Mostrar mensagens com a etiqueta massa portuguesa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta massa portuguesa. Mostrar todas as mensagens

28 de maio de 2012

Bolinhos de aniversário

Ultimamente, da cozinha cá de casa têm saído uns bolinhos para aniversariantes. Assim sendo, não podia deixar de partilhar convosco as minhas pequenas “obras de arte”. Devem estar a pensar: «esta não é nada modesta, a chamar obras de arte aos seus bolos!» Mas para mim são isso mesmo, pois dediquei todo o meu carinho e empenho ao elaborá-los. E o mais gratificante é mesmo ver o sorriso de quem os recebe!





Mais novidades aqui: Bolos Decorados 

19 de março de 2012

34 bolinhas


Peço desculpa pela minha ausência durante as últimas semanas aqui no cantinho mas, além da gripe que me atacou completamente, estes foram tempos muito complicados, mas no bom sentido. Entre aniversários de amigos, o meu aniversário e ainda a bênção de mais uma sobrinha na minha vida, houve felicidade atrás de felicidade, mas tempo muito pouco. Agora a vida volta ao ritmo normal e as publicações aqui no cantinho voltam a ser regulares. Por isso, não deixem de aparecer!
Por hoje, deixo-vos a receita de bolo de chocolate do meu aniversário. 

Ingredientes:
6 ovos 
2 chávenas de chá (bem cheias) de açúcar 
2 chávenas de chá de farinha 
1 chávena de chá de óleo 
1 chávena de chá de água a ferver 
1 chávena de chá mal cheia de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento
1 colher de café  bem cheia de bicarbonato de sódio

Cobertura e recheio:
200 g de chocolate de culinária de boa qualidade
50g de chocolate preto semi-amargo
1 colher de sopa de manteiga
200 ml de natas

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar duas formas de 20cm com manteiga, polvilhar com farinha e reservar. Bater os ovos com o açúcar, até ficar um creme esbranquiçado e aumentar de volume. Adicionar a farinha com o fermento e o bicarbonato de sódio, de seguida o óleo, o chocolate em pó e por fim a água a ferver, batendo sempre muito bem entre cada adição. Colocar a massa nas formas e levar ao forno cerca de 30 minutos.

Recheio e cobertura:
Partir o chocolate em pequenos pedaços para dentro de uma tigela de vidro.
Levar as natas com a manteiga ao lume, até começar a ferver, deitar as natas sobre o chocolate e, com ajuda de uma colher de pau, envolver tudo muito bem até o chocolate estar derretido. Deixar arrefecer um pouco e colocar no frigorífico cerca de uma hora. Retirar o ganache de chocolate do frigorífico e passar a varinha mágica, de modo a obter um creme bastante fofo. Depois do bolo esfriar, desenformar, aparar a parte de cima (de modo a ficar uniforme) e cortar cada bolo em duas partes iguais. Sobrepor os bolos, intercalando com o recheio, cobrir o bolo e as laterais com o recheio e levar ao frigorífico cerca de uma hora. Passado esse tempo, retirar do frio e decorar com massa de açúcar.

24 de janeiro de 2012

69 Primaveras



Nestes tempos de contenção de despesas e, principalmente, para quem gosta de oferecer presentes realizados por si, deixo-vos uma sugestão bem bonita e saborosa, para oferecerem ou até mesmo para fazerem em casa, para os vossos aniversários. Basta um pouco de paciência, gosto e tempo e poderão produzir o vosso próprio bolo de aniversário. Este é feito com massa de chiffon, do qual já aqui antes vos deixei a receita e o recheio, intitulado “maravilha”, que por sinal é mesmo uma maravilha!

Ingredientes:
Massa :
8 ovos (claras e gemas separadas)
300g de açúcar
245g de farinha para bolos com fermento
60ml de óleo vegetal
Sumo de ½ limão
Raspa da casca de ½ limão
80ml de água
½ colher de chá de cremor tártaro
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de sal

Recheio
1 lata de leite condensado
1 1/2 medida da lata de leite
1 colher (sopa) de margarina
3 colheres de sopa de farinha maizena
3 gemas peneiradas
1 colher chá de essência de baunilha
1 colher sopa de essência sabor do recheio

Preparação
Preparar o bolo e o recheio de véspera. Misturar todos os ingredientes do recheio e levar ao lume em fogo brando, até engrossar. Deixar arrefecer e colocar no frigorífico. Untar duas formas de 20cm e uma de 15cm, preparando a massa conforme as instruções dadas aqui (receita). No dia seguinte, colocar a primeira parte do bolo e rechear com o creme, sobrepondo de seguida com a outra parte. Cobrir tudo com o creme até obter uma superfície lisa. Com o bolo de 15cm, cortar ao meio, rechear com o creme e repetir o processo anterior. No tempo de estender-se a massa de açúcar, colocar os bolos no frigorífico. Cobrir os bolos com massa de açúcar e sobrepô-los, decorando com flores de massa de açucar. 

11 de julho de 2011

Um castelo para uma princesa


Como já devem ter lido por aqui, sou uma tia sortuda, tenho 4 sobrinhos, três meninas e um menino. A minha princesa mais nova completou por estes dias cinco primaveras, e o seu desejo para bolo de aniversário foi um castelo das princesas. Depois de muitas horas a imaginar como ia fazer a dita construção, por defeito de profissão, lá saiu esta obra de arte, modéstia à parte. Foram muitas horas de trabalho, compensadas com um sorriso lindo da minha princesa.

8 de abril de 2011

Bolo das princesas



Estes foram os bolos que fiz para o aniversário das minhas sobrinhas. A mais velha, que já é uma mulher, completou 18 anos no mês passado, e a do meio, a minha sobrinha radical que adora tudo o que sejam desportos radicais, completou 8 anos no inicio deste mês. Sou uma tia sortuda: tenho 4 sobrinhos fantásticos, 3 meninas e um menino.
Para a mais velha fiz um bolo de artista de belas artes, para mais nova um bolo com o tema do snowboard. As receitas já foram publicadas aqui no blog, a decoração foi feita com massa portuguesa e, claro, muito carinho.


Bolo artista: bolo arco-íris com cobertura de doce de morango (receita aqui).


Bolo snowboard: bolo de chocolate com recheio e cobertura de chocolate (fiz dois bolos, recheei e sobrepus) (receita do bolo aqui e do recheio aqui).

30 de março de 2011

Bolo de aniversário II


Este ano tive direito a dois bolos de aniversário: um no próprio dia (do qual já aqui deixei a receita) e outro para um cafézinho no fim-de-semana com os amigos. Este foi de pão-de-ló, com recheio de morangos e doce de morango. Ficou um bolo saboroso e molhadinho, o qual só tem o inconveniente de ter que ser comido no prazo de dois dias, pois os morangos estragam-se com facilidade. A decoração foi toda feita por mim, tendo utilizado uma vez mais a pasta portuguesa. O tema escolhido foi uma menina ursinha no meio dos malmequeres, a qual fez as honras da festa.

Ingredientes do bolo:
9 ovos
525 g de açúcar
1 chávena de chá de água
450g de farinha com fermento
1 colher mal cheia de sobremesa de fermento

Ingredientes do recheio e cobertura:
300g de morangos cortados em pedaços pequenos
1 frasco de doce de morango
1 chávena de leite
1 chávena de açúcar
Massa portuguesa

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha. Bater os ovos com o açúcar durante 5 minutos. De seguida, adicionar a água pouco a pouco. Quando estiver bem misturado colocar a farinha e o fermento, misturando tudo muito bem mas sem bater. Levar ao forno cerca de uma hora. Aquecer o leite com o açúcar, de modo a este ficar dissolvido no leite, e deixar arrefecer.
Depois do bolo frio, aparar a parte de cima, de modo a ficar uniforme, e cortar o bolo em três partes. Regar a primeira parte com o leite, barrar com o doce de morango e colocar os morangos aos pedaços, repetindo o mesmo procedimento na segunda parte. Por fim, regar com o resto do leite e barrar a cobertura e as laterais com o doce (os restantes procedimentos já foram aqui explicados anteriormente, no post “Ursinho pescador”).

22 de março de 2011

Bolo das 33 Primaveras



Foi este um dos bolos que fiz para festejar as minhas 33 primaveras. E para comemorar a rigor, fiz um bolo bem primaveril, de chocolate e recheio de chocolate. Cá em casa os bolos de aniversário são quase sempre de chocolate, pois uma das minhas sobrinhas só come bolo de chocolate (a criança até nem tem mau gosto!). Para decoração utilizei a minha 'velha amiga': massa portuguesa.
Modéstia a parte, ficou bonito e muito saboroso. Valeu a pena o trabalho, e não ficará atrás de um bom bolo de pastelaria.

Ingredientes:
6 ovos
2 chávenas de chá (bem cheias) de açúcar
3 chávenas de chá de farinha
1 chávena de chá de óleo
1 chávena de chá de água a ferver
1 tablete de chocolate de culinária
1 pacote de natas

Cobertura e recheio:
1 lata de leite condensado
1 tablete de chocolate
1 colher de sopa de manteiga
1 pacote de natas
Massa portuguesa

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar a forma com manteiga, polvilhar com farinha e reservar.
Bater as gemas com o açúcar, até ficar um creme esbranquiçado e aumentar de volume. Adicionar o óleo, a água e por fim a farinha, batendo sempre muito bem entre cada adição. Derreter o chocolate com as natas no micro-ondas e mexer muito bem, adicionando ao preparado anterior. Bater bem a massa até formar bolhas e, por fim, envolver as claras previamente batidas em castelo. Levar ao forno cerca de 40 minutos. Depois de cozido desenformar e deixar arrefecer sobre uma rede.

Recheio e cobertura:
Levar ao lume o leite condensado, a manteiga, as natas e o chocolate (partido aos bocadinhos), até obter alguma consistência. Deixar arrefecer um pouco.
Depois do bolo esfriar, aparar a parte de cima, de modo a ficar uniforme, e cortar o bolo em 3 partes. Rechear o bolo e barrar toda a cobertura e as laterais (os restantes procedimentos já foram aqui explicados anteriormente, no post “Ursinho pescador”).

 
Receita do bolo retirada  do Fórum Istofaz-se

11 de fevereiro de 2011

Bolo Mickey


Um bolo de aniversário é sempre uma ocasião especial. Este foi para uma ocasião especial e para uma pessoa muito especial. Não há muito tempo que me aventurei a fazer bolos forrados com massa portuguesa, e este foi mesmo um grande desafio, que na minha modesta opinião superei muito bem. O resultado final ficou fantástico! Após 5 horas de muito stress, e muito medo de falhar, consegui fazer um bolo Mickey!
O formato da cabeça foi conseguido com uma forma (comprada numa loja de produtos de pastelaria e decoração de bolos, a FESTAS & SABORES), já tudo o resto foi tudo feito com massa portuguesa.
Mas tive muitas dúvidas quanto ao sabor do bolo... Como era um bolo grande, e tive medo de o cortar ao meio para rechear, decidi fazer um bolo de amêndoa e clementina, coberto de curd de limão. Ficou muito saboroso mas talvez um niquinho seco.
Aqui o ingrediente especial foi mesmo carinho… Todos gostaram, muitos elogiaram, mas a recompensa foi muito mais do que isso... Parabéns Amiga!

Ingredientes ( cerca de 30 doses)
8 ovos
400g de açúcar branco
500g de farinha com fermento
250g de amêndoa triturada quase em pó
200g manteiga sem sal derretida
Sumo de 10 clementinas
Curd de limão q.b.

Preparação (O bolo foi feito de véspera)

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Bater os ovos com o açúcar. De seguida, colocar aos poucos a farinha, juntamente com o fermento, e bater tudo muito bem. Sem parar de bater, adicionar a manteiga e a amêndoa, e por fim o sumo de clementina. Colocar a massa na forma, previamente untada e polvilhada com farinha. Levar ao forno cerca de 45 minutos, ou até estar cozido. Assim que retirar do forno, desenformar e deixar arrefecer em cima de uma grelha.
Decoração: barrar o bolo com curd de limão, colocando as várias camadas de massa portuguesa como se pode ver nas fotografias.

14 de outubro de 2010

Bolos de aniversário

Numa semana de festas, fiz dois bolos de aniversário, um para o meu mano e outro para o aniversário de casamento de uns tios. A base foi igual para ambos: aquela receita de bolo de chocolate que sai sempre bem! A decoração foi feita com massa portuguesa; para os noivos uns corações, para o mano uma moto. A moto não foi feita por mim, mas sim pelo homem cá de casa, que a cada dia me surpreende mais...

Bolo de chocolate
Ingredientes
6 ovos
1 chávena de açúcar branco
1 chávena de açúcar mascavado
2 chávenas de farinha com fermento
1 chávena de chocolate em pó
1 chávena de óleo
1 chávena de água a ferver
1 colher de sobremesa rasa de fermento

Cobertura e recheio
200 g de chocolate de culinária
½ lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
50 ml de natas

Preparação
Pré – aquecer o forno a 180ºC
Bater os ovos com o açúcar. De seguida, colocar aos poucos a farinha, juntamente com o fermento, e bater tudo muito bem. Sem parar de bater, adicionar o óleo e o chocolate em pó e, por fim, a água quente.
Colocar a massa numa forma redonda sem buraco, previamente untada e polvilhada com farinha. Levar ao forno cerca de 40 minutos. Retirar e deixar arrefecer sobre uma grelha.
Para fazer a cobertura e o recheio, misturar todos os ingredientes e levar a derreter em banho-maria. Deixar arrefecer um pouco.
Depois do bolo frio, aparar a parte de cima, de modo a ficar uniforme, e cortar o bolo a meio. Rechear o bolo e depois barrar toda a cobertura e as laterais (os restantes procedimentos já foram aqui explicados anteriormente, no post “Ursinho pescador”).

7 de outubro de 2010

O ursinho pescador

Aqui vos deixo as fotografias da obra de arte que fiz num workshop de decoração de bolos. Já me tinha aventurado a decorar bolos com massa portuguesa (para quem não sabe, a massa portuguesa é feita à base de açúcar), mas eis que passei pela montra de uma nova loja de artigos para festas e decoração de bolos e vi o anúncio de um workshop de decoração de bolos. E pensei: é desta que vou aprender a fazer como os profissionais!

Chegando o dia, lá fui eu equipada com o meu material: rolo da massa e avental (tudo o resto foi fornecido na formação). Para começar, eis uma breve descrição da matéria-prima e materiais utilizados:
1 Bolo (deve ser feito de véspera para se poder cortar bem);
Doce de ovos;
Pasta portuguesa branca;
Pasta portuguesa de várias cores;
Corantes (para dar cor à pasta);
Gelificante (utilizei para criar o efeito de água no bolo, bastou juntar corante azul);
Gordura vegetal hidrogenada (quando a massa está muito dura, juntar um pouco desta gordura para se moldar melhor);
CMC (cola para massa);
Açúcar impalpável (mistura de farinha maizena e açúcar em pó);
Espátula;
Corta bolos ou faca de serrilha grande;
Rolo;
Alisador;
Estecas (servem para criar efeitos na massa e moldar).

Para fazer a decoração do bolo basta seguir as etapas seguintes, é muito fácil. Os ingredientes especiais a utilizar são paciência e imaginação…
1º Acertar o bolo, dado que, por norma, na parte superior ele coze sempre mais de um lado ou no meio, e de modo a aplicar a pasta o bolo deve estar todo uniforme. Se necessário, acertar também os lados;
2º Cortar o bolo ao meio com um corta bolos ou uma faca de serrilha;
3º Colocar o recheio no bolo (aqui pode-se utilizar o recheio que quisermos ao nosso gosto). Cobrir o resto do bolo com o recheio, já que é importante que o bolo seja coberto, pois a cobertura vai colmatar os buracos que o bolo possa ter (além disso a pasta adere melhor ao bolo e fica mais uniforme);
4º Trabalhar a pasta para cobrir o bolo. Neste caso aplicamos pasta branca com corante, ficando assim a utilização da cor ao gosto de cada uma; eu fiz uma pasta azul água (primeiro apliquei corante verde e depois azul). Para fazer a cor basta juntar à massa branca 3 ou 4 pingos de corante (utilizar um palito) e amassar tudo muito bem até a cor estar uniforme;
5º Amassar bem a massa até a sentir morna, com um ligeiro brilho, fazendo uma bola de maneira à pasta ficar completamente lisa, para um acabamento mais bonitinho, sem ‘rugas’;
6º Estender a massa com a ajuda de um rolo da massa, numa superfície lisa polvilhada com açúcar impalpável, de modo a ter uma capa com cerca de 3 a 5 mm;
7º Retirar a massa da bancada para colocar no bolo, colocar o rolo a meio da massa, encostar depois a pasta num dos lados do bolo e deixando-a cair levemente sobre o bolo;
8º Ajustar a pasta ao bolo, de modo a que este não fique com pregas, levantando a massa e ajustando, com a ajuda da palma da mão ou de um alisador (tipo ‘espátula de pedreiro’ de plástico);
9º Cortar o excesso de pasta com a faca, tendo sempre o cuidado de não cortar demais;
10º Para fazer o acabamento do rebordo do bolo, pode-se utilizar um rolinho de massa, uma trança, etc.


Estando o bolo coberto com a massa, passamos então à fase da decoração. Neste ponto, cada formada escolheu o tema do seu bolo, tendo como princípio que iríamos aprender a fazer um ursinho. Eu escolhi o tema do mar e decidi colocar o meu ursinho a pescar.
Trabalhar a massa para fazer a decoração, tal qual como se trabalha com plasticina ou massa Firmo, com muita imaginação e alguma perícia. Para colar basta utilizar CMC (ter atenção em utilizar muito pouca, já que cola melhor).
Foi uma experiência muito interessante e 4 horas passaram a correr, sendo que o resultado final foi muito gratificante. O pior mesmo foi arranjar coragem para depois, já em casa, cortar o bolo. Escusado será dizer que o ursinho e restantes amigos ainda por lá continuam em exposição… O bolo, esse, já foi todo comido!