02/11/2005

Carmona em entrevista ao DN

Carmona Rodrigues dá hoje uma entrevista ao Diário de Notícias, dividida claramente em duas partes: a primeira, de política partidária, e a segunda, esta, de índole mais interessante porque diz respeito aos 4 anos que aí vêm em termos de Lisboa. Ora, no que toca a esta segunda parte, e independentemente de não termos ficado a saber o que CR faria se as Torres de Siza tivessem avançado, ficamos a saber, ou não, coisas "interessantes" como estas:

1. À pergunta "Onde é que vai criar os três parques de estacionamento dissuasores?", CR responde "Estádio da Luz, Estádio de Alvalade e Gare do Oriente". Donde se conclui que CR não sabe o que são parques dissuasores, pois os parques que aí vierem a ser feitos serão tudo menos dissuasores. Parques dissuasores seriam os que fossem construídos na periferia de Lisboa, como por exemplo no Vale do Jamor (servindo as populações dos concelhos de Cascais, Oeiras), Alfornelos (Amadora, Sintra), Olival de Basto (Loures, Odivelas) ou Póvoa de Santa Iria (Loures, Vila Franca). E seriam dissuasores se entre eles e as populações houvesse linhas de metro ligeiro de superfície, pontuais, cómodas e seguras, que levassem os seus passageiros até aos interfaces com as linhas do Metro e da Carris. Construir-se mais parques nos locais que CR refere, além de ser mais uma medida de remedeio de curto-prazo, é uma asmneira.

2. À pergunta "Sempre vai adquirir o Pavilhão de Portugal?", CR responde "Se olharmos para o Parque das Nações falta uma âncora cultural. O que poderá ser? Uma grande colecção de obras de arte, o museu da cidade. E isto tem a ver com a colecção Berardo. Não há falta de matéria-prima. Estive lá com a administração da Parque Expo e com o comendador Joe Berardo. Há da parte do Governo e da nossa uma grande vontade de arranjar um local para colecção Berardo", ou seja, nada. Berardo ficou na mesma. A Parque Expo também. E o Pavilhão e a Pála lá continuam com fendas e a degradar-se a olhos vistos.

3. À pergunta "Tem ideia de onde será a Feira Popular?", CR responde "Quem primeiro avançou com a ideia de localizar a feira junto ao rio foi Ruben de Carvalho. Nem fui eu. Os terrenos junto ao rio são da tutela da APL e temos de ouvir a sua opinião", ou seja, nada. Os lisboetas e os feirantes ficaram na mesma. Mas a Bragaparques não.

4. À pergunta "Em relação ao Parque Mayer, afinal quantos teatros vão ser feitos?", CR responde "Uma sala de espectáculos grande para 1100 lugares, um teatro com 800 lugares, outro mais pequeno, um teatro-escola. Uma das salas será para teatro de revista", ou seja, é a total irresponsabilidade. Porquê? Porque ali mesmo ao lado a CML possui uma sala de mais de 1.000 lugares, o São Jorge, e não sabe o que lhe há-de fazer. Alguns metros abaixo o magnífico Odéon continua ao abandono; e mais acima a CML comprou (e bem) o Paris e também não sabe o que lhe há-de fazer. Mas pior do que isso é sabermos que no próprio Parque Mayer existe um Capitólio, único exemplar modernista ainda de pé, já propriedade da CML e que esta o quer demolir. Já para não falarmos do antigo Cinema Roma, local de encontro dos deputados municipais assíduos, uma vez por semana. E estamos falados.

5. À pergunta "Com o actual estado de contenção, faz sentido encomendar o projecto a Frank Gehry?", CR responde "O contrato ainda não está assinado. Tudo isto não vai custar um cêntimo ao orçamento da Câmara porque vai ser feito com o dinheiro das contrapartidas do Casino, que vai estar pronto em Março de 2006. Cinquenta por cento das receitas brutas anuais vão para a câmara de Lisboa, são 45 milhões de euros anuais. Desses 45 milhões, 15 milhões durante seis anos pagam o Parque Mayer", ou seja, que ainda não há contrato com Gehry, o que é uma óptima notícia... Quanto à engenharia financeira com o futuro casino, abstenho-me de comentar tão grande é a ilusão.

6. À pergunta "Como estão as finanças da cidade? Vai ter que vender mais património?", CR responde "As finanças estão controladas. É evidente que vamos continuar a alienar fogos. A tendência é essa". Ou seja, aí vão os palácios Pancas Palha, Marim Olhão, Alfinetes, Bica e Rosa, talvez mesmo o da actual Hermeroteca. Mais à frente, "Quanto pode ganhar com essa venda?", "Não sei, mas é muito" (!!).

PF

06/10/2005

O QUE ESTÁ OBJECTIVAMENTE EM CAUSA NO DIA 9

Vamos a factos objectivos e indesmentíveis:

* A partir de dia 9, a Casa-Museu Almeida Garrett será irreversível, ou não;
* A partir de dia 9, os condomínios em execução para o Convento dos Inglesinhos e Convento de Arroios serão reversíveis, ou não;
* A partir de dia 9, o Odéon estará salvo, ou não;
* A partir de dia 9, a Avenida da Liberdade terá o trânsito fortemente condicionado, recuperará uma linha de eléctrico, e verá as faixas laterais eliminadas e os passeios ainda mais amplos e com mais vida; ou continuará como hoje, agravada ainda pela construção de parques de estacionamento subterrâneo nas zonas laterais, junto ao São Jorge e Tivoli;
* A partir de dia 9, o Capitólio poderá respirar de alívio no meio de um jardim a sério, ou será demolido para dar lugar a uma gigantesca estrutura metálica multiusos;
* A partir de dia 9, o Rossio verá finalmente nivelado o poço de ventilação do Metro, ou não;
* A partir de dia 9, a Colecção Berardo ficará em Lisboa ou rumará para Itália;
* A partir de dia 9, a CRIL respeitará o Aqueduto, ou não;
* A partir de dia 9, Lisboa não verá avançarem os parques subterrâneos no Príncipe Real, na Pcta.José Lins do Rêgo e no Largo Barão de Quintela, ou não;
* A partir de dia 9, o túnel do Marquês poderá ficar-se pela Rua Castilho, ou trazer ainda mais subúrbio para o coração de Lisboa, até á António de Aguiar, juntando-se assim ao previstos túneis do Saldanha e sob a Penha de França, este a ligar a Almirante Reis a São João;
* A partir de dia 9, Alvalade verá ser construído um parque de estacionamento ao lado do mercado, em terreno camarário, ou voltar a possibilidade de se esventrar a Avenida da Igreja;
* A partir de dia 9, a Lapa terá a possíbilidade de ter estacionamento na zona abandonada do Hospital Militar, ou não;
* A partir de dia 9, Benfica verá reabilitado o parque Silva Porto e os projectos da Quinta da Granja e da praça central avançarem, ou não;
* A partir de dia 9, a Ajuda verá efectivamente recuperada a zona envolvente do Palácio da Ajuda, e dignificao o «rio seco», ou não;
* A partir de dia 9, o Lumiar verá salvaguardado o que resta do Paço do Lumiar (Qta.Senhora Paz, Casa Cesário Verde, Qta. do Cunhal), e dignificado o parque periférico, ou não;
* A partir de dia 9, o São Jorge terá uma programação condigna, ou será transformado em «rockódromo»;
* A partir de dia 9, o Paris terá um efectivo projecto cultural, ou um investidor imobiliário;
* A partir de dia 9, Lisboa poderá contar com o projecto do Espaço A Capital, ou não;
* A partir de dia 9, a CML apostará efectivamente na reabilitação urbana, ou manterá a aposta na demolição urbana;
* A partir de dia 9, Lisboa deixará de ver publicidade ao trabalho normal da CML, ou não;
* A partir de dia 9, Lisboa deixará de ver publicidade enganosa ao trabalho feito pela CML em prol da reabilitação, ou não;
* A partir de dia 9, Lisboa poderá ter arborizadas e reperfiladas avenidas e perpendiculares à Av.Roma, Av.República, Av.Almirante Reis, Av.Padre Cruz e Av.Infante D.Henrique, ou não;
* A partir de dia 9, a CML poderá intervir na Administração do Porto de Lisboa com vista a libertar-se mais zona ribeirinha, ou verá os contentores amontoarem-se ainda mais;
* A partir de dia 9, Lisboa verá ser escrupulosamente respeitado o trabalho do IPPAR, ou não;
* A partir de dia 9, haverá na CML responsáveis directos pelo que se passa no nosso bairro, ou não;
* A partir de dia 9, as escolas primárias públicas de Lisboa poderão voltar a ombrear com as privadas, ou não;
* A partir de dia 9, haverá salas de chuto em Lisboa, ou não;
* A partir de dia 9, haverá remodelações profundas na EMEL, GEBALIS, EPUL, EGEAC, etc., ou não.

A escolha compete aos lisboetas, e só a eles!

BEM HAJAM!

PF

17/09/2005

Para amanhã, 2º dia de campanha, 2º teaser aos candidatos a Lx:

Teaser: QUE PARQUES SUBTERRÂNEOS? E POR QUEM?
Que seja preciso mais parques de estacionamento subterrâneo, mormente para residentes e comerciantes, é algo consensual. Mas queremos ouvir os candidatos sobre:
- Se vão ou não avançar, se forem eleitos, com os polémicos parques de estacionamento subterrâneo anunciados em tempos, e retirados oportunamente de agenda pela CML, para o Largo Barão de Quintela (Chiado), Pç. José Lins do Rêgo (Av.Brasil), Príncipe Real, Avenida Liberdade e Avenida da Igreja?
- Se se vai continuar a dar a sua concessão aos mesmos de sempre - na maior parte dos casos, mesmo antes de estar aberto concurso para a sua execução?
- E, já agora, porque é que sendo parques para residentes, eles não são gratuitos?


Paulo Ferrero, Pedro Policarpo e Bernardo Ferreira de Carvalho