Mostrando postagens com marcador pap. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador pap. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Necessaire


Olá! Semana começando e post novo aqui no blog!

Bom, hoje eu vim dar uma sugestão de PAP super bacana e bem explicado.

Como existe muita coisa legal disponível e eu adoro garimpa-las nesse mundão virtual, de vez em quando vou dividir com vocês os meus achados, sempre mostrando as minhas tentativas e o resultado final.


Esse PAP da Ana Vivian (que foi minha professora de costura no Senac!) é suuuper claro e cheio de detalhes. Consegui fazer a necessaire já na primeira tentativa e gostei do resultado! Eu não fiz o quilt livre, mas um matelassê simples e usei as medidas menores.

Acho legal o fato de que, além de fazer a necessaire, podemos usar os novos aprendizados para desenvolver novas peças! Criar é sempre muito bom e conhecimento e novas ferramentas são sempre bem vindos!

Um beijo e uma ótima semana a todos!!!! :)

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Niqueleira com fecho da vovó!


Olá! Resolvi começar bem a semana e postar um novo PAP aqui no blog. Desta vez, eu tentei algumas vezes antes de obter um bom resultado, mas... como sou brasileira e não desisto nunca, eis meu PAP.

Eu acredito que existam outras formas de fazer, talvez até mais fáceis. Deixo aqui a forma que encontrei e, por favor, quem conhecer outras formas, deixe um comentário contando pra gente.

Ainda não é muito fácil e nem muito barato comprar os "fechos da vovó" aqui em Floripa. Este que eu usei é bem pequeno, tem 3,5cm x 6cm e custou em torno de R$2 em uma lojinha lá em Balneário Camboriú. Sei que há sites que têm os fechinhos disponíveis.

Material necessário

- papel, lápis e régua para traçar o molde
- o fecho metálico
- tecido para a frente e para o forro
- feltro ou manta fina
- linha, agulha, tesoura e máquina de costura
- martelo

Passo-a-passo:

1. No caso deste molde, ele precisa sempre ser feito de acordo com o tamanho do fecho. Então, pra começar, risque em um papel o contorno do seu fecho, por fora.


2. A partir dele, trace o molde de como você quer a sua bolsinha. Eu fiz meu molde no chute (e antes dele fiz outros que não deram certo). As medidas que eu usei aparecem na foto. Depois do molde no tamanho desejado feito, é importante adicionar uma margem de 0,75cm, que é o espaço que o pé calcador da máquina toma da peça. Na parte que será encaixada no fecho é importante ser o mais fiel possível às medidas e à margem do pé calcador. Molde pronto, recorte-o para passa-lo para o tecido.

3. Agora recorte este molde duas vezes no tecido de fora e duas vezes no tecido do forro. Alfinete o tecido de fora já cortado no feltro, passe um zigue-zague em volta e recorte.


4. Feito isso, encontre frente com frente do forro e frente com frente do tecido de fora. Passe uma costura em cada um deles, como mostra a imagem.


5. Costure o fundo, para deixar a niqueleira mais "gordinha". Eu deixei 1,5cm no fundo, e ela nao ficou muuito gordinha. Tome cuidado para coincidir as costuras, isso dá um bom acabamento.


6. Depois disso, encaixe a parte do forro dentro da outra parte, coincidindo frente com frente dos tecidos, como na foto.


7. Agora alfinete as partes sem costura da melhor maneira possível e una-as, como na imagem. Eu costurei cada lado de uma vez, acho que fica mais fácil.


8. Desvire pelo buraquinho que deixamos no forro, feche-o com pontos invisíveis e passe bem a peça, principalmente as abas que encaixarão no fecho. Agora vem a parte que eu demorei e achei mais difícil. Encaixe tudo no fecho com a ajuda de algo pontiagudo (tesourinha, por exemplo) e dê leves marteladas pelo lado de dentro, até que a bolsinha fique presa ao corpo do fecho. E pronto! Aí está sua niqueleira fofíssima :)


P.S. Já ouvi dizer que é possível colocar o fecho colando-o. Mas achei melhor não tentar, porque meu fechinho é muito pequeno e seria muito fácil melecar o tecido! Espero que tenham gostado! Quem tiver sugestões, é só deixar um comentário! Beijos e boa semana!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Passo-a-passo Porta-Moedas Triangular


Olá a todos! Para começar bem a semana, hoje estou postando o passo-a-passo deste porta-moedas triangular fofo. Para transformá-lo em uma necessaire, basta fazê-lo maior.

Material necessário:



- 4 quadrados de 10x10cm de tricoline, dois no tecido da frente a dois no tecido do forro.
- Uma tira de 4x12cm no tecido da frente.
- Aproximadamente 22x12 cm de feltro ou manta acrílica fina.*
- linha na cor desejada.
- 15 cm de ziper em metro na cor desejada
.
- 1 cursor para o zíper.
- Tesoura, máquina de costura, virador de alças, pé calcador simples e para zíper, alfinetes e agulha.

* ultimamente os feltros brancos que tenho encontrado estão mais grossos. Para coisas pequenas é melhor usar um feltro fino, dá um resultado melhor, mais delicado.


Passo-a-passo:

1. Posicione os dois quadrados do tecido da frente sobre o feltro, alfinete-os e passe o zigue-zague em todo o contorno, para prender.


2. Recorte o excesso de feltro dos dois quadrados, pegue a tira de 4x12 cm, passe-a ao meio e pesponte, deixando um pé de máquina de margem.


3. Agora é hora de colocar o zíper. Posicione a frente do zíper com a frente do tecido da frente.


4. Agora encontre o tecido do forro com o outro tecido, frente com frente.

5. Agora alfinete tudo como na imagem, deixando um lado do zíper maior para facilitar a colocação do cursor, mais adiante. Para quem está começando e quer sentir mais segurança, uma boa dica é alinhavar à mão mesmo, antes de costurar à máquina.


6. Prenda o zíper com uma costura reta, utilizando o pé calcador próprio. (a primeira vez que coloquei um zíper, fiz com o pé simples. Só depois fui saber que existe um pé especial para isso, que facilita muuuito o trabalho!)


7. Depois vire para o lado direito e alfinete. Repita a operação no outro lado, coloque o pé calcador simples e rebata a costura, como na imagem.


8. Corte uma das laterais do zíper como na foto e coloque o cursor. Deixe o zíper meio aberto, para poder desvirar a peça depois.


9. Agora alfinete frente com frente e forro com forro, como a seguir e passe uma costura reta no fundo do lado direito. No fundo do forro, costure apenas as laterais, deixando uma abertura no centro, por onde o porta-moedas será virado. Clique na imagem se precisar ver melhor.


10. Antes de voltar para a máquina, desvire a tirinha de 4x12cm que já foi costurada com a ajuda do virador. (Caso não tenha o virador, tente virar com um alfinete de segurança. Como a tira é bem fininha, talvez não seja possível. Aí a opção é passa-la a ferro como um viés e costurá-la pelo direito mesmo). Coloque-a onde indica a imagem, na parte da frente e com a dobra para dentro, pelo lado em que o zíper está aberto.






11. Agora passe uma costura reta em toda a lateral onde a alça foi colocada, como mostra a imagem a seguir.


12. E agora vem o passo mais importante, que torna o porta-moedas triangular. Na lateral que ainda está aberta, que é a parte onde o zíper está fechado, encontre a costura do fundo com o meio do zíper e alfinete.


13. Feito isso, passe uma costura reta.


14. Agora é só recortar os excessor de zíper e os cantinhos. Vire pelo buraquinho que deixamos no forro e feche-o com pontos invisíveis!


Amoreira no Twitter @_amoreira
Dúvidas, escrevam para ajmcrocomo@hotmail.com
Visitem o flick Amoreira www.flickr.com/criar

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

PAP Laço de tecido

A pedidos, aí está o PAP do lacinho de tecido. Espero que gostem! Voce vai precisar apenas do tecido, linha, agulha, tesoura e cola universal.

Recorte um retangulo de tecido de 6x25cm.



Dobre-o ao meio e vinque-o com o ferro, com o lado avesso para fora.



Recorte as laterais como na foto a seguir, de forma que a parte superior fique com 21cm e a parte inferior com 25cm. Cada quadradinho da imagem corresponde a 1cm.


Costure a maquina, como na imagem. Deixando aberta a parte central.


Recorte as pontinhas do tecido, para ficar mais bonito na hora de virar.

Vire o tecido pelo meio, cuidando para virar bem as pontinhas. Passe com o ferro para ajeitar e marcar para dentro a parte que está aberta. Feche-a com pontinhos invisiveis.


A tira de tecido ficará da seguinte forma:


Dobre a faixa desta forma e pesponte no meio, apenas para firmar.


Dobre, apenas para vincar o meio.

Posicione o tecido desta forma:

Costure desta forma, para franzir. Vá e volte com a linha de tres a quatro vezes, para ficar firme.

Ficará assim:

Costure uma tira do mesmo tecido com 1cm de largura.


Cole a tira com cola universal, desta forma, recortando o excesso. Se preferir, é possivel costurar.

E pronto! Seu lacinho está aí. Para fazer maior, basta aumentar a medida proporcionalmente.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A flor pronta!




Fazer o pap exigiu tempo e dedicacao, parei minhas outras atividades para isso. Será um prazer ver flores como essas nas fotos de voces, peco apenas que digam onde aprenderam, colocando um link para o meu site. Também adoraria que viessem me mostrar as fotos dos trabalhos de voces.

Beijo grande!!