Mostrar mensagens com a etiqueta Salsichas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Salsichas. Mostrar todas as mensagens

13 de maio de 2020

Salsichas com couve em versão descomplicada

 


Salsichas com couve não é difícil de preparar, mas é uma tarefa ainda assim demorada. Desde que estou em casa, devido ao maldito vírus, as minhas rotinas são as mesmas, apenas não faço a deslocação para o local de trabalho, pois estou em teletrabalho, ou seja, o tempo para preparar o almoço continua a ser reduzido. As refeições continuam a ser planeadas com antecedência e privilegio as comidas de forno ou na slowcooker. Foi o caso destas salsichas com couve, onde bastou colocar os ingredientes e a panela fez o resto. No entanto, não enrolei as salsichas na couve, nem escaldei as mesmas previamente, como na receita original, tendo utilizado o molho refogado de tomate que tenho sempre no congelador, que faço no Verão na altura da abundância do tomate. O método foi diferente, mas o sabor ficou igualmente saboroso. Experimentem!

Ingredientes
6 salsichas
1 couve portuguesa
1 chávena de chá de molho tomate (feito com tomate, alho e cebola)
Sal q.b.


Preparação
Arranjar as folhas da couve, lavar bem e retirar os caules mais duros. Colocar no fundo do tacho algumas folhas de couve de modo a cobrir o fundo, distribuir 3 salsichas e 1/3 do molho de tomate. Depois, voltar a fazer outra camada igual. Concluir com uma camada de couve e o resto do molho de tomate. Temperar com sal e deixar cozinhar em modo lento durante 6 horas. Servir com arroz branco.

11 de novembro de 2019

Massa rápida no wok





Cá em em casa, os jantares de domingo, costumam ser lanches “ajantarados”, pois não há grande vontade de preparar jantar. Caso tenhamos lanchado cedo, a solução são receitas rápidas, utilizando o que tenho na despensa para as emergências. Massa rápida e salsichas não podem faltar, e há sempre ervilhas no congelador. Juntei tudo e saiu este jantar bem saboroso. Experimentem!

Ingredientes
Uma embalagem de salsichas mini de aves
½ chávena de ervilhas congeladas
160 gr Espirais Wok Milaneza
½ cebola roxa
Mistura Especiarias de Marrocos
Sal q.b.
Água q.b.
Queijo parmesão q.b

Preparação
Colocar as ervilhas a cozer em água temperada com sal, escorrer e reservar a água. Aquecer o azeite num wok, adicionar a cebola roxa picada e deixar refogar, polvilhando com a mistura de especiarias. Adicionar as salsichas cortadas ao meio e deixar alourar. Quando estiverem ligeiramente tostadas, adicionar as ervilhas, a água reservada e as espirais. Deixar cozinhar durante 5 minutos. Ter o cuidado de ir mexendo para a massa ir cozendo por igual; adicionei mais um pouco de água quente, que fervi na chaleira, pois achei que a massa não tina líquido suficiente. Finalizar com parmesão ralado no momento.

11 de junho de 2015

Flan de tomate cherry e salsichas


Improvisar faz parte da rotina da cozinha cá em casa. Gostava de conseguir seguir uma lista semanal de receitas, mas admito que para mim é difícil. Seja porque gosto de ir ao supermercado e escolher o peixe fresco, e só depois decido o que preparar para o jantar, ou porque preparo o jantar em função do tempo disponível, a verdade é essa. Por isso, quando não sei o que fazer para o jantar, a melhor solução é uma receita com ovos, pois existem sempre cá em casa e são caseiros. Depois, basta adicionar o que existe no frigorífico ou na despensa e já está!  

Ingredientes
4 ovos
4 salsichas (cortadas às rodelas)
8 tomates cereja
2 hastes de tomilho limão fresco
100g de tomate mozarella ralado
100ml de leite
Sal e pimenta-preta q.b.

Preparação
Bater os ovos com o leite e adicionar o queijo e as salsichas. Temperar com as folhas do tomilho, sal e pimenta. Colocar o preparado num tabuleiro refractário, previamente untado com manteiga. Colocar o tomate por cima, pressionando levemente. Levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 25 minutos (caso queiram os ovos mais secos, bastará deixar mais 5 minutos no forno). 

11 de abril de 2014

Salsichas com couve-lombarda em molho de tomate, no forno


Por estes dias, chegou cá a casa uma couve-lombarda enorme, vinda directamente da horta dos meus pais. Acho que vamos andar a comer lombarda durante um mês… Pelo menos, é saudável e muito saborosa. A primeira utilização com a dita foi estas salsichas, um clássico normalmente feito no tacho, mas que eu sempre fiz no forno. Cobertas com o molho rico de tomate ficaram mesmo fantásticas. Experimentem!

Ingredientes
6 salsichas frescas
6 folhas grandes de couve-lombarda
3 tomates sem pele (utilizei de lata)
2 pimentos doces assados (utilizei já preparados de compra)
2 dentes de alho
1 cebola
½ copo de água
1 colher de chá de ervas da Provença
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ª C. Lavar as folhas da couve e retirar-lhes o caule grosso. Colocar uma panela com água ao lume e dar uma fervura nas folhas. De seguida, enrolar cada salsicha numa folha de couve-lombarda. Picar a cebola e os alhos e colocar numa frigideira com azeite. Deixar “murchar” e adicionar os tomates, os pimentos picados e a água. Depois, temperar com as ervas, o sal e deixar estufar em lume brando, durante 5 minutos. Num tabuleiro refractário, colocar metade do molho de tomate, distribuir as salsichas por cima e finalizar com o restante molho. Levar ao forno durante 25 minutos. Servir acompanhado de arroz.

* Reservei a água de cozer as folhas para colocar na sopa que estava a preparar. 

20 de janeiro de 2014

Feijoada expresso de salsichas


Com este tempo agreste de Inverno, só nos apetece comida de conforto a fumegar, para aquecer o estômago e a alma. Sem a mínima ideia do que fazer para o almoço, mas com vontade de comer feijoada e sem os ingredientes típicos em casa, improvisei com o que tinha. Meia hora depois, tinha uma óptima refeição na mesa, com um sabor fantástico e na qual nem se sentiu a falta da carne de porco. Experimentem, pois vai valer bem a pena!

Ingredientes
1/3 de chouriço alentejano de porco preto (cortado às rodelas)
100g de bacon (partido em tiras)
8 salsichas (cortadas às rodelas)
2 pimentos doces assados
1 cebola
2 dentes de alho
2 tomates maduros pelados e sem grainhas
1 colher de café de cominhos
1 colher de café de coentros moídos
100 ml de vinho branco
1 lata de feijão manteiga
Sala fresca picada
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação
Picar a cebola e o alho, colocar num tacho com o azeite e deixar refogar. Adicionar o pimento partido em bocados e o tomate, deixando estufar durante mais 3 ou 4 minutos. Depois, com uma varinha mágica, triturar tudo. Adicionar as carnes, o vinho branco e temperar com os cominhos, os coentros e sal. Deixar cozinhar em lume brando durante 10 minutos, rectificar os temperos, adicionar o feijão, envolver e deixar cozinhar mais 5 minutos. Servir com arroz branco e salsa picada fresca.