Mostrar mensagens com a etiqueta Espinafres. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Espinafres. Mostrar todas as mensagens

sábado, 17 de maio de 2014

A moda dos Sumos detox- Sumo de espinafres abacaxi, maçã com salsa




Só se fala destes sumos, as vedetas de televisão são fãs, existem marcas que já os vendem, é simplesmente moda ou efectivamente podem ser benéficos para a sua saúde?

Uma questão pertinente a minha, vocês não acham? Eu tenho uma opinião formada sobre estes sumos. Qual é a vossa?
Em minha opinião eles podem ser benéficos para a nossa saúde, sim senhor, como qualquer outro sumo de fruta. Agora achar que beber só o sumo o dia inteiro chega na nossa alimentação, isso está completamente errado. O sumo para mim é o complemento do pequeno almoço, isto é, o acompanhamento para uma torrada ou uma fatia de pão. Jamais ficaria satisfeita pela manhã só com o sumo. Para além disso não acho que o devemos consumir religiosamente todos os dias.Para quê, podemos consumir sumo só com fruta, o que eu quero dizer com isto, é  que não levem isto muito a sério, pois como tudo na vida tem as suas coisas boas e más, legumes crus temos de ter cuidado, por exemplo a couve( jamais utilizo), esta consumida crua com frequência faz mal à tiróide.
Os entendidos dizem que se quiserem podem substituir uma refeição( pequeno-almoço, almoço, lanche ou jantar ) por este sumo, isto para quem quiser perder alguns quilos. Mas só uma refeição.

Eu tenho as minhas regras quanto a este sumos:

1- Não o consumo todos os dias, só 2 a 3 vezes por semana
2- Utilizo só espinafres, agrião, rúcula, alface, jamais utilizo qualquer couve. Como podem reparar só utilizo legumes que também podemos fazer uso deles em saladas.
3- Utilizo sempre duas peças de fruta, para adocicar
4- Tenho algum cuidado nas sementes e bagas utilizadas num mesmo sumo. Não utilizo mais que dois tipos.
5-Utilizo sempre uma erva aromática( salsa, coentros, hortelã.....)
6- Em vez de água pode utilizar chá ou água de coco.
7- Utilizo em cada sumo um único ingrediente deste tipo, aipo,  gengibre ou canela
8- Não utilize açúcar, em ultimo recurso se não conseguir beber opte pelo mel.

Os benefícios que reparei desde que tomo este sumo são: mais energia, a pele com mais luminosidade e para quem sofre de prisão de ventre pode ajudar nesse sentido.Em resumo eles têm a função de desintoxicar e limpar o organismo, e eu concordo com isso. Depois de refeições mais pesadas,  das épocas festivas com exagero alimentares é uma óptima opção, aliado a uma alimentação mais à base de grelhados e cozidos.

Alguma dúvida nestes sumos e questões que queiram fazer é só contactar-me.

A receita que apresento é apenas um exemplo daquilo que pode ser um sumo detox.




Receita de Sumo de Espinafres abacaxi e maçã com salsa

1 mão cheia de espinafres
20gr de bagas de goji
15gr de sementes de linhaça
1/3 talo de aipo( mais ou menos 10gr de aipo)
1 maçã
300gr de água
130gr de abacaxi
folhas de salsa
sumo de limão( eu congelo o sumo de limão em cuvetes, e nestes sumos quando adiciono limão ponho 1 a 2 cubos congelados, neste sumo coloquei só 1)



Coloque todos os ingredientes na bimby  ou no liquidificador acrescente 100gr de água; 1m veloc.9.Acrescente a restante água e na mesma velocidade deixe mais 1m.
Está pronto para ser consumido.
Pode ser guardado durante 24h, dizem que não perde as propriedades.



E neste post vou falar-vos do aipo.

Aipo propriedades e benefícios:

O aipo também conhecido como salsão é uma verdura utilizada na culinária na confecção de sopas, saladas, peixe, molhos, empadas, empadões, sumos e estufados e chá( pode utilizar a folha também)

As suas propriedades são inúmeras entre elas destaco:   diurético, expectorante, laxante, tônico e é rico em flavonóides, vitaminas e minerais que fortalecem  as defesas imunitárias e o metabolismo.Por ser diurético o aipo elimina as toxinas acumuladas no organismo, combate o inchaço e ajuda a emagrecer. O aipo é rico em água; potássio; sódio; cálcio; fósforo; ferro e vitaminas A; B;C; K; B6; B2 e B1( puxa tanta vitamina :) )
O aipo é indicado nos tratamentos de emagrecimento; pedra na vesícula; pedra nos rins; gota; cistite; reumatismo; anemia; nefrite; hepatite; viroses; ferimentos; afonia; secreção pulmonar; disenteria; anorexia; problemas digestivos; dor de estômago; icterícia; menstruação atrasada; gases; rouquidão; diabetes; ácido urico; colesterol; artrites e psoríase.
Fonte:
Site Alimentação Saudável
Site Tua saúde





segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Sopa de bacalhau com espinafres, grão e ovo

Depois de uma quadra festiva tão cheia de comida e doces o corpo pede algo mais light mas nutritivo.
Esta sopa é das minhas preferidas, é feita cada vez que a preguiça chega ao corpo.É rápida a fazer e ficamos consoladas sem ter muito trabalho. :)
Desta vez foi feita com as sobras de bacalhau do Natal.O que sobrou foi congelado e aproveitado nesta sopa maravilhosa.



Ingredientes:

2 postas de bacalhau  cozido ou sobras
400gr de tomate
1 pimento vermelho
1 cebola
3 dentes de alho
coentros, uma mão cheia
400gr de grão cozido e escorrido
150gr de espinafres
2 ovos
1c. de sobremesa de colorau
pimenta 5 bagas q.b
piri-piri q.b
Azeite q.b
sal q.b
1,5l de água da cozedura do bacalhau-não usei

Bimby

Coloque no copo a cebola, o alho e o azeite; 3m temp. varoma veloc.1.Junte o tomate e o pimento e programe mais 5m temp.100 veloc.1.No final adicione os coentros; 50seg.na veloc.7.Junte o grão, o colorau; a pimenta; o piri-piri; a água e os espinafres;10m temp.100veloc..Transfira o preparado para um tacho,leve ao lume, adicione o bacalhau, os ovos e verifique o sal. Retire do lume assim que os ovos estiverem cozidos.

Tradicional

Pique a cebola e o alho.Leve ao lume m tacho com azeite, junte a cebola e o alho, deixe cozinhar até estar translucida.Junte o tomate e pimento, cozinhe por uns 5m.Adicione os coentros.Retire do lume e com a varinha mágica passe tudo.Junte o grão; o colorau; a pimenta; o piri.piri; a água e os espinafres.Cozinhe por uns 10m.Por último deite o bacalhau e os ovos. Retire do lume assim que os ovos estiverem cozidos.


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Robalo em cama de batata-doce e espinafres

Os dias passam a correr!! Eu tenho sempre tantas coisas para fazer que acho sempre que o dia devia de ter mais horas, ou então devíamos puder gerir de forma diferente as 24h.Enfim, o importante é tentar fazer aquilo que mais gostamos, mas se por acaso hoje não conseguimos amanhã é outro dia. :)


Esta receita foi inspirada no passatempo que a RFM tem, " Na rádio com os tachos", em que Miguel Gameiro vai cozinhar uma receita para um ouvinte da RFM e no final do jantar acaba por cantar para os anfitriões.

A que eu vos trago é bem diferente da que foi feita, é mais uma sugestão de comer peixe.Foi aprovadíssima lá em casa.




Ingredientes

Peixe:

1 robalo
alho em pó
colorau q.b
cebolinho seco
salsa seca
1c de sopa de vinagre
50ml de vinho tinto
Flor de sal  com especiarias para peixe- usei o de Castro Marim
azeite

Espinafres:

200gr de espinafres
2 dentes de alho
azeite vinagre balsâmico

Batata-doce:
350gr de batata -doce cortada às rodelas
1c de sobremesa de massa de pimentão
sumo de 1/2 lima
azeite

Para o peixe:

Tempere o robalo com o alho em pó, o colorau, o cebolinho seco, a salsa seca, a flor de sal, o azeite, o vinagre e o vinho.Coloque num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC com o grill ligado.De vez em quando regue o peixe com o molho e deixe assar por uns 25m.

Batata-doce:

Num tabuleiro disponha a batata cortada em rodelas, regue com o sumo de lima, o azeite, adicione a massa de pimentão e leve ao forno.

Espinafres:

Num recipiente leve ao lume o azeite e o alho partido às lascas, quando este tiver lourinho junte os espinafres e envolva tudo.Deixe cozinhar por uns 5 a 7m, no final desligue o lume e adicione o vinagre mexa muito bem, reserve.

Num tabuleiro coloque a batata-doce por cima desta deite os espinafres e por último disponha o robalo sem a cabeça.

Bom apetite!!

Fonte: Inspiração vinda da RFM- "Na rádio com os Tachos" com Miguel Gameiro

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Creme de abóbora com coentros e espinafres

Aqui no Chocolate e Caju, continua-se a cozinhar pouco.Apesar disso a sopa nunca pode faltar na nossa mesa, todas as semanas sai uma sopinha para aconchegar o estômago.

Esta é feita muitas vezes cá em casa, o sabor intenso a coentros é excelente.


Ingredientes:

800gr de abóbora
1 curgete
1 cenoura
1 batata média
1 cebola
1 molho de coentros
200gr de espinafres
sal q.b
azeite q.b
1c de sobremesa de cominhos
Água q.b


Num tacho leve ao lume o azeite e a cebola cortada aos bocados.Deixe refogar até a cebola estar translúcida.Junte os restantes legumes, um pouco de água e deixe cozinhar até estar cozido.No final, reduza tudo a puré com a varinha mágica( utilizei a bimby), leve novamente ao lume e adicione, o sal, um pouco mais de azeite,os cominhos, deixe ferver por uns 5 a 7m.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Tarteletes de alho francês, frango e ananás

Nunca vos aconteceu chegar a casa e não saberem o que fazer para o jantar?!A mim acontece tantas vezes, e nesses dias tenho por hábito abrir o frigorífico e espreitar lá para dentro, ver as sobras que por lá andam, os legumes que teimam em ficar.E assim nasce estas tarteletes, com um sabor agridoce.




Ingredientes:

Massa:

320gr de farinha
130g de margarina
70gr de água
1 pitada de sal
20gr de mangericão

Recheio:

sobras de frango guisado- umas 100gr
2 alhos francês
50g de bacon ao cubos
mangericão
pimenta  preta q.b
75gr de queijo ralado- usei emmental e gruyere
azeite q.b
1 fatia de ananás fresco


Preparação:

Massa:

Bimby:
Em primeiro lugar rale o queijo na veloc. 9 e reserve. Pode utilizar a 123.

No copo deite todos os ingredientes e programe 15seg. veloc.6. Embrulhe a massa em película aderente e leve ao frigorífico durante 30m.

Para quem não tiver bimby pode utilizar uma placa de massa quebrada.
Recheio:

Num recipiente coloque azeite, junte o alho francês e deixe cozinhar até ficar translúcido.Junte o bacon e cozinhe por uns minutos, adicione o frango desfiado, tempere com pimenta preta e deixe que os sabores se misturem por uns minutos.Retire do lume e deite o ananás partido em pedaços muitos pequenos, envolva tudo muito bem. Reserve.


Estenda a massa num superfície enfarinhada com o rolo da massa, formando um rectângulo.Corte pequenos pedaços de massa de maneira que cobra as formas de tarteletes.Pique o fundo com um garfo, cobra o fundo com feijão e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 15m.Quando tiverem um pouco douradas, retire do forno e tire o feijão.A cada tartelete deite no fundo um pouco do queijo ralado, coloque o recheio e volte a colocar queijo por cima, repita a operação para todas as tarteletes.Volte a levar ao forno e deixe gratinar.

Acompanhe com uma salada, eu acompanhei com esparragado de espinafres.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Lombo de porco recheado de figos secos, espinafres e queijo

Há coisas que não se entendem.Por exemplo não gosto de figos frescos mas gosto deles secos, comê-los simplemente ou em doces, bolos, pratos salgado.Enfim eu própria não sei dizer o porquê.Nós humanos somos mesmo muito complexos. :)







Ingredientes:

1 lombo de porco( 600gr)
5 dentes de alho esmagados
2c de sobremesa de mostarda
2c. de sopa de vinagre-usei framboesa
200ml de vinho branco
1c. de sopa de mel
Tomilho seco
pimenta rosa
2 cravinhos
alho em pó
sal q.b
350gr de espinafres
7 figos secos
75gr de queijo  a gosto-usei da ilha

Abra o lombo de porco com uma faca, deixando-o aberto como um bife grande.
Coloque-o num recipiente,tempere com sal,alho em pó,os dentes de alho esmagados, o tomilho,a pimenta-rosa, regue com o vinho,j unte os cravinhos e deixe marinar.Eu deixei durante a noite.

Coza os espinafres e escarra-os muito bem.Triture um pouco os figos secos com o queijo.Reserve.
Quando os espinafres estiverem cozidos, junte os figos e o queijo e misture bem.
Retire o lombo da marinada e estenda-o na bancada, coloque o recheio por cima comprimindo o mesmo de encontro á carne.Comece a enrolar a carne como se fosse uma torta, com cuidado para o recheio não sair.Ate a carne com fio próprio para cozinhados.Coloque o lombo num tabuleiro de ir ao forno e regue com a marinada reservada.
Leve ao forno a 180ºC durante 40m,regue-o de vez em quando.No fim se quiser que este adquira uma crosta  exterior aumente o forno para os 220ºC e deixe-o mais 20m.
Eu servi com o puré de castanha e maçã-aqui

Fonte: Adaptado do blog Sabores da Alma

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Tarte de Abóbora, espinafres e queijo mozzarella

Quando a abundância de abóbora existe, temos que inventar, reinventar receitas para a poder utilizar.
Comprei uma abóbora inteira e como cá em casa somos só dois demoramos algum tempo para ela ir desaparecendo.
Uma boa parte cortei-a e levei-a ao forno a assar, depois guardei-a num recipiente no frigorífico e vou utilizando.




Ingredientes:

1 placa de massa folhada
350gr de abóbora assada
150gr de espinafres cozidos e escorridos
1 alho francês
225gr de queijo mozzarella
noz moscada
pimenta
tomilho
nozes partidas em bocados grandes

Forre uma forma com a massa folhada, deite a abóbora, os espinafres, o alho francês salpique com pimenta, noz moscada e tomilho seco.Deite o queijo mozzarella por cima e coloque as nozes partidas aos bocados.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até a massa ficar tostada.

Fonte: Inspirada no blog Cinco Quartos de Laranja

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Empadão de bacalhau com espinafres




Lembram-se da abóbora manteiga recheada com o bacalhau? Tinha sobrado algum recheio e eu aproveitei para fazer um empadão que ficou muito bom.




Ingredientes:

Sobras do recheio de bacalhau-aqui
Puré de batata-aqui( em vez da cenoura pode utilizar só batata)
400gr de espinafres
1 gema de ovo

Coza os espinafres em água e sal, de seguida escorra-os e saltei-os com um pouco de azeite e alho laminado.

Num pirex de ir ao forno deite no fundo uma camada de puré, por cima o bacalhau, os espinafres e termine com uma camada de puré.Bata a gema deite por cima do puré.Leve ao forno a 180ºC durante 30m.











quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Canellones de espinafres ricotta e nozes

Há já algum tempo que me andava apetecer canellones, mas não aqueles tradicionais com carne, apetecia-me algo diferente( agora parecia o anuncio da ferrero rocher, ah!ah!).
A foto não é das melhores, pois ficou com uma cor esquisita.


Ingredientes
6 canellones
400gr de espinafres
3c. de sopa de queijo ricotta
nozes q.b
2 dentes de alho esmagados
azeite q.b
sal q.b
30g de molho de tomate-aqui
5c. de sopa de vinho
manjericão fresco( uns 2 pés)
queijo parmesão q.b

Leve os espinafres a cozer em água e sal.Quando levantar fervura deixe cozinhar por 4m.Retire os espinafres e deixe-os a escorrer num recipiente.Numa frigideira leve ao lume o azeite, deixe aqueçer e deite os alhos qaundo estes tiverem lourinhos junte os espinafres e deixe cozinhar por uns minutos.Apague o lume ,junte o queijo ricotta as nozes e envolva bem.Encha os canellones com este preparado e coloque-os num tabuleiro de ir ao forno.Reserve.
Misture ao molho de tomate o vinho e o manjericão e triture tudo muito bem( fiz na bimby).
Deite o molho por cima dos canellones assim como o queijo parmesão.Leve ao forno a 180ºC até os canellones estarem cozidos.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Empadão de peru com espinafres e ricotta


Esta receita foi uma invensão minha, e não é que ficou bem gostosa! É um empadão diferente do habitual.
Ingredientes:

350g de peito de peru picado
1 cebola
1/4 de alho françês
100ml de polpa de tomate
1c sopa de ketucp caseiro
25gr de vinho branco
Mangericão q.b
400gr de espinafres congelados
2c. de sopa de queijo ricotta
2 dentes de alho
pimentão doce q.b
pimenta q.b

Puré de batata com cenoura :

1 cenoura
4 batatas médias
75gr de leite
20gr de margarina

Termomix_bimby

Num tacho á parte deite os espinafres e leve ao lume até estarem cozidos.Escorra bem os espinafres.No mesmo tacho deite azeite e os alhos e salteie os espinafres.Reserve.Antes de colocar no tabuleiro junte o queijo e envolva bem. No copo da bimby pique a cebola e o alho françês, junte o azeite; 5mtemp.varoma veloc.1.Junte a polpa de tomate, o ketchup, pimenta e o pimentão doce, 5mtemp.varoma veloc.1, junte a carne o vinho; 10m temp.100veloc.1.No final do tempo retire a carne do copo e reserve. Lave bem o copo e deite o leite as batatas e a cenoura; 30mtemp.90veloc.1.No final triture tudo durante uns segundo na veloc.7.Acrescente a margarina e volta a prog. uns seg. na veloc.5 Num tabuleiro de ir ao forno disponha uma camada puré, a seguir de carne, depois de espinafres e por ultimo outra camada de puré.Pincele com uma gema de ovo e leve ao forno até estar douradinho.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Pesto de espinafres e nozes

Tinha alguns espinafres e queijo de cabra no frigorifico que tinha sobrado da salada e como deitar fora comida não é muito o meu lema, pensei em fazer o pesto de espinafres que vi no blog da Gasparzinha.Cheguei a casa com vontade de fazer o pesto, e toca a ir buscar os ingredientes, qual não é o meu espanto que quando fui para ir buscar os pinhões, surpresa, não há pinhões.Mas logo a minha cabeça começou a pensar que tinha visto numa revista de culinária( não me lembro qual foi, mas uma recente)um pesto com nozes, pois é, e com isto tudo saiu um pesto que de tradicional pouco tem.

Ingredientes:

30gr de queijo seco de cabra
80gr de espinafres(era o que havia)
1 dente de alho pequeno
30gr de nozes
azeite q.b( confesso que não me esqueci de verificar a quantidade)
1 c. de café mal cheia de sal
pimenta moida q.b

Termomix_bimby

No copo da bimby deite as nozes;6 seg. veloc.9, junte o queijo, o alho, o sal, triture na veloc.9, até
ficar uma pasta, com o copo em andamento na veloc.5, vá juntando o azeite em fio até se tornar numa pasta.Guarde a pasta num frasco dentro do frigorifico.

Tradicional


Na picadora 123 pique as nozes e reserve, pique o queijo e reserve.Num copo coloque os espinafres e triture com a varinha mágica, junte as nozes , o queijo, os alhos picados, o sal,a pimenta e triture todo com a varinha mágica até ficar uma pasta.Com a varinha mágica em andamento vá juntando o azeite em fio até esta se tornar uma pasta homogenea.

pesto



segunda-feira, 22 de junho de 2009

Espinafres com presunto e queijo de cabra

Esta receita só a faço para mim pois o maridinho não aprecia, assim aproveitei que ele foi trabalhar no fim de semana.As quantidade que eu faço desta receita é para 2 pessoas,eh!eh! dá para duas refeições para mim.Agora no verão sabe muito bem, pois é fresquinha para estes dias de brasa.
Ingredientes
250gr de espinafres
1 lata de cogumelos laminados pequena
120gr de queijo cabra
4 fatias de presunto ou bacon
3 c. de sopa de vinagre balsâmico
2c. de mel
pimenta q.b
azeite q.b
nozes(opcional)
Escalde os espinafres em água a ferver durante uns minutos, escorra-os e coloque-os numa travessa de servir, por cima junte o queijo partido aos bocados e reserve.Numa frigideira coloque o azeite e deixe aquecer, junte o presunto cortado em bocadinhos, os cogumelos e deixe cozinhar até estarem douradinhos.No final adicione a pimenta, o vinagre, o mel e deixe cozinhar por uns minutos.Misture este preparado com os restantes ingredientes da salada e mexa bem, sirva com crocantes de pão.
espinagres com presunto e queijo cabra
espinafres com presunto e q.cabra

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Massa com maruca e bechámel de laranja

Hoje já cheguei tarde a casa, e não tinha ideia de como ia fazer a maruca que tinha deixado a descongelar.Tinha que ser algo rápido, e estava a apetecer-me massa, os desejos são para levar a sério. eh!eh! Além disso vi as laranjas e pensei, já há muito tempo que não faço bechámel de laranja.Este aprendi com a Gasparzinha do No soup for you, só ela para nos dar a conhecer estas novidades culinárias.

Ingredientes:

200 gr de massa( utilizei de cotovelos)
4 lombos de maruca
alho em pó q.b
1 pitada de piri-piri
sal
1 colher de sopa bem cheia de queijo creme com ervas aromáticas(utilizei philadélfia)

Bechámel de laranja( pode ver a receita original aqui)

1 cebola (80g)
30g de margarina
1 c. sopa de farinha(10g)
sumo de 2 ou 3 laranjas(200g)
água de cozedura do peixe(40g)
6 folhas de mangericão fresco

Bimby

Coza o peixe em água com sal, eu por acaso cozi no micro-ondas, enquanto a massa estava a cozer num tacho.
Enquanto isso faça o bechámel, deite a cebola no copo da bimby programe alguns segundos na veloc.5.Juntar a margarina e programar 4 m temp.100 veloc.1.Quando terminar acrescente a farinha, a água da cozedura e o sumo das laranjas e 6m temp.100 veloc.4.Juntar as folhas de mangericão 5 seg. veloc.5.
Parta o peixe em cubos grandes e tempere com o alho em pó, o piri-piri.Reserve.
Num tabuleiro de ir ao forno, deite a massa cozida e junte o queijo creme, espalhe bem o queijo por toda a massa, disponha por cima o peixe e regue com o bechámel e leve ao forno aproximadamente 20m.
Tradicional
Coza o peixe em água com sal, eu por acaso cozi no micro-ondas, enquanto a massa estava a cozer num tacho.
Colocar a cebola numa panela e levar a lume brando com a margarina até ficar transparente. Juntar a farinha e mexer sempre.Ir juntando depois a pouco e pouco o sumo das laranjas, mexendo para incorporar bem, adicionar por fim a água de cozedura do peixe até obter um creme homogéneo.Juntar as folhas de mangericão partidas em pedaço e envolver no molho.
Parta o peixe em cubos grandes e tempere com o alho em pó, o piri-piri.Reserve.
Num tabuleiro de ir ao forno, deite a massa cozida e junte o queijo creme, espalhe bem o queijo por toda a massa, disponha por cima o peixe e regue com o bechámel e leve ao forno aproximadamente 20m.
Acompanhei com espinafres salteados.

massa maruca e bechámel de laranja

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Tamboril com espinafres

Ingredientes:
400grs de espinafres
500grs de tamboril já cortado aos quadros
3 dentes de alho
1 cebola
5 tiras pimento vermelho e amarelo
3 tomates maduros
Azeite q.b
sumo e raspa de um limão
1 colher de chá de estragão
sal q.b
Coentros picados

Termomix_bimby


Ponha os espinafres a cozer numa panela.Tempere o tamboril com o limão, sal e polvilhe com a raspa do limão e deixe a marinar durante uns 30 minutos.
Enquanto isso coloque no copo a cebola e os alhos e programe 7seg.veloc.5.Terminado o tempo adicione o azeite e programe mais 5m. temp.100 veloc.1. Junte o tomate, o estragão,a pimenta, um pouco mais de sal e o pimento cortado ás tiras e programe 5m. temp.100 veloc.2.Decorrido o tempo deitar o molho da marinada no copo da bimby e colocar o cesto com o tamboril dentro da bimby, programe 15m temp.100 veloc.4.Quando terminar retire o cesto com o tamboril e metade do molho.Ao molho que ficou no copo junte os espinafres bem escorridos e prog.4mtemp.100 veloc.1.Por último disponha no fundo de um tabuleiro os espinafres por cima o tamboril com o restante molho e salpique com coentros.Sirva bem quente com arroz branco.
Tradicional
Ponha os espinafres a cozer numa panela.Tempere o tamboril com o limão, o sal e polvilhe com a raspa do limão e deixe a marinar durante uns 30 minutos.Leve ao lume um tacho com o azeite e quando tiver quente, junte a cebola e o alho, deixe cozinhar até a cebola ficar macia.Adicione depois o pimento, o tomate a pimenta,um pouco mais de sal e o estragão, misture bem.Deixe cozinhar por 5 minutos, decorrido esse tempo adicione o tamboril com o molho de limão.Tape e cozinhe tudo por 10 minutos.No final retire o tamboril e deixe no tacho metade do molho, a este acrescente os espinafres bem escorridos, tape e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
Por último disponha no fundo de um tabuleiro os espinafres por cima o tamboril com o restante molho e salpique com coentros.Sirva bem quente com arroz branco.
tamboril com espinafres