postagens com marcador reaproveitamento. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador reaproveitamento. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Banquinho Forrado


Oiê!

Hoje vim mostrar mais uma reciclagem que fiz aqui em casa.


Esse banquinho era preto e bem mal acabado, o plástico tinha algumas rebarbas, além de ser muito pouco resistente. Era do apartamento dos meus pais, onde eu morava com meu irmão antes de casar. Como os bancos da cozinha estavam muito velhos, meu pai comprou quatro desses de plástico para serem usados provisoriamente. O problema é que eles dobravam as pernas pra dentro e eu e meu irmão tomamos tombos feios durante as refeições. Um belo dia meu pai, que estava passando o fim de semana conosco, caiu e bateu com a cabeça na geladeira! Minha mãe pensou que ele estava tendo um infarto e tomamos um grande susto! Resultado: depois disso, tchau banquinhos, foram aposentados e ficaram de castigo num cantinho da casa.

Quando me mudei, depois de casada, trouxe um banquinho pra servir de criado mudo. Sabem como é, casa nova, os móveis vão sendo comprados devagar. Mas ele tava muito sem gracinha e decidi dar a ele uma cara nova. Por coincidência, encontrei um saco de retângulos pré cortados, daqueles projetos que a gente idealiza, para no meio e deixa esquecido no fundo da gaveta. Pronto! Decidido, meu banquinho seria de retalhos!

Usei cola branca mesmo, dessas de rótulo azul. Como a minha estava bem velha e espessa, misturei um pouquinho de água e fui aplicando os tecidos. Cola, paninho e cola por cima. Na hora fica branco e parece que não vai dar certo, mas quando seca, fica transparente e dá vontade de sair colando tecidinho pela casa toda!


E é isso, você precisa da superfície a ser forrada, vários retalhos, cola branca, um pincel, vontade e bastante paciência! De banquinho perigoso, virou meu criado mudo de estimação e o que era provisório, agora é definitivo aqui em casa. Todo mundo vê e logo quer saber como foi feito :)

*Destaque especial pro vaso de flores, que na realidade é um penico. Minha avó materna pinta porcelana e, a exemplo dele, faz coisa maravilhosas. Quando casei, ela ficou preocupada que aqui só tem um banheiro, e pintou um lindo penico para qualquer emergência. Por enquanto, ele está em posição de destaque na nossa sala, servindo de vaso pra nossa florzinha ;)

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Reaproveitar é preciso!

Hoje trago uma ideia simples e bacana pra quem gosta de reaproveitar objetos que, a principio, iriam pro lixo. Acredito que bastante gente já faça ou tenha visto, mas eu não conhecia e achei o máximo. Foi minha comadre Marina que viu e me deu a ideia de tentar.

Como aqui em casa o maridinho aprecia uma boa cerveja, fui guardando as tampinhas (ou champinhas, como diziam lá em Joinville) devagar até que consegui juntar a quantidade necessária. Fui fazendo na frente da TV durante a novelinha e quando vi já estavam prontas! Uni uma a uma com linha e pronto!

Pra fazer um como esse meu, você vai precisar de:
- Retalhos
- 36 Tampinhas metálicas de garrafas
- Linha
- Agulha
- Tesoura

Como eu gosto de fazer o fuxico dobrando as bordinhas (acho que o acabamento fica melhor), cortei os círculos de tecido com 7cm de diâmetro, alinhavei, coloquei a tampinha dentro e fechei. O meu descanso de panelas foi feito com 36 tampinhas (6x6) e escolhi os tecidinhos de forma aleatória. Fiquei em dúvida se fazia com o franzidinho e o liso misturados, mas optei por deixar todos para o mesmo lado.

E você? Já conhecia esse trabalho? Tem alguma outra sugestão de reaproveitamento de tampinhas?

Espero que tenham gostado! Desejo a todos uma linda quarta-feira, pode to be? ;)