Mostrar mensagens com a etiqueta bacalhau. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta bacalhau. Mostrar todas as mensagens

9 de fevereiro de 2015

Bacalhau fofo com cenoura e espinafres


Esta é uma daquelas receitas que costumo fazer em maior quantidade. Depois, aproveito para congelar, para aqueles dias em que o tempo é muito pouco para cozinhar, mas apetece uma comida de conforto saidinha do forno. É uma versão do bacalhau com natas, mas reforçada com legumes e utilizando batata palha. Aproveitei para utilizar uma nova batata que encontrei à venda, pois fiquei curiosa e decidi experimentar. E o resultado deixou-me muito satisfeita: é bastante estaladiça e em formato muito pequeno (chama-se Batatas Fritas Palha Fina do Sr. Basílio). Experimentem!

Ingredientes
2 postas grandes de bacalhau (cozido e desfiado)
3 cenouras raladas
1 cebola grande
1 molho de espinafres arranjados
180g de batata palha
2 dentes de alho
Azeite q.b.
Sal q.b. 
200ml de natas
500ml de molho branco (500ml de leite, duas colheres de sopa de farinha e três colheres de manteiga, sal e noz-moscada)
Queijo ralado q.b.


Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Limpar o bacalhau de espinhas e pele, desfiar e reservar. Cortar a cebola às rodelas e picar os alhos. Lavar muito bem os espinafres, para retirar toda a areia e retirar as folhas. Depois, fazer uma cebolada, com a cebola, alho e azeite, adicionar as cenouras e deixar estufar em lume brando. Quando as cenouras estivem cozidas, adicionar os espinafres e o bacalhau. Deixar estufar durante mais 2 minutos e adicionar as batatas, o molho branco e as natas, envolver tudo muito bem e rectificar os temperos. Colocar num tabuleiro refractário e finalizar com queijo ralado. Levar ao forno a gratinar durante cerca de 20 minutos.

Para preparar o molho branco, levar ao lume um tachinho com a manteiga. Deixar derreter e juntar a farinha. Misturar bem até formar uma bola, deixar cozer um pouco e ir juntando, aos poucos, o leite quente. Mexer até o molho engrossar e ficar liso e aveludado. Temperar com noz-moscada, sal e pimenta e reservar.


22 de julho de 2014

Bacalhau confitado, em cama de esmagada de batata com espinafres e chouriço


Como a chuva parece não querer dar tréguas, mesmo durante estes dias de Verão, a vontade de comer comidas mais “pesadas” por vezes reaparece. Assim sendo, entre saladas e grelhados, lá apareceu esta esmagada com bacalhau. É uma receita simples, mas cheia de sabor. Experimentem!

Ingredientes (duas doses)
2 lombos de bacalhau
3 dentes de alho
1 folha de louro
Azeite q.b.
4 batatas grandes
1 punhado de espinafres
¼ de chouriço de boa qualidade
1 dente de alho

Preparação
Pré-aquecer o forno a 100ºC. Numa assadeira, colocar os lombos de bacalhau, três dentes de alho esmagados e uma folha de louro, regando com azeite até o bacalhau ficar todo submerso. Colocar a assadeira no forno e deixar cozinhar a baixa temperatura durante uma hora, para que o bacalhau cozinhe lentamente, sem que o azeite ferva. Cozer as batatas sem casca, juntamente com o chouriço. Depois, escorrer as batatas, migar com um garfo e reservar. Numa frigideira, colocar o alho picado e duas colheres de azeite (utilizar o azeite em que confitou o bacalhau), colocar os espinafres e deixar cozinhar. De seguida, adicionar o chouriço previamente picado e as batatas esmagadas. Por fim, envolver tudo e, se necessário, adicionar mais um pouco de azeite. Servir com o bacalhau.

10 de dezembro de 2013

Bacalhau confitado em cama de puré de grão


O bacalhau é rei para o homem cá de casa, é mesmo dos ingredientes preferidos dele. Esta é mais uma sugestão para o preparar, de cozedura lenta mas de fácil de preparação e que resulta muito bem. Claro que, com o bacalhau, tinha de vir o seu amigo – o grão. E assim foi feita a festa: bacalhau com grão, mas com uma roupagem nova. Experimentem!
  
Ingredientes
2 lombos de bacalhau
3 dentes de alho
1 folha de louro
Azeite q.b.
1 frasco de grão cozido
1 colher de sopa de manteiga
50ml de leite
Sal, pimenta e noz-moscada q.b.
Salsa fresca picada q.b.
  
Preparação
Pré-aquecer o forno a 100ºC. Numa assadeira, colocar os lombos de bacalhau, três dentes de alho esmagados e uma folha de louro, regando com azeite até o bacalhau ficar todo submerso. Colocar a assadeira no forno e deixar cozinhar a baixa temperatura durante uma hora, para que o bacalhau cozinhe lentamente, sem que o azeite ferva.
Aquecer o grão em água a ferver, retirar e colocar num robot de cozinha. Adicionar a manteiga, o leite e dois dentes de alho previamente assados com o bacalhau. Depois, triturar até obter um puré espesso. Temperar com o sal, a pimenta e a noz-moscada. Servir de imediato com os lombos, regado com o azeite de preparação do bacalhau. Polvilhar com salsa fresca picada e servir.


2 de setembro de 2013

Bolinhos crocantes de bacalhau e couscous

Tendo eu alguns ingredientes no frigorífico a aguardar um final feliz, o resultado final foi estes bolinhos crocantes. Quando estava a confeccioná-los, o homem cá de casa lançou um olhar de quem estava a achar aquela mistura muito estranha, pois ele nunca foi apreciador de pataniscas de bacalhau. Assegurei-lhe que ia gostar, embora nem eu mesma soubesse se ia ficar bom, embora a minha a intuição dissesse que sim. E não me enganei! Ficaram super-crocantes e saborosos, até o homem cá de casa gostou, tendo declarado que eram «os melhores bolinhos de bacalhau já feitos cá em casa». Experimentem também!  
  
Ingredientes (10 doses)
2 postas finas de bacalhau cozido
1 chávena de chá de couscous já preparado
1 dente de alho
6 hastes de salsa fresca e picada
6 tomates secos picados
2 ovos
100ml de natas para culinária
3 colheres de sopa de parmesão ralado
2 colheres de sopa de farinha (bem cheias)
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Noz-moscada q.b.
Azeite q.b. (para fritar)

Ingredientes para couscous
100ml de couscous
100ml de água quente
Salsa seca picada q.b.
Sumo limão q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação do couscous
Para preparar o couscous, temperar o mesmo com um pouco de sal, adicionar a salsa e hidratar com a água, deixando repousar tapado. Ao fim de 5 minutos, separar os grãos com um garfo e temperar com um fio de azeite e sumo de limão, voltando a envolver tudo muito bem.

Preparação
Desfiar o bacalhau e colocar numa tigela. Adicionar o couscous e os restantes ingredientes secos. Bater as natas com os ovos à parte, temperando com sal, pimenta e noz-moscada. Adicionar os ingredientes líquidos aos secos e envolver tudo muito bem. Colocar óleo abundante a ferver e, quando este estiver bem quente, deitar colheradas de massa. Virar quando estiverem lourinhas, retirar e escorrer muito bem em papel de cozinha.

21 de maio de 2013

Mini-muffins de bacalhau




Não são só doces que vão saindo da cozinha cá de casa. Receitas rápidas e o aproveitamento de ingredientes de outras refeições também têm reinado. As sopas estão sempre presentes e, para acompanhar, aproveito para ‘reciclar’ alimentos.
Foi o caso destes muffins: com uma posta de bacalhau a aguardar dias melhores no frigorífico, adicionei mais um punhado de ingredientes e preparei os ditos. Fofinhos e bem saborosos, óptimos para acompanhar um prato de sopa, para levar na cesta do piquenique ou até mesmo na marmita. Experimentem!

Ingredientes (10 muffins)
1 posta de bacalhau cozido (desfiado)
3 ovos batidos
120g de farinha
1 colher de café de fermento
3 colheres de sopa de iogurte grego
1 colher de sopa de vaqueiro líquida
1 raminho de salsa fresca
3 pés de cebolinho primavera
4 cogumelos frescos
8 pedaços de tomate seco
Sal, pimenta e noz-moscada q.b.
Queijo parmesão (ralado na hora) para polvilhar

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Cortar os cogumelos em cubos e o cebolinho em rodelas, picar a salsa e o tomate seco. Numa tigela, misturar os ingredientes secos (farinha e fermento) e em outra os ingredientes húmidos (iogurte, vaqueiro líquida e ovos). Juntar as duas misturas e acrescentar o bacalhau aos restantes ingredientes. Temperar com sal, pimenta e noz-moscada. Distribuir a massa pelas formas, polvilhar com queijo parmesão e levar ao forno durante 20 minutos.

19 de dezembro de 2012

Bacalhau em pão saloio nas manhãs da Querida Júlia



Estive ausente por razão já aqui anunciada. Foi um dia lindo e correu tudo maravilhosamente. Agora com o meu regresso trago mais uma novidade: estive hoje no programa da Júlia Pinheiro na SIC, uma experiência nova e da qual gostei muito. Apesar de estar nervosa e completamente entupida, ao ponto de não me conseguir ouvir, acho que até correu muito bem. Partilho aqui a receita que elaborei para apresentar no Querida Júlia. Peço desculpa por não colocar fotografias, mas com a pressa esqueci-me completamente. Assim que tiver o link para a emissão do programa partilharei aqui convosco.

Ingredientes
1 pão saloio grande e alto
2 postas de bacalhau cozido sem espinhas e em lascas
2 cebolas cortadas em meias luas fininhas
3 dentes de alho
1 raminho de coentros picados 
100g de queijo da ilha ralado
600g de batatas grandes vermelhas para fritar*
250ml de natas
100ml de leite
Sal q.b.
Azeite q.b.
Pimenta branca q.b.
Noz-moscada q.b.

Preparação
Cortar um ‘chapéu’ ao pão e retirar o miolo, de modo a manter o pão inteiro. Fazer um refogado com as cebolas, os alhos e o azeite. Adicionar o bacalhau, envolver tudo muito bem e deixar estufar cerca de 10 minutos. Cortar as batatas em pequenos cubos e levar a cozer com as natas e o leite. Adicionar o refogado do bacalhau, os coentros picados, metade do queijo da ilha e temperar com noz-moscada e pimenta.  Envolver tudo, rectificar os temperos e, se necessário, adicionar sal. 
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Colocar o preparado dentro do pão e distribuir por cima o restante queijo. Levar a gratinar com a ‘tampa’ colocada, durante 15 minutos. Findo esse tempo, retirar a ‘tampa’ e deixar no forno mais 10 minutos. Servir com salada ou grelos cozidos e, no fim, cortar o pão em pedaços e distribuir pelas pessoas à mesa. 

*As batatas vermelhas para fritar ao cozerem desfazem-se logo não é necessário triturar. Se for batata branca não se desfaz e implica passar as batatas por passe-vite, batatas vermelhas simplifica o processo

21 de maio de 2012

Bacalhau no forno com grão


Esta receita foi retirada de um livro de receitas tradicionais portuguesas, encontrei-a na secção da Beira Baixa. Como tinha uma lata de grão aberta no frigorífico, decidi incorporar na receita e ficou bastante bom. Até acho que o grão veio melhorar a receita, visto a cebolada de alho francês e os ovos tornarem-na um pouco enjoativa. Cá em casa ficou aprovado, por isso… experimentem!

Ingredientes (4 doses)
2 postas de bacalhau
1 alho francês
2 cebolas médias
1 dente de alho
1/3 lata de grão
3 ovos
1 colher de sopa de farinha
100g de leite
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação
Cozer o bacalhau, retirar a pele e as espinhas, desfazer às lascas e reservar. Cortar a cebola e o alho francês às rodelas, picar o alho e levar tudo a refogar em azeite. Quando a cebola estiver já murcha, adicionar o bacalhau, temperar com sal e pimenta, envolver e deixar estufar cerca de 5 minutos, em lume brando. Colocar o bacalhau num tabuleiro refractário e dispor por cima o grau escorrido. Numa tigela, bater os ovos, adicionar o leite e a farinha e envolver tudo muito bem com uma vara de arames. De seguida, temperar com sal, noz-moscada e pimenta. Dispor o preparado dos ovos por cima do grão. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante aproximadamente 15 minutos.



26 de janeiro de 2012

Bacalhau à Conde da Guarda


Mais uma daquelas receitas que mais fácil é impossível e que, confeccionada em grandes quantidades, é óptima para uma festa. A receita original é da Maria de Lourdes Modesto e, se não estou em erro, a única diferença para esta é a utilização de cebola. Para quando temos pouco tempo, e uma incrível preguiça de cortar cebolas, até dá muito jeito! E mesmo sem a dita ficou muito saboroso. Bom apetite!

Ingredientes (4 doses)
300gr de batatas
350gr de bacalhau
3,5dl de natas
150gr de manteiga
3 dentes de alho
Sal, pimenta e noz-moscada q.b.
1 gema de ovo

Preparação
Descascar as batatas, cortar ao meio as ditas e colocar num tacho com água, juntamente com o bacalhau. Depois de cozido, escorrer a água, retirar a pele e as espinhas ao bacalhau e passar as batatas por um passe-vite. Colocar a manteiga no tacho onde foram cozidos os alimentos, juntamente com os alhos picados e em lume brando, até a manteiga derreter. De seguida, retirar do lume e adicionar o puré e as natas, envolvendo tudo muito bem. Juntar o bacalhau desfiado, envolver e temperar com sal, pimenta e noz-moscada. Colocar o preparado num recipiente de ir ao forno, pincelar a superfície com gema de ovo batido e levar ao forno para gratinar, durante cerca de 15 minutos, a 200 Cº. Guarnecer com azeitonas, acompanhar com salada e servir.

15 de novembro de 2011

Bacalhau com espinafres gratinado


Com o frio a começar a dar um ar da sua graça, apetece ligar o forno para aquecer o ambiente. Se juntarmos a isso uma comida reconfortante, melhor ainda. É o caso deste bacalhau, do qual já encontrei na blogosfera outras receitas semelhantes. No entanto, quase todas levavam batata, e eu optei em não colocar, tendo ficado igualmente “rico” e saboroso por demais. Nesta ocasião, utilizei bacalhau já cozido, mas podem optar por utilizar migas de bacalhau.

Ingredientes (4 doses)
2 postas de bacalhau cozido e limpo de espinhas
1 molho de espinafres frescos
2 ovos cozidos
200ml de molho bechamel
1 cebola grande
2 dentes de alho
Tostas de trigo q.b.
Sal e pimenta q.b.
Azeitonas recheadas q.b.
Azeite q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Lavar muito bem os espinafres, retirar os troncos e reservar. Triturar as tostas de milho numa trituradora (se não tiverem, podem sempre colocar as tostas num saco resistente e bater com o rolo da massa até ficar em migalhas). Cortar a cebola em rodelas finas, picar o alho e levar a refogar em azeite.
Quando a cebola estiver “murcha”, adicionar o bacalhau e deixar estufar por 5 minutos. De seguida, colocar os espinafres e deixar estufar até estes estarem cozinhados (cerca de 5 minutos). Adicionar o molho bechamel, envolver tudo muito bem, temperar com sal e pimenta e colocar num tabuleiro. Dispor por cima os ovos, cortados às rodelas finas, e polvilhar com as tostas trituradas. Guarnecer com azeitonas e levar ao forno, a gratinar, durante 20 minutos.

13 de outubro de 2011

Bacalhau com natas


A receita que hoje aqui partilho certamente não será nenhuma novidade, mas existem muitas possibilidades de confecção, esta é apenas a minha. É uma refeição que não dá muito trabalho, mas em que se despende algum tempo na sua preparação. Assim, o que costumo fazer é preparar logo o dobro da receita, utilizando metade para uma refeição e congelando o restante bem acondicionado, num tabuleiro revestido com folha de alumínio. Depois bastará retirar do congelador 12 horas antes de confeccionar, da próxima vez.
Além do mais, recomendo que se polvilhe com o pão ralado apenas na hora de ir ao forno (ou seja, não congelar o bacalhau com o pão), já que assim ficará bem mais crocante.

Ingredientes (4 doses)
600g de bacalhau
2 cebolas médias
1 kg de batatas
30g de farinha
30g de manteiga
0,5 l de leite
200 ml de natas
1 gema de ovo
Pão ralado, q.b.
Sal q.b.
Noz-moscada q.b.
Pimenta q.b.

Preparação
Pré – aquecer o forno a 200ºC. Cozer o bacalhau no leite, retirar e reservar o leite, passado por um coador. Desfiar o bacalhau, retirar as espinhas e a pele. Cortar as batatas em cubos pequenos, fritar e reservar.
Levar ao lume a manteiga, adicionar a farinha e envolver muito bem, até ficar com um tom dourado. Adicionar o leite que serviu para cozer o bacalhau, lentamente, mexendo sempre, e deixar cozer, continuando a mexer com uma colher de pau. Por fim, temperar com sal, pimenta e noz-moscada. Levar o azeite ao lume numa frigideira, juntando de seguida a cebola cortada às rodelas e deixar refogar. Assim que começar a alourar, juntar o bacalhau desfiado e deixar estufar cerca de 10 minutos.
Num tacho, colocar a cebolada com o bacalhau, as batatas fritas e o molho, envolvendo tudo muito bem. Bater as natas com a gema de ovo e adicionar ao preparado anterior, voltando a envolver tudo muito bem.
Num tabuleiro de ir ao forno, untado com manteiga, deitar o preparado e polvilhar com pão ralado (eu utilizo tostas trituradas, obtendo assim um pão ralado mais fresco e crocante). Vai ao forno durante, aproximadamente, 30 minutos.

26 de setembro de 2011

Bacalhau gratinado com legumes


Mais um início de semana e mais uma ementa semanal para preparar… Tenho de admitir que, em certos dias, a imaginação é muito pouca e a paciência de transcrever uma receita, passo a passo, de algum livro ou revista também não é muita. Para esses dias reservo este tipo de refeição: simples, rápida, saborosa e, melhor ainda, possível de confeccionar com os legumes disponíveis no frigorífico.

Ingredientes
2 postas de bacalhau (cozido)
2 cenouras
½ alho francês
1 cebola grande
1 molho de espinafres
½ pimento
2 dentes de alho
½ copo de vinho branco
Azeite q.b.
Sal q.b.
150g de queijo emmental (ralado)
250ml (aproximadamente) de molho bechamel (250 ml de leite, 1 colher de farinha e duas colheres de manteiga, sal e noz-moscada)

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Preparar o molho bechamel, levando ao lume um tachinho com 2 colheres de sopa de manteiga. Deixar derreter e juntar 1 colher de sopa de farinha bem cheia. Misturar bem até formar uma bola, deixar cozer um pouco e ir juntando, aos poucos, 250ml de leite quente. Mexer até o molho engrossar e ficar liso e aveludado. Temperar com noz-moscada, sal e pimenta e reservar. Limpar o bacalhau de espinhas e pele, desfiar e reservar. Cortar a cebola, as cenouras e o alho francês em rodelas pequenas. Lavar muito bem os espinafres, para retirar toda a areia, picar os alhos e cortar o pimento às tiras.
Fazer uma cebolada, com a cebola, alho e azeite, adicionar o bacalhau, o alho francês, o pimento, as cenouras, o vinho branco e sal, e deixar estufar em lume brando. Quando as cenouras estivem cozidas, adicionar os espinafres e o molho branco, envolver tudo muito bem e rectificar os temperos. Colocar numa tigela refractária e finalizar com queijo ralado. Levar ao forno a gratinar cerca de 20 minutos.

29 de agosto de 2011

Bacalhau à Lafões


Esta receita foi retirada de uma culinária sobre o tema pratos de bacalhau, já que fiquei curiosa por causa do aspecto e pelo nome. Afinal, o que seria Lafões? Nada como uma pequena busca pela Internet, para perceber que já era uma receita bastante divulgada pela blogosfera. Assim, aqui vos deixo mais esta sugestão: uma receita sem grandes complicações, mas bastante saborosa. Bom apetite!

Ingredientes (2 doses)
2 postas de bacalhau
½ kg de batatas grandes
Farinha q.b.
1 ovo batido
Pão ralado q.b.
1 cebola
2 dentes de alho
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar o bacalhau em água fria e, quando começar a ferver, deixar estar durante 2 minutos. De seguida, retirar e colocar em água fria. Retirar as espinhas principais e a pele. Enxugar bem e passar as postas, sucessivamente, por farinha, ovo batido e pão ralado.
Num tabuleiro de ir ao forno, colocar a cebola cortada às fatias e os alhos picados, regar com bastante azeite e dispor as postas do bacalhau por cima. Descascar as batatas e cortar em paralelepípedos, alourar em azeite até ficarem meio cozidas, retirar o excesso de gordura, temperar com sal e pimenta e colocar também no tabuleiro em volta do bacalhau. Levar ao forno bem quente cerca de 45 minutos. Regar de vez em quando com o próprio azeite.

8 de junho de 2011

Tortilha de bacalhau


Esta é uma receita para aqueles dias em que temos pouco tempo… e muitas sobras de bacalhau e batatas no frigorífico! Nunca gostei de estragar comida, e actualmente muito menos, com o aumento do custo de vida. Por isso, se puder reciclar as nossas refeições, muito melhor. Com ovos e mais um punhado de ingredientes ficamos com uma refeição bastante saborosa e económica.

Ingredientes
1 posta de bacalhau
3 batatas cozidas
5 ovos
Salsa picada q.b.
2 pimentos doces
1 cebola
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação
Retirar as espinhas do bacalhau, desfiá-lo e reservar. Cortar as batatas aos cubos e o pimento às tiras finas. Colocar a cebola, cortada às rodelas muito finas, numa frigideira antiaderente com azeite, suficientemente grande para caber a tortilha, e deixar refogar. Adicionar o pimento e o bacalhau e deixar cozinhar cerca de 5 minutos. De seguida, colocar as batatas e a salsa picada. Numa tigela, bater bem os ovos e temperar com sal e pimenta, juntando ao bacalhau. Deixar cozinhar em lume brando e, quando os ovos estiverem quase cozinhados, fazer deslizar a tortilha para um prato. Regar a frigideira com um pouco mais de azeite e colocar de novo a tortilha. Deixar cozinhar o outro lado em lume brando até estar bem lourinha.

31 de janeiro de 2011

Bacalhau com creme marisco


O bacalhau é um daqueles ingredientes que tem mil combinações possíveis. Quando se está com pouca imaginação, e sem pachorra para seguir à risca uma receita, basta juntar um punhado de outros ingredientes e ficamos com uma refeição saborosa e rápida...

Ingredientes (2 doses)
2 postas de bacalhau
1 cebola grande
2 dentes de alho
200g de batata frita palha
2 colheres de sopa de creme de marisco Knorr
200 ml de molho bechamel
Mistura de 3 queijos para gratinar q.b.
Azeite a.b.
Sal q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Numa panela com água a ferver, colocar o bacalhau e deixar cozer durante 15 minutos. Depois de cozido, retirar as peles e as espinhas e reservar. Numa frigideira, alourar o alho e a cebola picados em azeite, juntar o bacalhau às lascas, as batatas e deixar cozinhar por 10 minutos. Dissolver o creme de marisco no molho bechamel e juntar ao bacalhau, rectificar o sal e misturar tudo muito bem. Colocar o preparado num tabuleiro ou numas tigelas de ir ao forno, cobrindo com o queijo. Levar ao forno a gratinar durante 15 minutos.

10 de novembro de 2010

Bacalhau gratinado

Supostamente o jantar seria peixe no forno, não fosse eu ter-me esquecido de colocar o mesmo a descongelar. Na falta deste, e não me apetecendo carne, sobrou para escolha o bacalhau. Nestas situações, imprevistas, dá jeito ter em casa umas migas de bacalhau. Juntei-lhes umas batatas, cenouras e molho bechamel, obtendo deste modo um bacalhau gratinado muito saboroso.

Ingredientes (2 doses)
200g de migas de bacalhau
2 dentes de alho
1 cebola
2 batatas grandes
2 cenouras
200 ml de molho bechamel
Sal, pimenta preta e noz-moscada q.b.
Azeite q.b.
Pão ralado q.b.
6 camarões

Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Descascar as batatas e cortá-las em cubos, cozendo-as temperadas com sal. Depois de cozidas, escorrer a água e reservar.Passar as migas de bacalhau por várias águas, até eliminar o sal, desfiar e reservar.
Retirar a casca às cenouras e cortá-las em fatias muito finas. Numa frigideira, alourar o alho e a cebola picados em azeite, juntar a cenoura e o bacalhau e deixar cozinhar por 10 minutos. Adicionar as batatas e o molho bechamel, rectificar o sal e temperar com pimenta preta, moída na hora, e noz-moscada. Misturar tudo muito bem. Colocar o preparado num tabuleiro de ir ao forno, cobrindo com o pão ralado e os camarões. Levar ao forno a gratinar durante 15 minutos.

27 de outubro de 2010

Bacalhau na abóbora com creme de coco

Gosto muito de livros e revistas de culinária, e de vez em quando vou desfolhar as mais antigas, para me recordar das receitas. Acabei por encontrar esta receita, que me despertou o interesse pela sua imagem. A conjunção do bacalhau com a abóbora e o leite de coco agradou-me, e por mais estranho que pareça até segui a receita na íntegra (coisa muito rara, já que tenho muita dificuldade de seguir uma receita à risca), apenas reduzi as quantidades para 2 pessoas.
Ficou saboroso! Vou repetir de certeza, mas provavelmente para mais do que duas pessoas. É uma receita que se adapta bem para um jantar de amigos, para servir em tabuleiro.

Ingredientes (2 doses)
1 abóbora pequena
200 g de migas de bacalhau
2 dentes de alho
½ alho francês
1 dl de leite de coco
100 ml de natas para culinária
Queijo mozzarela ralado q.b.
Sal, pimenta preta q.b.
Azeite q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Cortar a abóbora ao meio (como a abóbora não era muito pequena utilizei apenas metade), eliminar as pevides e cozer em água abundante, temperando com sal. Escorrer e retirar a parte da polpa com uma colher, reservando. Passar as migas de bacalhau por várias águas, até eliminar o sal, desfiar e reservar. Entretanto, laminar o alho e o alho francês e refogar ambos em azeite. Adicionar o bacalhau, deixar refogar um pouco e juntar a polpa da abóbora. Regar com o leite de coco e as natas, deixar a ferver para apurar, e por fim temperar com sal e pimenta.
Colocar o recheio dentro da meia abóbora e colocá-la num tabuleiro. Polvilhar com o queijo e levar ao forno a gratinar cerca de 15 minutos.

13 de setembro de 2010

Bacalhau com broa


Existem mil e uma receitas de bacalhau… esta é mais uma! É ideal para se fazer com antecedência, já que na hora da refeição basta levar ao forno. Pode-se confeccionar com migas de bacalhau ou com postas, mas neste caso utilizei o que tinha em casa.
Gosto muito de broa de milho caseira mas só é possível comprar ao sábado, por isso cá em casa existe sempre broa no congelador. Assim, quando é necessário para um jantar ou uma receita, basta descongelar à temperatura ambiente, fica saborosa na mesma.
Abro o congelador e lá estava o bacalhau e a broa à espera que eu lhes desse um uso … Voilá! Bacalhau com broa!

Ingredientes
3 postas de bacalhau
3 cebolas grandes
2 dentes de alho
1 broa de milho
6 batatas
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação
Pré –aquecer o forno a 200.ºC
Cozer as postas de bacalhau, retirar a pele e as espinhas e reservar.
Cortar as batatas às rodelas (não muito finas) e levar a fritar em óleo, tendo atenção para não fritarem demasiado, e deixar a escorrer em papel absorvente.
Cortar as cebolas em rodelas e levar alourar na frigideira, com azeite e alho. Depois da cebola estar “murcha” colocar o bacalhau e deixar cozinhar por 10 minutos, em lume brando.
No fundo de um tabuleiro (que possa ir ao forno) colocar as batatas, depois a cebolada com o bacalhau e por fim o miolo da broa (este esfarelei à mão, a côdea coloquei na trituradora). Regar com azeite e levar ao forno o tempo suficiente para alourar a broa.

Simples e saboroso…