Mostrar mensagens com a etiqueta Tartes. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Tartes. Mostrar todas as mensagens

12 de dezembro de 2019

Tarte tatin de maçã Granny Smith


Receita rápida para jantares marcados à ultima da hora. Servida morna com uma bola de gelado é perfeita… Experimentem!

Ingredientes
1 embalagem de massa folhada fresca
Maçã Granny Smith ( utilizei duas muito grandes)
100g  de açúcar
1 colher de sopa de água
50g de manteiga
Açucar louro com Canela q.b.
  
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Descascar as maças, retirar o caroço e cortar em meias luas. Colocar o açúcar e a água, numa frigideira que possa ir ao forno, deixando dissolver o açúcar até ficar ligeiramente dourado.  Adicionar a manteiga envolver tudo muito bem, até formar um caramelo espesso. Colocar os pedaços da maça(com a parte redonda em contacto com a frigideira) formando um círculo, deixar cozinhar durante 5 minutos em lume brando. Polvilhar com açucar louro e canela e colocar o disco de massa folhada sobre as maças na frigideira e aconchegar as laterais para dentro. Picar a massa em 4 sítios com uma faca, ligeiramente. Levar ao forno durante cerca de 25 minutos ou até a massa folhada estar dourada. Assim que se retirar do forno, desenformar logo de seguida para um prato, bastando um movimento rápido para virar a tarte para o dito prato.

22 de novembro de 2019

Tarte de ricota e limão



Limão e queijo, uma combinação que resulta sempre bem em sobremesas. E esta ficou mesmo fantástica! Não tem a textura de um bolo, nem de um pudim, mas é sedosa e mais compacta do que este último. Quanto ao sabor, a coalhada faz toda a diferença. Experimentem!

Ingredientes
125g de manteiga, à temperatura ambiente, em cubos
155g de açúcar refinado
1 limão, casca finamente ralada
250g de ricota fresca
3 ovos
150g de farinha com fermento
60 ml de sumo de limão fresco
100g de coalhada de limão + 4 colheres de sopa
Framboesas q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 150•C, com ventilação. De seguida, forrar a base de uma forma de mola de 20 cm com papel manteiga.
Bater a manteiga, o açúcar e a casca de limão, até a mistura ficar cremosa. Adicionar a ricota e bater até ficar uniforme. Adicionar os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição.
Adicionar a farinha aos poucos e envolver. De seguida, adicionar o sumo de limão e voltar a envolver sem bater.
Transferir a mistura para a forma preparada e cobrir com coalhada de limão. Com ajuda das costas de uma colher, distribuir a coalhada uniformemente. Por fim, bater ligeiramente com a forma na bancada para desfazer as bolhas de ar.
Levar ao forno durante 45 minutos, reservando depois no frigorifico até consumir (+- 5 horas).

26 de outubro de 2018

Tarte de frangipane e pêra



Para bem receber o fim de semana, trago-vos uma receita simples, que serve perfeitamente para sobremesa rápida. Este é um creme muito saboroso, que pode ser combinado com pêras, maçãs ou figos, literalmente o que estiver na fruteira a precisar de ser usado. Experimentem!

Ingredientes
1 massa folhada
3 pêras
     Creme frangipane
60g de amêndoa moída
60g de manteiga
60g de açúcar em pó
10g de maizena
1 ovo
1 colher de sobremesa de licor Amaretto
Açúcar com canela q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Cortar as peras em metades, retirar o caroço e regar com sumo de limão. Estender a massa e forrar com esta uma tarteira de aro de 20 cm, picando o fundo da massa (eu costumo utilizar o papel vegetal que vem com a massa e coloco no fundo da forma).
Depois, num processador de alimentos, triturar a amêndoa, a maizena e o açúcar. Juntar a manteiga fria aos cubos e misturar até obter uma mistura areada. De seguida, juntar o ovo e o licor e misturar até ficar homogéneo.
Por fim, distribuir o creme, e dispor as peras por cima, tendo o cuidado de as colocar ligeiramente enterradas no creme. Polvilhar com o açúcar com canela e levar ao forno, durante 25 minutos. 

11 de abril de 2017

Sugestão para a Páscoa | Tarte de abóbora e amêndoa |


Após ter provado um pudim de abóbora e amêndoa por terras da Serra da Estrela, andei pela net à procura da receita. Até que finalmente encontrei e decide experimentar.
O resultado não foi um pudim como estava na imagem, mas uma tarte fantástica. Na altura, pensei que devia ter-me enganado na receita. No entanto, agora que voltei a experimentar aconteceu o mesmo... O pudim era bom, mas em tarte é muito melhor! É certamente uma óptima sugestão para a vossa mesa da Páscoa. Experimentem!

Ingredientes
300g de açúcar 
2dl de água 
250g de amêndoa triturada (mas não em farinha)
30g de manteiga com sal derretida
1 carcaça
1 ovo
5 gemas 
1 colher de chá de canela 
2 colheres de sopa (bem cheias) de doce de abóbora 
Caramelo para o fundo q.b.

 Preparação
Pré-aquecer o forno a 180°C. Levar o açúcar ao lume com a água e deixar ferver, suavemente, durante 10 minutos. Adicionar a amêndoa, a manteiga e a carcaça esfarelada. Mexer muito bem até ficar tudo homogéneo. Já fora do lume, adicionar o ovo e as gemas desfeitas, a canela e o doce de abóbora. Misturar muito bem. Deitar o preparado numa forma de aro com 20cm, previamente caramelizada, e levar a cozer no forno, em banho-maria, durante cerca de 45 minutos.

31 de março de 2017

Tarte de frutos vermelhos


Este curd de frutos vermelhos é muito bom, mas caí no erro de deixar a massa muito grossa. O resultado foi uma tarte saborosa mas algo massuda. Para a próxima tentarei deixar a massa bem mais fina. Quanto ao curd, este pode ser feito com antecedência, desde que guardado no frigorífico. A quantidade que especifiquei na receita rendeu para esta tarte e para rechear um bolo. Experimentem!

Curd
250g de frutos vermelhos congelados
120ml de coulis de frutos vermelhos (filtrado)
3 ovos
100g de açúcar
80g de manteiga
20ml de natas
40g de Maizena
1 colher (de sopa) de sumo de limão 

Preparação
Deixar os frutos descongelar. Depois, triturar com a varinha mágica. Passar por um passador para retirar as grainhas. Na Bimby, adicionar todos os ingredientes e programar 10 min./temp. 90º/vel.4).

Massa
35g de açúcar
1 ovo inteiro
Pitada de sal
120g de manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
200g de farinha
Preparação
Num recipiente, misturar a farinha, o açúcar e o sal. Juntar a manteiga aos bocados e o ovo, amassando até conseguir formar uma bola. Envolver em película aderente e levar ao frigorífico durante 15 minutos. De seguida, estender a massa e forrar uma tarteira. Colocar papel vegetal por cima e alguns feijões (o peso dos feijões não permite que a massa empole), levando ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 15 minutos. Deixar arrefecer.

Decoração
Framboesas
Morangos
Açúcar em pó

Montagem
Deixar a massa arrefecer. Distribuir o curd e finalizar com os frutos. Levar ao frigorífico durante pelo menos duas horas. Antes de servir, polvilhar com açúcar em pó.

Receita original do curd daqui: http://www.cocoebaunilha.com/

28 de julho de 2014

Tarte de queijo fresco e laranja


Já é a segunda vez que faço esta tarte cá em casa num curto espaço de tempo. A primeira foi confeccionada para utilizar um queijo quase a ficar a fora de prazo, mas a minha princesa M gostou tanto que me pediu logo outra de seguida. O resultado é uma tarte húmida, com um travo a laranja, que se derrete na boca. Além disso, é muito simples de fazer e… costuma desaparecer num piscar de olhos! Experimentem!

Ingredientes
400g de queijo fresco meio gordo
1 laranja (casca)
300g de açúcar
4 ovos
50ml de Vaqueiro Líquida
50g de farinha sem fermento
50g de farinha de amêndoa

Preparação
Retirar a casca da laranja (só a parte laranja), colocar num robot de cozinha e triturar juntamente com o açúcar. Adicionar o queijo e triturar. De seguida, adicionar os ovos um a um e bater até tudo ficar incorporado. Adicionar os restantes ingredientes e envolver tudo. Colocar a massa numa tarteira de fundo fixo, previamente untada com manteiga. Levar ao forno a 180ºC, durante 30 minutos. 

4 de junho de 2014

Tarte de limão merengada


Para quem gosta de limão, esta tarte é a sobremesa ideal, pois tem um travo forte a limão e um merengue que se desfaz na boca. É uma óptima sugestão para sobremesa, por exemplo, de um almoço de domingo no Verão. Deixo-vos a receita, agora só falta parecer o Verão… e como este tarda em aparecer! Experimentem!

Massa
100g de Vaqueiro Líquida
75g de açúcar
1 ovo
230g de farinha sem fermento

Recheio
4 ovos
1 lata de leite condensado
Sumo de 2 limões
Raspa de 1 limão

Cobertura
4 claras
175g de açúcar
1 colher de sopa de caramelo

Preparação
Juntar a Vaqueiro com o açúcar e o ovo, misturando até que fique tudo bem envolvido. Depois, adicionar a farinha até a mistura ficar homogénea. Formar uma bola com a dita e levar ao frigorífico durante 30 minutos. Seguidamente, amassar a massa levemente, numa superfície polvilhada com farinha, e dar-lhe a forma de um disco. Depois, forrar uma tarteira de 20cm de diâmetro e levar ao frigorífico, enquanto se prepara o recheio. Misturar o leite condensado com os ovos e bater com uma vara de arames, de modo a incorporar tudo e, por fim, adicionar a raspa de limão e o sumo, voltando a bater com a vara. Colocar o recheio dentro da tarte e levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 30 minutos. Retirar a tarte do forno e deixar arrefecer em cima de uma grade de bolos. Bater as claras em castelo e ir adicionando o açúcar, até que a mistura tenha uma consistência firme e brilhante. Por fim, adicionar o caramelo e bater apenas o suficiente para envolver. Cobrir a tarte com o merengue (utilizei um saco de pasteleiro) e levar ao forno a 150ºC, até dourar o merengue. Servir fria. 

14 de maio de 2014

Tarte de morangos


Esta receita surgiu da vontade de querer preparar uma sobremesa rápida, utilizando os morangos que se encontravam meio esquecidos no frigorífico. Assim, juntei um curd que já tinha confeccionado para rechear outro bolo e saiu uma tarte simples, mas muito saborosa. A tarte foi feita com massa folhada, pois era o que tinha no frigorífico, mas com massa quebrada deve ficar ainda melhor. Experimentem!

Ingredientes
1 base de massa folhada fresca
Curd de morangos q.b.
250g de morangos frescos
Açúcar em pó q.b.

Ingredientes para o curd (3 frascos de 250ml)
200g de morangos
250g de açúcar em pó
120g de manteiga (à temperatura ambiente)
4 ovos

Confecção do curd de morango
Triturar os morangos e colocar num tacho de fundo espesso. Colocar os ovos, previamente batidos com o açúcar, até obter uma mistura homogénea. Levar ao lume médio, mexendo sempre, até ferver e espessar um pouco. Juntar a manteiga, mexer bem e retirar do lume. De seguida, passar com a varinha mágica, de forma a obter um creme liso. Deixar arrefecer e colocar no frigorífico em frascos esterilizados.

Preparação da tarte

Arranjar os morangos e cortar em pedaços. Reservar. De seguida, estender a massa e forrar com esta uma tarteira, picando o fundo da massa e colocando feijão seco por cima, para evitar que a massa empole. Levar ao forno, pré-aquecido a 180Cº, durante 20 minutos. Retirar e deixar arrefecer sobre uma grade. Distribuir o curd de morango pela tarteira, de modo a que resulte uma camada com cerca de 1cm de altura. Colocar os morangos por cima e polvilhar com açúcar em pó. 

2 de maio de 2014

Tarte de requeijão e canela


Esta tarte marcou presença na mesa de Páscoa, tendo por todos sido muito apreciada. Bem húmida e com um sabor bem agradável a canela, é super-fácil de fazer e faz um brilharete numa mesa de festa. É uma boa sugestão para receber o sol e o calor que vai fazer neste fim-de-semana. Sejas bem-vinda Primavera, tinha tantas saudades tuas!

Ingredientes
500g de requeijão
6 ovos
350g de açúcar
1 colher de chá (bem cheia) de canela
20g de manteiga à temperatura ambiente
20g de farinha com fermento
Açúcar em pó q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ªC. Untar uma forma de mola com 24cm e forrar o fundo com papel vegetal, voltando a untar de seguida. Depois, picar o requeijão e reservar. Bater os ovos numa batedeira, juntamente com o açúcar, a manteiga, a farinha e a canela, até estar tudo uniforme. Adicionar o requeijão e envolver com uma colher de pau. Colocar a massa na forma e levar ao forno durante 40 minutos. Retirar do forno, deixar arrefecer e polvilhar com açúcar em pó.

6 de fevereiro de 2014

Tarte de brigadeiro com coco tostado


A receita que hoje vos trago é muito simples, mas extremamente saborosa. De rápida preparação e mais rápida degustação, é mesmo um autêntico pecado da gula, indicado para nos elevar o ânimo em dias deprimentes. Experimentem!

Ingredientes para a massa
140g de farinha
80g de açúcar
70g de manteiga (à temperatura ambiente)
1 pitada de sal
1 ovo
1 colher de chá de extracto de baunilha

Ingredientes para o  recheio
1/2 lata de leite condensado cozido
100g de chocolate de culinária
100ml de natas
Coco

Preparação
Tostar o coco numa frigideira anti-aderente, em lume brando. Reservar. Num recipiente, misturar a farinha, o açúcar e o sal. Juntar a manteiga aos bocados, o ovo e a baunilha, amassando até conseguir formar uma bola. Envolver em película aderente e levar ao frigorífico durante 15 minutos. De seguida, estender a massa e forrar uma tarteira. Colocar papel vegetal por cima e alguns feijões (o peso dos feijões não permite que a massa empole), levando ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 15 minutos. Deixar arrefecer.
Para preparar o brigadeiro, misturar os ingredientes e levar ao lume cerca de 5 minutos, envolvendo tudo muito bem com uma vara de arames, até ficar grosso. Deixar arrefecer. Por fim, distribuir o creme de brigadeiro na tarte, deixar arrefecer um pouco e polvilhar com o coco. Servir à temperatura ambiente.


22 de janeiro de 2014

Tartes expresso de maçã


Há já algum tempo que tinha vontade de experimentar as folhas de massa da marca Buitoni. Nesta ocasião, tendo eu umas maçãs a ficarem muito maduras na fruteira, foi esta uma óptima razão para fazer a experiência. Fiquei bastante satisfeita com a massa: estaladiça e fininha. Com a conjunção da maçã, resultou numas tartes super-fáceis de fazer e muito saborosas. Experimentem!

Ingredientes (4 doses)
8 folhas de massa para doces da marca Buitoni (tamanho grande)
3 maçãs reinetas
1 colher de sopa de xarope de ácer
2 colheres de café de canela
6 colheres de sopa de água
1 ovo batido
Açúcar e canela q.b. (para polvilhar)

Preparação
Descongelar as folhas de massa à temperatura ambiente. Descascar as maçãs e cortar em cubos. Colocar num tacho e adicionar a água, o xarope de ácer e a canela. Deixar cozinhar em lume brando até a maçã ficar al dente. Retirar e reservar. De seguida, utilizando um cortador, retirar um bocadinho de massa num dos lados da folha (repetir o processo em 4 folhas). Distribuir as maçãs pelas restantes folhas, passar com o dedo molhado no rebordo da folha de baixo e colocar a que tem o buraco por cima. Repetir o processo com as outras 3 folhas. Pincelar as tartes com o ovo batido e levar ao forno a 180ºC, durante 15 minutos. Retirar e polvilhar com açúcar e canela.

2 de dezembro de 2013

Tarte de avelã e chocolate


Para começar a semana da melhor maneira, trago-vos uma sobremesa com um sabor intenso de chocolate, daquele que se derrete na boca. Por aqui os preparativos para o Natal já se iniciaram e, da cozinha cá de casa, começaram a sair as primeiras compotas para oferecer. E vocês, já começaram a preparar o vosso Natal? Acreditem, esta tarte é uma óptima sugestão para a vossa mesa. Experimentem!

Ingredientes
Base:
60g de miolo de avelã
200g de farinha
60g açúcar
120g de manteiga

Recheio:
125g de chocolate de culinária
20g de cacau em pó
50g de açúcar
50g de mel
50g de manteiga  
1dl de natas
3 ovos
Raspas de chocolate branco q.b.
  
Preparação
Ligar o forno e pré-aquecer a 160ºC. Colocar as avelãs, a farinha e o açúcar no robot de cozinha e triturar bem as avelãs. Adicionar a manteiga em pequenos pedaços e voltar a triturar, até ficar com aspecto de areia grossa. Distribuir a massa numa forma de mola de 20cm e pressionar com os dedos, de modo a forrar o fundo e os lados da forma, compactando bem a mistura. Levar ao forno durante cerca de 20 minutos. Reservar.
Partir o chocolate em pedacinhos para dentro de uma taça de vidro, juntar o cacau, o açúcar, o mel, a manteiga cortada em bocadinhos e as natas e levar ao lume em banho-maria, mexendo com uma vara de arames até ficar tudo misturado, derretido e homogéneo. Adicionar os ovos e continuar a mexer com a vara de arames, até estarem bem incorporados. Distribuir a massa na forma e voltar a levar ao forno a 180ºC, durante mais 10 minutos. Deixar arrefecer, colocar no frigorífico durante pelo menos 3 horas e só depois desenformar. Polvilhar com raspas de chocolate branco e servir.

p.s. É importante levar ao frigorífico, pois eu não levei e, ao desenformar, as laterais cederam ligeiramente. 

20 de setembro de 2013

Tarte doçura de pêra


«A melhor tarte, desde sempre, feita cá em casa!» Foi assim que esta foi baptizada, à sobremesa de um jantar. Éramos quatro à mesa e quase que não sobrava nada, de tão saborosa que estava. Com a doçura das pêras, conjugada com o estaladiço da massa e coberta por um caramelo que se desfazia na boca, melhor era impossível. Mais palavras para quê… Experimentem!

Ingredientes
1 embalagem de massa folhada fresca
6 pêras
100g  de açúcar
1 colher de sopa de água
2 colheres de sopa de manteiga
60ml de natas
Canela q.b.
  
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Descascar as pêras, retirar o caroço e cortar ao meio. Colocar o açúcar e a água, numa frigideira que possa ir ao forno, deixando dissolver o açúcar até ficar ligeiramente dourado. Retirar a frigideira do lume, adicionar a manteiga e as natas e envolver tudo muito bem, até formar um caramelo espesso. Colocar as metades das peras (com a parte redonda em contacto com a frigideira) formando círculos e polvilhar com canela. Colocar o disco de massa folhada sobre as peras na frigideira e aconchegar as laterais para dentro. Picar a massa em 4 sítios com uma faca, ligeiramente. Levar ao forno durante cerca de 25 minutos ou até a massa folhada estar dourada. Assim que se retirar do forno, desenformar logo de seguida para um prato, bastando um movimento rápido para virar a tarte para o dito prato.


29 de agosto de 2013

Tarteletes de pêssegos



Nesta altura do ano, cá por casa abundam os pêssegos, vindos do pomar dos meus pais. Como gosto muito de fazer tarteletes, e já tinha muitos pêssegos a acumularem-se na fruteira, juntei o útil ao agradável e confeccionei estas fantásticas tarteletes.  Para os mais gulosos, aconselho a juntar um pouco mais de açúcar, pois a “cobaia” cá de casa achou pouco doce... Experimentem!

Ingredientes
Massa:
200g de farinha tipo 65
90g de manteiga sem sal
40g de água
2 colheres de chá de açúcar baunilhado

Recheio
3 pêssegos
50g de açúcar amarelo
3 ovos
100ml de natas
1 colher de chá de aroma de baunilha

Preparação

Colocar os ingredientes para a massa num robô de cozinha e misturar até se obter uma massa uniforme. Estender a massa com um rolo de cozinha e forrar 6 tarteletes. Reservar. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Lavar os pêssegos, cortar ao meio, retirar o caroço e cortar em meias-luas (não é necessário retirar a pele). Reservar. Bater os ovos com o açúcar, adicionar as natas e o aroma de baunilha e misturar tudo muito bem. Distribuir o líquido pelas tarteletes e guarnecer com as fatias de pêssego. Levar ao forno durante 25 minutos. No fim desse tempo, polvilhar com açúcar branco e deixar mais 5 minutos no forno na função gratinar. 

22 de abril de 2013

Tarte de pêra folhada com amêndoa

Bem-vinda a Primavera! Bem-vindo o sol! Bem-vindas as roupinhas de Primavera!... Para comemorar, trago-vos uma receita muito, muito simples, mas igualmente muito saborosa.  Experimentem!

Ingredientes
1 base de massa folhada fresca redonda
5 pêras (firmes)
Amêndoa laminada q.b.
Açúcar baunilhado q.b.
Geleia de marmelo q.b.

Preparação
Cortar as pêras ao meio, descascá-las e, com uma colher parisiense, retirar o caroço. Depois, fazer uns golpes superficiais na transversal. Estender a massa folhada num tabuleiro forrado com papel vegetal, marcando com a ajuda de uma faca um rebordo com 2cm. Picar o interior com um garfo (já que assim a massa exterior irá crescer e o interior não). Distribuir as metades de pêra e dobrar o rebordo para dentro. Preencher os espaços em vazio com amêndoa laminada. Polvilhar com o açúcar e canela e levar ao forno durante 20 minutos. Retirar a tarte e, com esta ainda quente, pincelar com geleia de marmelo. Servir quente ou fria.  

22 de março de 2013

Tarteletes de mousse de morango


Para finalizar em beleza mais uma semana, trago uma sobremesa para vos alegrar. E porque os olhos também comem, e as cores vibrantes trazem alegria e fazem lembrar a Primavera (embora ela teime em não aparecer…), hoje os morangos vêm espalhar alegria.
Cá em casa, pelo menos, arrancaram muito sorrisos de satisfação. Por isso, experimentem e levem um pouco da Primavera às vossas mesas!

Ingredientes
150g de farinha
75g de manteiga fria, em pedaços pequenos
35g de açúcar em pó
1 gema de ovo
75ml de leite
1 pitada de sal
125g de queijo mascarpone
100g de compota de morango (utilizei compota caseira feita por mim)
1 colher de sopa de açúcar em pó
Morangos
Açúcar em pó

Preparação
Peneirar a farinha com o açúcar sobre a bancada da cozinha. Fazer um monte e, no meio deste, uma cova. Deitar nesta a gema, o leite e uma pitada de sal e mexer ligeiramente em círculo. Juntar de seguida a manteiga, cortada em bocadinhos, e trabalhar a massa em ‘areia’. Fazer uma bola e, de seguida, colocar no frigorífico embrulhada em película aderente durante 30 minutos. Estender a massa com o rolo e, com esta, cobrir a forma de quiche de 25cm de diâmetro ou formas de tarteletes. Deixar repousar no frigorífico durante mais 15 minutos e picar com um garfo, para que não suba durante a cozedura. Levar ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 15 minutos, deixar depois a  arrefecer sobre grelhas.
Bater o queijo com a compota de morango e o açúcar, levando depois ao frigorífico durante 2 horas. Distribuir a mousse pelas tarteletes, guarnecer com morangos e polvilhar com açúcar em pó. 

1 de março de 2013

Tarte de cenoura e amêndoa



Retirei esta receita da blogosfera mas já não me lembro de onde. Estava guardada para um dia em que necessitasse de uma receita rápida e que não envolvesse muita loiça. E assim foi, apenas em 5 minutos e com um liquidificador coloquei uma tarde no forno. Resultou uma tarte crocante e saborosa, apenas achei pouco doce, poderia ser das cenouras mas não foi o caso, pois estas eram biológicas e bastante doces. Mais um pouco de açúcar e ficava no ponto. Experimentem!

Ingredientes
120 g de cenoura
120 g de farinha com fermento
50 g de açúcar *
1 ovo
30 g de manteiga
100 g de amêndoa triturada
½  copo de leite
1 pitada de sal
Açúcar em pó e canela q.b. para polvilhar

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Descascar as cenouras e triturar, adicionar os restantes ingredientes e envolver tudo muito bem.
Colocar a massa numa tarteira previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Levar ao forno por 25 minutos, retirar e deixar arrefecer sobre uma grade. Quando estiver fria polvilhar com açúcar em pó e canela.

* para a próxima adiciono 75g de açúcar

16 de janeiro de 2013

Menos é mais

Vou contar-vos um segredo: não precisamos de complicar para ter uma tarte crocante e muito saborosa, seja para acompanhar uma chávena de chá ou à sobremesa no seguimento da refeição. E quem disse que a tarte tem que ser redonda? A massa é rectangular e assim fica! Junta-se umas maçãs e uma geleia de marmelo e obtemos uma tarte fantástica. Experimentem!

Ingredientes
1 massa folhada rectangular fresca (comprada no Lidl)
3 maçãs
2 colheres de sopa de açúcar baunilhado
2 colheres de sopa de geleia de marmelo
Canela q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Desenrolar a massa folhada sobre papel vegetal, marcando com ajuda de uma faca um rebordo com 1cm. Picar o interior com um garfo, já que assim a massa exterior irá crescer e o interior não. Descascar as maçãs e, com ajuda de um tira-caroços, retirar os ditos. De seguida, cortar as maçãs em meia-lua e distribui-las de modo a formar três filas. Polvilhar com o açúcar e canela e levar ao forno durante 20 minutos. Retirar a tarte e, com esta ainda quente, pincelar com geleia de marmelo. Servir quente ou fria. 

2 de novembro de 2012

Tarteletes de pêssego com creme de pasteleiro


Hoje trago-vos mais uma receita com pêssegos, pois eles teimam em ficar maduros muito depressa e eu tenho que lhes dar um final feliz. Abri o frigorífico e tinha uma sobra de massa folhada (que tinha que ser gasta) e também um pouco de creme de pasteleiro, o qual tinha sobrado de um bolo. Juntei-os aos pêssegos e obtive umas tarteletes bem aromáticas e cheias de sabor. São óptimas para uma sobremesa rápida, ou para serem servidas com uma chávena de chá. Mas o melhor de tudo é que são super rápidas de fazer. Experimentem!

Ingredientes
Massa folhada
2 pêssegos
Creme pasteleiro q.b.
Geleia de marmelo q.b.

Ingredientes para o creme pasteleiro  
1 ovo inteiro
2 gemas
250ml de leite
40g de farinha maizena
75g de açúcar
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
Casca de limão q.b.

Preparação do creme pasteleiro
Levar o leite ao lume com a casca de limão, o açúcar baunilhado e deixar ferver. À parte, bater as gemas, o ovo com o restante açúcar até ficar em creme e, por fim, adicionar a farinha. Retirar a casca de limão do leite, adicionar aos poucos ao preparado anterior e envolver tudo muito bem. Levar de novo ao lume, mexendo sempre com uma vara de arames até engrossar. De seguida, retirar do lume e continuar a mexer até arrefecer um pouco. Levar ao frigorífico durante pelo menos 6 horas.

Preparação das tarteletes
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar a massa nas formas e, por cima, colocar o creme de pasteleiro e espalhar com uma colher. Cortar os pêssegos às fatias finas e dispor por cima, de forma circular. Por fim, colocar uma colher de geleia por cima e levar ao forno cerca de 15 minutos.

10 de outubro de 2012

Tarte de pêra



A maioria da fruta que trago do pomar dos meus pais é transformada em compotas, pois como somos só dois cá em casa não conseguimos dar vazão a tanta fruta.
No entanto, também vou fazendo pelo meio umas tartes de fruta que ficam sempre deliciosas, modéstia à parte, como foi o caso desta. É uma receita muito simples, faz sempre um brilharete e, se não tiverem peras, poderão confeccionar com qualquer outro fruto. Experimentem!

Ingredientes
1 embalagem de massa folhada fresca
3 peras
50g de manteiga
4 colheres de sopa rasas de açúcar amarelo
1 colher de sopa de água
Canela q.b.
  
Preparação
Pré-aquecer o forno a 190ºC. Descascar as peras e cortar em meias luas. Colocar a manteiga a derreter, numa frigideira que possa ir ao forno, adicionar o açúcar e a água e deixar dissolver o açúcar. Colocar as fatias de pêra, formando círculos concêntricos. Com pedaços mais pequenos de pêra, tapar eventuais aberturas. Levar a lume brando, até que o açúcar caramelize, o que demora cerca de 10 minutos (o caramelo vai borbulhar em volta das peras e, dessa forma, se conseguirá ver a cor que está a tomar). Quando estiver da cor de caramelo claro, retirar do lume. Colocar o disco de massa folhada sobre as peras na frigideira e aconchegar as laterais para dentro. Levar ao forno cerca de 20 minutos ou até a massa folhada ter inchado e estar dourada. Assim que se retirar do forno, desenformar de seguida para um prato, bastando um movimento rápido para virar a tarte para o dito prato. Polvilhar com canela a gosto.