Para os cidadãos comuns, aqueles que não inventam nem lideram grandes empreendimentos, grandes obras, grandes acordos comerciais ou políticos, o suporte à preservação ambiental repousa basicamente nos 4 Rs: reduza, reuse, recicle, repense.
É trabalho de formiguinha, que repercute lá longe, e começa pela sensação individual do prazer de transformar, de fazer com as próprias mãos, de vencer um desafio, dar vida nova ao que parecia perdido, inútil, descabido, etc . Nós, ligadas nessa rede de curiosas arteiras, conhecemos bem essas pequenas grandes vitórias.
Cada um desses Rs ou desses re-s tem muita importância e abrangência.
A Astrologia ensina e a minhaparasempremestramáxima, Maria Eugênia, frisa incansavelmente: o prefixo re- é de Escorpião, regência de Plutão, o grande mestre da vida e da morte, dos ciclos que se seguem, consequentes, encadeados (aparentemente ou não), das perdas (de cujos ganhos são obscuros como tudo referente a Plutão), das heranças, dos bens e do dinheiro alheio, enfim... Plutão é o mestre das lições mais árduas e mais valiosas. Pensou re- = pensou Escorpião: Plutão na cabeça.
Parece que estou misturando tudo, não é? Estou não. Me ocorre que é bom sabermos até que ponto sabemos lidar com a energia de Plutão. E sempre aperfeiçoarmos essa aprendizagem.
A cada dia vemos exemplos de "salvados" pela criatividade, pelo exercício do poder de abstração. Para falar
só de hoje, até a hora que comecei a escrever este post já vi que
Nema Charmosa,
Xô Depressão, e
Retalhos Remendados mostram reciclagem, para citar as que começam a postar mais cedo, sabendo que a lista do dia será interminável e sem querer injustiçar ninguém.
A cada dia vemos o quanto a idéia vem se infiltrando e contaminando (palavras de Plutão) positivamente nossas mentes. O que para uns é lixo para outros é ouro. Ouro para quem sabe, para quem pode, para quem está aprendendo a ouvir o Mestre Plutão. E mais: do que faz e aprende a fazer sabe abrir mão, distribuir, compartilhar.
Não à toa o mais difícil vem em primeiro lugar: REDUZA.
Você pensa em fazer da abobrinha do almoço o suflê do jantar? Da raspa da panela que cozinhou o frango pela manhã o caldo da sopa da noite? Você ainda pensa que precisa daquela rouparia toda que, por ser bonita, você simplesmente TEM que ter? Troca de eletroeletrônico a cada atualização ou lançamento de linha? E o carro - troca também? Troca o carro por uma caminhada ou pelo transporte coletivo? Você junta, acumula, enche de coisas cada escaninho da casa e de lançamentos o cartão de crédito?
Na sociedade de consumo
Reduzir é a contramão do estímulo padrão. Não é fácil mas é precioso. Uma dica astrológica: reduza antes que Plutão lance mão. Porque será que todos, até os astrólogos mais curtidos, temem os ciclos plutonianos? Por que ele testa. Com ele é assim: ou é por bem, ou é por mal. Fim de papo. Ou você aprende a viver com menos, reduzir as suas
necessidades, ou ele simplesmente, de uma hora para outra.... re-tira o supérfulo de você. E ele vai fundo (palavra de Plutão). Não adianta espernear. Vai ter que re-começar.
Pois é. O que é o supérfluo para você? Não importa. Importa o que Plutão considera supérfluo. Vai saber...
Portanto, examine profundamente (palavra de Plutão) e corte (idem). Caso contrário será re-tirado (ibidem) de você. Não vale a pena esperar pra ver.
Então, a dica prática para encarar Plutão é: reduzir, reusar, reciclar e repensar. Vamos fazendo a lição de casa espontâneamente, por iniciativa própria, antes que o Mestre venha checar. E, lamento informar, ninguém escapa.
Sabe porque é tão difícil, no atual estágio da Humanidade, entender a voz de Plutão? Porque ele é o que está mais longe.( E se isso não for exatamente verdade, quando pudermos melhor entendê-lo, então saberemos.)